50 QUESTÕES DE ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGENS
21 pág.

50 QUESTÕES DE ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGENS


DisciplinaEstudos de Exames por Imagem1.425 materiais8.318 seguidores
Pré-visualização5 páginas
ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGENS.
Você encontra com uma colega fisioterapeuta no corredor do ambulatório que está apressada, retornando do Serviço de Imagem, para avaliar um paciente portador de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) que por ela aguarda na recepção. Em sua mão, ela traz um envelope, com o resultado diagnóstico por imagem do tórax do paciente que agora está para ser atendido. Aponte, dentre as opções abaixo dispostas, para a correta terminologia a ser utilizada para identificar o que a referida profissional traz como conteúdo do envelope e certamente nele está contido.
raio x.
raios x.
radiodiagnóstico.
radiologia.
radiografia.
A incidência radiológica de RX de tórax realizadas na terapia intensiva é chamada:
AP.
PA.
Perfil.
Axial.
Oblíqua.
Sobre a densidade radiológica das estruturas avaliadas na Radiografia, assinale a alternativa correta que contém a sequência crescente da densidade das estruturas corporais:
músculo, gordura, cálcio, água, iodo
metal, iodo, cálcio, água, ar
ar, gordura, água, cálcio, metal
gordura, água, cálcio, metal, ar
água, gordura, sangue, cálcio, ar
Sobre o estudo da radiologia covencional, do que se trata a tomografia computadorizada?
A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido, não possui radiação ionizante e filme, e a espessura dos cortes não pode ser variável de acordo com o tecido estudado.
A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido, não possui radiação ionizante e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, Unidade de imagem obtida
A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido com movimentação oposta ao tubo de RX e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, e as imagens são obtidas como na radiologia convencional.
A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido com movimentação oposta ao tubo de RX e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, Unidade de imagem obtida e a espessura dos cortes podem ser variáveis de acordo com tecido estudado.
Todas as alternativas estão erradas.
O diagnóstico por imagem tem como objetivo esclarecimento de determinadas patologias, bem como, a melhora do vocabulário do profissional da saúde, proporcionando um melhor diálogo para fins diagnósticos e terapêuticos. Para isto deve-se saber que, cada modalidade de exame possui sua nomenclatura e coloração de acordo com as estruturas à serem analisadas. Com base neste conceito, o método complementar de diagnóstico por imagem que tem como recurso a medida da densidade, é:
Ultrassonografiia
ressonância magnética
medicina nuclear
radiologia convencional
tomografia computadorizada
Assinale a alternativa que identifica os efeitos biológicos e deletérios da radiação ionizante.
Dano não cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos especialmente os linfócitos, óvulos , espermatozóides.
A radiologia convencional não faz uso da radiação ionizante
Dano não cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos somente os linfócitos.
Dano cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos especialmente os linfócitos, óvulos, espermatozóides e glóbulos vermelhos.
Dano cumulativo, obriga uso de EPI, as células mais sensíveis são os glóbulos brancos especialmente os linfócitos.
A tomografia computadorizada é um bom método complementar de diagnóstico por imagem para a identificação dos sangramentos cerebrais. Os achados tomográficos para estes casos vão se mostrar brancos. Considerando a terminologia própria do método em questão aponte, dentre as propostas abaixo, aquela que traduz o padrão de cor encontrado na lesão.
Hipotransparente
Hipodenso
Hiperdenso
Hiperintenso
de baixo poder de atenuação
A ionização do raio x pode provocar alterações a curto ou longo prazo no ser humano. Os danos causados pela radiação são acumulativos nos tecidos envolvidos ou gerar problemas genéticos. Baseado nesta informação, marque a alternativa INCORRETA:
Os efeitos a longo prazo são causados por grandes exposições em curtos espaços de tempo ou pequenas quantidades de radiação num longo período de tempo.
Os efeitos do raio X não tem caráter nocivo e não há necessidade de utilização de proteção dos profissionais e pacientes expostos.
Os efeitos a curto prazo podem ser observados em horas, dias ou semanas, produzido por uma grande quantidade de radiação em grandes áreas corporais.
Quanto mais jovens as células e quanto mais não-diferenciadas, mais sensível à radiação.
Os efeitos somáticos podem ser exemplificadas como radiodermites, Câncer, cataratas, leucemia ou malformações.
Complete o conceito apresentado com a correta proposta, dentre aquelas dispostas nas opções abaixo. São desvantagens da radiologia convencional.
tipo de meio de contraste utilizado por via vascular e imagem em tempo real.
radiação ionizante e imagem digitalizada.
sobreposição das imagens e tomada das dimensões.
sobreposição das imagens e imagem em tempo real.
imagem em tempo real e radiação ionizante.
Aponte, dentre as opções abaixo dispostas, aqule que apresenta duas vantagens da tomografia computadorizada.
eliminação da sobreposição das imagens e tipo de meio de contraste com o qual trabalha
eliminação da sobreposição das imagens e tipo de radiação com a qual trabalha
tipo de meio de contraste com o qual trabalha e tipo de radiação com a qual trabalha
tipo de meio de contraste com o qual trabalha e custo
eliminação da sobreposição das imagens e fidelidade na tomada das dimensões das imagens
Com relação ao Ultra som diagnóstico, podemos afirmar:
suspeita de lesões musculares/hematomas
Síndrome do Impacto Subacromial na avaliação de bursite
avalia as lesões císticas superficiais
Avalia o derrame articular
Todas as anteriores estão corretas
A radiologia convencional (RX) utiliza-se da capacidade de absorção de radiação pelos tecidos para transformá-los em imagens através da impregnação desta radiação em filme específico. De acordo com esta afirmativa, marque a alternativa falsa.
Radiopaco é antônimo de radiotransparente
Hipertransparente é antônimo de radiopaco
Hipotransparente é sinônimo de radiopaco
Radiotransparente é antônimo de hipotransparente
Hipotransparente é sinônimo de radiotransparente
 O estudo de uma disciplina na formação de qualquer profissional somente terá validade na medida em que ficar reconhecido o desenvolvimento de sua aplicação prática, que deverá ser conduzida com coerência com as competências a serem alcançadas pelo profissional em questão. Neste sentido, também a especialidade médica Radiologia e Diagnóstico por Imagem pode colaborar na formação do fisioterapeuta, a ele fornecendo subsídios para que possa executar funções descritas nas diretrizes curriculares do curso de graduação em Fisioterapia. Baseado nesta premissa, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que é coerente na relação estabelecida entre conhecimento radiológico e de imagem e exercício profissional do fisioterapeuta
o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com qualquer diagnóstico.
o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico cinéticofuncional.
o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com qualquer diagnóstico em saúde.
o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico anatomopatológico.
o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação