Buscar

psbpeti (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA
Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família-PAIF;
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV;
Serviço de Proteção Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas
Qual o papel da Proteção Social Básica (PSB) 
A PSB tem um papel importante na prevenção do trabalho infantil e de sua reincidência, inserindo crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV como público PRIORITÁRIO para o atendimento.
O SCFV é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF e do PAEFI 
Proteção Social Básica-PSB
O SCFV possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para enfrentamento das vulnerabilidades sociais.
Assim, a participação das crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil no SCFV é considerada estratégia fundamental para oferta de novas oportunidades de desenvolvimento às crianças e adolescentes.
Proteção Social Básica-PSB
Cadastro Único- Cabe ao gestor municipal assegurar o registro de todas as famílias com situação de trabalho infantil no cadastro único, pois para identificação dos usuários será utilizado o Número de Identificação Social- NIS
Ressalta-se que a informação acerca do trabalho infantil no CADÚNICO tem por finalidade retratar a situação do fenômeno no município e os Dados registrados no Sistema de Informação do SCFV-(SISC) visa informar sobre o atendimento de usuários que se encontram em situação de trabalho infantil e/ou retirados desta situação.
IMPORTANTE: Que toda a criança ou adolescente que esteja nos grupos do SCFV como público prioritário do PETI esteja registrado no CADÚNICO como família elegível para recebimento de benefício de transferência de Renda e a outros programas e benefícios do Governo Federal.
Proteção Social Básica-PSB
A Participação da criança ou adolescente no SCFV deverá ser contínua e diária ou que seja complementada com atividades ofertadas por outras políticas, considerando a vulnerabilidade desse público e a necessidade de evitar a sua reincidência no trabalho.
A Equipe técnica de referência definirá a participação do usuário, a partir das condições da família.
Proteção Social Básica-PSB
O SCFV pode organizar sua oferta de maneira articulada com outros Programas como: Programa mais Educação, Programa Segundo Tempo ou outras atividades culturais.
Serão atividades articuladas e não concorrentes.
Proteção Social Básica
Trabalho Infantil
Segundo o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, são consideradas trabalho infantil as diversas atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos, sejam estas remuneradas ou não.
Destaca-se que algumas formas de trabalho, consideradas prejudiciais à saúde, à segurança, ou à moral dos adolescentes só podem ser realizadas por maiores de 18 anos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando