Buscar

4 - INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS APÍCOLAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS APÍCOLAS
COLMÉIAS
As habitações das abelhas podem ser divididas em três categorias:
Alojamentos naturais (ocos de árvores, fendas de pedras, cupinzeiros, casas de tatu, etc).
Colméias rústicas 
baixo custo, fáceis de construir. 
baixa produtividade.
não permitem manejo.
produto de qualidade inferior.
Colméias racionais ou Mobilistas:
Todos os tipos de colméias mobilistas possuem pontos fundamentais em comum,diferindo apenas no formato e dimensões.
O ponto fundamental das colméias mobilistas é o “espaço abelha”, descoberto por Langstroth, em 1850:
“Espaços inferiores a 6 mm, as abelhas preenchem c/ cera e própolis e, superiores a 9 mm são preenchidos com favos de reforço”
PARTES DE UMA COLMÉIA MOBILISTA:
Fundo é o assoalho, sobre o qual é assentado o ninho e, dá orígem ao “alvado”.
Ninho é o compartimento de incubação da colméia, reservadao à postura da rainha e desenvolvimento das crias.
Melgueiras, alças ou sobrecaixas compartimento p/ armazenamento de mel.
Tampa fecha a parte superior da colméia.
Quadros ou caixilhos são molduras de madeira que sevem de guarnição aos favos e, onde será colocada a lâmina / placa de cera alveolada. O nº de quadros varia de acordo com o modelo de colméia.
A colméia Langstroth possui 10 quadros no ninho e 10 nas melgueiras e é a colméia mais difundida no mundo e recomendada pela CBA.
PINTURA DAS COLMÉIAS:
Somente por fora e com cores claras (que a abelha enxerga e, p/ refletir o calor. 
A pintura por dentro, além de afugentar as abelhas em função do cheiro, elimina a função higroscópica da madeira, importante em época de entrada de néctar.
Obs.: p/ produzir mel orgânico, não é permitido a pintura das colmeias.
LÂMINA DE CERA ALVEOLADA:
É uma lâmina, de cera de abelhas, na qual são impressas as bases das células de operárias (em casos especiais, de zangão), através de prensas e cilindros alveoladores.
Vantagens do uso:
Serve de guia alinhamento p/ construção do favo.
Limitam o nascimento de zangões, quando utilizadas integralmente nos quadros.
As abelhas podem aproveitar melhor as floradas, pois perdem menos tempo na construção de favos.
Economia de mel (1 kg de cera + 6 a 7kg de mel e 10 quadros de ninho consomem 0,600 kg de lâmina de cera)
Os favos ficam mais resistentes e não quebram na centrifugação do mel e no transporte.
As lâminas tem que ser colocadas com os ângulos dos vértices, na mesma posição que as abelhas constroem (maior resistência), pois caso contrário elas destroem e fazem novamente
ASSESSÓRIOS DAS COLMÉIAS:
Tela excluidora tela cujas dimensões permitem apenas a passagem das operárias, que se coloca entre o ninho e as melgueiras, p/ evitar que a rainha faça postura nestes últimos.
Tábua divisória peça de madeira, como se fosse uma parede móvel, do tamanho de um quadro, utilizada para reduzir o espaço, no caso de núcleos ou enxames pequenos.
Escape abelhas serve de passagem para as abelhas num único sentido. É colocado, logo abaixo de uma sobre-caixa repleta de mel, no mínimo 24 horas antes da melada. As abelhas descem para o ninho e não podem voltar.
Tela anti-pilhagem quadro de tela p/ colocar na frente do alvado (numa parte dele), permitindo a ventilação, diminuindo, porém a área de entrada o que permite a movimentação e guarda das abelhas da colméia enquanto que as pilhadoras tentam entrar pela tela.
Tela para transporte é um quadro com tela, nas dimensões exatas de uma melgueira, apenas mais baixo. Pode-se utilizar uma melgueira, com tela. Permite ventilação e espaço para refúgio das abelhas, durante o transporte de enxames populosos no calor.
Núcleos é uma colméia com menor nº de quadros (3 a 5), utilizados para fecundação de rainhas, comprovação de qualidade de rainha, para transporte de enxames capturados, etc.
Outros caça-pólen, secções p/ mel em favos, colhedores de própolis, alimentadores, etc.
INDUMENTÁRIA DO APICULTOR:
Com a introdução das abelhas africanas, houve uma adequação da indumentária, para maior proteção.
Máscara parte frontal de tela metálica pintada de preto. as abelhas se irritam com a respiração (não assoprar) e o piscar de olhos do homem.
Chapéu dá sustentação à mascara e protege o topo da cabeça. O mais indicado é o de palha de aba dupla.
Macacão de tecido grosso, cor clara, elásticos nos punhos e bainhas das pernas, gola alta p/ proteger o pescoço, fechamento c/ zíper, até a gola e, folgado.
Luvas de cano longo; As de camurça irritam as abelhas; de couro, fortes e resistentes, p/ serviços pesados como limpeza e transporte; de borracha, forradas, de uso doméstico, p/ manipulação das colméias e meladas; as melhores são as de pelica (caras).
Botas de cano longo, de couro ou borracha, claras pois as pretas irritam as abelhas; ajustar bem o macacão sobre as botas.
IMPLEMENTOS E EQUIPAMENTOS APÍCOLAS:
Fumigador implemento INDISPENSÁVEL para qualquer trabalho com as abelhas. Tem a função de diminuir, temporariamente a agressividade das abelhas. A fumaça deve ser fria, clara, densa, constante e sem cheiro forte; não utilizar esterco de animais ou outros materiais de origem animal.
Efeito da fumaça sobre as abelhas:
Sentem-se ameaçadas, enchem a vesícula melífera de mel, ficando mais pesadas e, por isso menos agressivas, além da fumaça mascarar os feromônios, conturbando a comunicação do sistema de alarme e de defesa da colônia, permitindo que o apicultor realize seu trabalho
Formão em formato de espátula, utilizado para fazer a limpeza e descolar as peças da colméia, que geralmente estão coladas com própolis.
Centrífugas utilizado para extrair o mel, sem destruir os favos, os quais são devolvidos à colméia, para serem reutilizados, com os benefícios de ganho de tempo e evitar consumo de mel para produzir cera. Outra vantagem é a qualidade do mel extraído, sem risco de contaminação. O modelo utilizado é o radial, que extrai o mel dos dois lados do favo ao mesmo tempo e, sua capacidade varia de 8, 16, 32, 64, ou mais quadros, por vez.
Desoperculadores utilizados para retirarem os opérculos dos favos, antes de serem levados à centrífuga. pode-se utilizar garfos ou facas desoperculadoras.
Mesa desoperculadora mesa em forma de cuba, geralmente de aço inoxidável, que auxilia no processo de desoperculação, pois serve de reservatório de quadros desoperculados, em desoperculação, opérculos que estão escorrendo mel, etc.
Decantador tanque onde o mel é colocado em repouso, durante uns 3 a 5 dias, após ser centrifugado, com objetivo de separar, por decantação, pedaços de cera, fragmentos de abelhas, espuma própria do processamento do mel, etc.
Fixadores de cera nos quadros utilizados p/ soldar a cera nos arames dos quadros. Existe uma carretilha, que é aquecida e passada sobre o arame que, aquecido, se une à cera e; o “elétrico”, que esquenta o arame, que penetra na cera.
Derretedor de cera existe dois tipos , solar e a vapor, sendo mais indicado o solar em função de nossas condições tropicais e pelo custo.

Continue navegando