A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
50 QUESTÕES DE ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGENS

Pré-visualização | Página 3 de 5

dentre as opções abaixo, aquela que satisfaz, simultânea e respectivamente, à cor da lesão tumoral e ao correto termo a ser usado para fazer referência ao padrão de cor da lesão.
cinza e hipotransparente
branca e hipotransparente
preta e hipotransparente
cinza escura e hipertransparente
branca e hipertransparente
 Quais os sinais radiológicos que sugerem a presença de atelectasias pulmonares?
Hipertransparência local, elevação da cúpula diafragmática, aumento dos espaços intercostais.
Radiopacidade local, rebaixamento da cúpula diafragmática, aumento dos espaços intercostais.
Hipertransparência local, desvio do mediastino para o lado contralateral da lesão, estreitamento dos espaços intercostais
Radiopacidade local, desvio do mediastino para o lado envolvido, estreitamento dos espaços intercostais
Radiopacidade local, elevação da cúpula diafrafgmática, aumento dos espaços intercostais
 Um paciente submeteu-se a uma radiografia e tórax em PA em cujo achado radiográfico foi: velamento do seio costofrênico direito. Como complemento diagnóstico, submeteu-se a um estudo radiográfico em Laurell em que o resultado fora: Laurell positivo. Aponte dentre as opções abaixo, aquela que pode ser coerente com a condição patológica encontrada no paciente.
a lesão encontrada não pode ser líquida
a lesão encontrada pode ser líquida ou sólida
há lesão líquida
a lesão encontrada é residual
a lesão encontrada é sólida
 Nas patologias que apresentem anormalidades traumáticas de tecidos moles tais como: lesão do manguito rotador, roturas do labrum da glenóide, derrame articular traumático, o exame de imagem mais adequado para essas patologias seria:
Artografia
Ressonância Magnética (RM)
Fluroscopia
Ultra sonografia
Tomografia Computadorizada (TC)
 Você é fisioterapeuta de uma Unidade de Terapia Intensiva foi convocado a prestar cuidado respiratório a um paciente grave em uso de prótese ventilatória. Ao chegar ao leito do paciente, encontra o técnico de radiologia que acaba de submeter o paciente a dois estudos radiográficos: um do tórax e outro do abdome. Considerando o exposto e valorizando as Propriedades dos Raios X, aponte dentre as opções abaixo, a necessária atitude coerente por você a ser tomada, garantindo o cuidado necessário no caso em questão.
prestar imediatamente o cuidado necessário ao paciente, entretanto, fazendo uso do capote de chumbo, evitando a radiação secundária.
prestar cuidado imediato ao paciente, fazendo uso de capote de chumbo, evitando a exposição à radiação X, resultante dos estudos radiográficos.
prestar cuidado imediato ao paciente, fazendo uso de capote de chumbo, evitando a exposição à radiação X que paira no ar em torno do paciente.
esperar algum tempo para prestar o cuidado ao paciente, reduzindo a probabilidade de contaminação pela radiação no caso considerado.
prestar imediatamente o cuidado necessário ao paciente, uma vez que, apesar de ter sido submetido aos raios x, o paciente não está contaminado pela radiação.
 
 O que é Radiologia?
É uma especialidade da Fisioterapia e da Educação Física que estuda a aplicação das radiações nos exames diagnósticos
É uma especialidade médica que estuda o uso do Raio X na saúde
É ciência que estuda a aplicação do Raio X na Tomografia e na Ressonância magnética
É a ciência que estuda a aplicação das radiações nas atividades de saúde: no diagnóstico e na terapia
É uma ciência que estuda os Raios Gama e sua aplicação no tratamento de patologias
 Paciente H.I.P. sofreu acidente automobilístico com sinais evidentes de lesão do plexo braquial esquerdo. Para uma perfeita avaliação desta estrutura, qual o exame mais indicado?
RX com contraste
RX
Ultrassom
Tomografia Computadorizada
Ressonância Nuclear Magnética
 é fundamentalmente importante que o solicitante do exame compreenda que um método poderá ter a capacidade de discernir uma doença específica entre outras previamente pensadas.
é fundamentalmente importante que se reconheça que a aquisição da imagem diagnóstica do exame se dá pela radiação ionizante ou não.
é fundamentalmente importante que o solicitante do exame compreenda que um método poderá ter a capacidade de discernir uma doença específica entre outras previamente pensadas.
é fundamentalmente importante que se identifique que o paciente é pobre ou rico antes da solicitação de um exame de imagem.
é fundamentalmente importante ter domínio da terminologia própria do método, sem o que a compreensão do laudo estará comprometida.
é fundamentalmente importante ter em mente que o solicitante poderá responder legalmente pela solicitação indevida.
 É importantíssimo que as imagens radiológicas sejam cuidadosamente observadas. Nesta ótica, saber identificar corretamente a localização da lesão é postura primordial no sentido de se proporcionar segurança ao paciente. Baseado nesta premissa, é possível dizer que ao olhar uma radiografia no negatoscópio, tenho sempre a convicção de que:
por convenção, a identificação metálica estará do lado direito do paciente para os exames realizados exclusivamente em PA
por convenção, a identificação metálica estará do lado esquerdo do paciente para os exames realizados em PA
por convenção, a identificação metálica estará do lado direito do paciente para os exames realizados no plano frontal
por convenção, a identificação metálica estará do lado direito do observador para os exames realizados em PA
por convenção, a identificação metálica estará do lado direito do paciente para os exames realizados exclusivamente em AP
Que nome se dá à modalidade de tomografia computadorizada em que a espessura de plano de corte é de até dois milímetros de espessura?
Convencional
alta resolução
multislice
helicoidal
multiplanar
 Diferentes aspectos merecem ser valorizados para que uma radiografia de tórax possa ser valorizada como uma segura ferramenta complementar de diagnóstico. Dentre aqueles aspectos é importante considerar que se apresente adequadamente penetrada. Tal condição pode ser julgada avaliando-se:
a rotação das clavículas
as hemicúpulas frênicas
a eqüidistância das clavículas
a coluna dorsal
as partes moles
 Sobre a avaliação radiológica do Joelho é possível afirmar:
Dentre as fraturas que acometem a patela, as cominutivas ou estreladas são as mais comuns.
A incidência ântero-posterior do joelho permite uma ótima e suficiente visualização da patela, não sendo necessária a utilização de outras incidências complementares em caso de fraturas.
A radiografia simples permite avaliar bem o complexo do joelho, inclusive algumas lesões de partes moles como as lesões meniscais
Para avaliação do alinhamento patelar e do possível desgaste articular da cartilagem retropatelar, a incidência antero-posterior é reconhecida como padrão e imprescindível para esta finalidade.
A incidência em perfil permite avaliar os componentes ósseos do joelho, um de seus principais objetivos é a avaliação da altura da patela.
 Aponte, dentre as opções abaixo propostas, aquela que tem relação e é fundamental para que o conceito da importância da indicação clínica seja considerado por aqueles que trabalham com a imagem para diagnóstico.
é fundamentalmente importante ter em mente que o solicitante poderá responder legalmente pela solicitação indevida.
é fundamentalmente importante que se reconheça que a aquisição da imagem diagnóstica do exame se dá pela radiação ionizante ou não.
é fundamentalmente importante que os pacientes sejam criteriosamente avaliados antes da realização dos exames.
é fundamentalmente importante ter domínio da terminologia própria do método, sem o que a compreensão do laudo estará comprometida.
é fundamentalmente importante que se identifique que o paciente é pobre ou rico antes da solicitação de um exame de imagem.
 Aponte, dentre as opções abaixo dispostas, aquela que apresenta duas densidades radiográficas corretamente correlacionadas ao seu padrão isolado

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.