Buscar

Desafio Profissional 2bim L&Contrução2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE SANTA BÁRBARA D’OESTE-SP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Tutor: Vilson Carlos da Silva
DESAFIO PROFISSIONAL
Ciências sociais, Responsabilidade e meio ambiente e Teorias da Contabilidade
	
 ADRIANO NEVES GONÇALVES – RA 2844269556
 NATALIA VALADÃO CALDEIRA – RA 2864924076
PAULO HENRIQUE XAVIER DA PAZ – RA 1983982964
 TATIANE TAVARES DA SILVA - RA 1968222922
 NEUCI TERESINHA RODRIGUES - RA 0192593986
 RENATA DO PRADO – RA 2849232250
Indústria L&Construção
SANTA BÁRBARA D’OESTE-SP, 16 de Novembro de 2015
		
INTRODUÇÃO
O objetivo deste Desafio Profissional é a elaboração de um programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção.
Localizada no estado de Sergipe/PE, a empresa L&Construção atua no ramo da construção civil desde 1993, e tem se destacado desde então no meio profissional, desenvolvendo com seriedade um trabalho eficiente e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade.
O gerente de negócios da empresa, Sr. Manoel, após participar de uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável reconheceu a necessidade de repensar as práticas adotadas pela empresa para evitar maiores danos ao meio ambiente, contribuir com a sociedade, valorizar a marca, obter maiores lucros e manter-se competitiva no mercado de forma sustentável.
Graças a sensibilidade do Sr. Manoel, a empresa L&Construção percebeu que este é o momento de investir na sustentabilidade, e reuniu um grupo de colaboradores de sua equipe para elaborar o Projeto de Sustentabilidade, que será apresentado em uma reunião aos proprietários demonstrando com argumentos convincentes que ao adotar as práticas que lhe serão sugeridas neste projeto, a empresa terá um ganho em termos de lucros, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do planeta, tudo isso de forma sustentável.
Com o Projeto Sustentabilidade, a empresa L&Construção poderá comprovar que o sucesso de uma empresa não é somente com base no desempenho financeiro, geralmente expresso apenas nos lucros, retorno sobre o investimento ou valor para os acionistas. A empresa terá conhecimento de que é necessário avaliar o impacto sobre a economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade que a empresa atua. Depois de colocar em pratica O Projeto Sustentabilidade, a empresa terá oportunidade de ver que é possível ser uma empresa consciente na área ambiental, sem comprometer a valorização da marca da empresa, aumento nos lucros e a sua competitividade no mercado.
OS IMPACTOS DA CONSTRUÇAO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
A construção civil, entre todas as atividades produtivas é o maior gerador de resíduos e responsável por grande parte do consumo de água e energia, além de ser responsável por grande parte do impacto ambiental causado pelo mundo, ou seja, pelo consumo de produtos naturais, pela modificação da paisagem, pela geração de resíduos, entre outros malefícios que causa ao meio ambiente. O setor se caracteriza como um dos que mais consomem recursos naturais, desde a produção dos insumos utilizados até a execução da obra e sua operação ao longo de décadas. No Brasil, 75% dos resíduos usados na construção civil são extraídos do meio ambiente.
Os resíduos são depositados em áreas inapropriadas pelas empresas deste setor, podendo gerar serias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais. Dentre os muitos custos, está o fato que os montes de entulhos agregam lixo e se tornam abrigos e moradas de animais transmissores de doenças.
A importância da reciclagem seria uma boa opção para reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos da construção civil, uma vez que, 75% podem ser reciclados ou reaproveitados.
É considerado resíduo de construção civil e de demolição o desperdício gerado durante a construção, a reforma e a demolição e é a gestão desde a fonte geradora que irá fornecer a correta segregação, ou seja, classes misturadas dificultam ou até inviabilizam o seu tratamento.
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
 Sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações. O grande desafio de uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é gerar crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem ocasionar danos ao meio ambiente. A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mas deve levar em conta aspectos macros sociais como o impacto do fluxo monetário existente entre empresas, governo e população. Contudo a competitividade no âmbito empresarial também deve ser levada em conta no contexto do desenvolvimento sustentável. Afinal, de nada adianta a organização ser ambientalmente correta e socialmente justa, se ela não se mantiver sua lucratividade e ser competitiva no mercado.
PROPOSTAS DE AÇÕES
	SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
	Objetivo
	Ação
	Resultados esperados
	1-       Gestão estratégica
	Implantação de politicas
Públicas – política setorial
	Desenvolvimento estável
Econômico
	
	Emissão de parecer técnico
	Produtos e sistemas de melhor
Desempenho ambiental
	
	Analise da infraestrutura
Do entorno
	Verificação de necessidades
Dos públicos envolvidos
	2-               Planejamento
	Gestão de recursos naturais
	Fontes renováveis
	
	Reduzir o consumo de
Combustível
	Diminuição da emissão de gases
	
	Substituição de energia não renovável
	Consolidação da empresa a longo prazo 
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
A sustentabilidade ambiental, é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis. Deve se reduzir a utilização de combustíveis fosseis e a emissão de substancias poluente, adotar políticas de conservação de energia e recursos naturais, substituir produtos não renováveis por renováveis e aumentar a eficiência dos recursos utilizados.
 PROPOSTAS DE AÇÕES 
	SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
	Objetivo
	Ação
	Resultados esperados
	Gestão de resíduos sólidos
	Coleta seletiva dos resíduos da construção e demolição
	Diminuir os impactos ambientais
	
	Destinação correta dos recursos utilizados
	Evitar o desperdício
	
	Planejamento dos recursos empreendidos
	Diminuição dos resíduos da construção e demolição
	Reaproveitamento dos recursos naturais
	Utilização da energia solar
	Contribuição com energia limpa
	
	Reciclagem dos resíduos da construção e demolição
	Evitar o desperdício dos recursos naturais
	
	Utilizar mais a luz natural
	Diminuição da conta de energia
SUSTENTABILIDADE SOCIAL
 Por definição, sustentabilidade social é um conjunto de ações que tem como propósito melhorar a qualidade de vida da população como um todo, visando reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso aos direitos e serviços básicos, como educação e saúde, por exemplo. O ponto a ser observado é que não existe sociedade igualitária ou justa sem a participação do mercado e das empresas. A sustentabilidade observada a partir da esfera social enfatiza a presença do ser humano na terra. A principal preocupação desta linha é o bem-estar humano e a qualidade de vida. 
A responsabilidade social empresarial é um fator que pode agregar um diferencial importante para que as companhias assegurem e ampliem sua participaçãono mercado.
PROPOSTAS DE AÇÕES
	SUSTENTABILIDADE SOCIAL
	Objetivo
	Ação
	Resultados esperados
	Desenvolvimento e treinamento – Mão de obra
 
	Oferecer treinamentos
 
	Mão de obra qualificada
 
	
	Capacitação profissional
	Ascenção profissional
	
	Efetividade no trabalho
	Competências, habilidades e atitudes  
	Interesse social
	Incentivo à cultura
	Empreendimentos de projetos sociais
	
	Investimento em lazer e esporte
	Melhoria na qualidade de vida
	
	Melhorar o espaço físico da comunidade
	A melhoria da comunidade como um todo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 	
Através deste trabalho chegamos à conclusão de que a construção civil, ciente de sua significativa contribuição na economia, deve adotar práticas condizentes com a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
A empresa L&Construção diante de tudo que foi abordado tem um grande desafio para se adequar as exigências de uma sociedade cada vez mais preocupada com as questões da sustentabilidade.
E fica claro que a empresa ao adotar as práticas sustentáveis continuará competitiva no mercado, com destaque a sua marca e consequentemente aos seus produtos e serviços com uma grande contribuição as pessoas e ao planeta.
Drucker (2011) aponta que a responsabilidade social empresarial é um fator que pode agregar um diferencial importante para que as companhias assegurem e ampliem sua participação no mercado. É justamente o fato de as empresas serem bem sucedidas no mercado que reforça a necessidade de uma atuação socialmente responsável por parte delas, com o objetivo de diminuir os problemas sociais. Muitas empresas têm adotando políticas de sustentabilidade em suas estratégias de negócio com o objetivo de reduzir custos e aumentar lucros.
RELATÓRIO
Diante das propostas apresentas à empresa L&Contrução, concluímos que dessa forma à empresa está se preocupando com a sustentabilidade econômica, ambiental e social, conforme projetos e soluções apresentados. Assim sendo, a empresa estará a um passo à frente das demais empresas, sempre pensando no futuro do nosso planeta. Sendo assim a construtora tende a ser mais bem vista pela sociedade, pelos seus clientes, fornecedores, e seus colaboradores, que terão orgulho de fazer parte de uma empresa sustentavelmente correta. Como exemplo disso, segundo o Instituto Akatu, sobre o Consumo Consciente, ligado ao Instituto Ethos revela que os consumidores preferem comprar em empresas que promovem ações ambientais e estão dispostos a pagar mais por um produto ecologicamente correto e que também a felicidade está ligada ao bem-estar das famílias e amigos dos consumidores. Também mostra que os clientes consideram que as empresas têm responsabilidade sobre seus fornecedores.
Isso demonstra que a prática da sustentabilidade é inevitável para as empresas, e ainda podem trazer vários benefícios como diminuição de custos e riscos, redução de desperdícios e geração de lucro e melhorias no relacionamento com os consumidores. Grandes empresas em todo o mundo já adotam medidas socioambientais porque já perceberam que esse tipo de iniciativa pode trazer muitas melhorias.
Dessa forma, uma ação sustentável torna-se uma questão de atitude, estratégia e inovação empresarial. E é esse o caminho a ser seguido pela L&Construção, em que só trará benefícios à empresa, melhores lucros, mais clientes, funcionários satisfeitos e ainda estará contribuindo com o futuro do nosso planeta e das próximas gerações. A L&Construção tem consciência da importância de sua atuação como agente de progresso e melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e de suas famílias, das comunidades onde atua e da sociedade como um todo. 
REFERENCIAS
http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Pesquisa-Akatu-consumidor-valoriza-praticas-empresariais-sustentaveis
http://www.cbic.org.br/arquivos/Guia_de_Boas_Praticas_em_Sustentabilidade_CBIC_FDC.pdf
Atitudes Sustentáveis (Site). Disponível http://www.atitudessustentaveis.com.br.
Câmara Brasileira da Industria da Construção Civil (CBIC) http://www.cbic.org.br
Instituto Carbono Brasil (Site).<http://www.institutocarbonobrasil.org.br 
DRUCKER, P. Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira, 2001.
3

Continue navegando

Outros materiais