Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
apol 1,2,3

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5
A língua é dinâmica e sofre transformações culturais, temporais, sociais e regionais. Analise o fragmento exposto:
Antigamente
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
Carlos Drummond de Andrade
 
Assinale a alternativa correta que apresenta o tipo de variação que se enquadra no texto de Carlos Drummond de Andrade.
 
	
	A
	Variação social.
	
	B
	Variação de tempo.
 
Você acertou!
É perceptível a variação histórica (tempo) no fragmento, pois o mesmo tem o título Antigamente e traz variações históricas da língua, conforme exposto em Vale (204, p. 27).
 
	
	C
	Variação profissional.
	
	D
	Variação de espaço.
Questão 2/5
Segundo à nova regulamentação, houve mudança na grafia de palavras, principalmente as iniciadas por prefixos e falsos prefixos. Por isso, é importante atentar ao uso do hífen.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente segundo o acordo ortográfico.
	
	A
	Anti-herói – inter-racial – superresistente
	
	B
	Ex-aluno – vice-rei – semiinternato
	
	C
	Pan-nacional – coautor – supra-renal
	
	D
	Circum-oral – coerdeiro – soto-mestre
Você acertou!
A alternativa correta é circum-oral – coerdeiro – soto-mestre. Estão grafadas erradas nas outras alternativas: superresistente, semi-internato e suprarrenal (VALE, 2014, p. 53-55).
Questão 3/5
Sem dúvida você já ouviu médicos conversando entre si sobre os problemas de um paciente ou já leu a bula de algum remédio. Como não dominamos essa linguagem técnica, nosso entendimento sobre o assunto fica comprometido.
 
Analise o texto a seguir, e em seguida, assinale a alternativa correta que apresenta o tipo de variação a que se refere.
 
“No corredor que leva à sala de cirurgia, um médico disse para o outro:
– Estou chateado, porque o paciente apendicectomizado sofreu uma iatrogenia”.
	
	A
	Tempo.
	
	B
	Social.
	
	C
	Atividade profissional.
Você acertou!
A variação da atividade profissional se refere à linguagem de uma área profissional específica, a exemplo do diálogo entre médicos (VALE, 2014, p. 31).
 
	
	D
	Espaço.
Questão 4/5
A figura 1.2 representa os diversos fluxos de troca de um sistema econômico, demonstrando como as Famílias, Empresas e Governo relacionam-se entre si em dois tipos de fluxos: os reais e os financeiros.
Legendas
_____ Fluxos Reais
-------- Fluxos Financeiros
Com base nos fluxos de troca do sistema econômico, analise as afirmativas a seguir e indique se “V” se a alternativa for VERDADEIRA, e “F”, se a alternativa for FALSA.
( ) As Famílias são as donas dos fatores de produção (trabalho, capital e terras), ofertando esses fatores no mercado de fatores produtivos.
( ) Sobre as operações realizadas pelas Famílias, incidem Impostos Diretos e Impostos Indiretos, cobrados pelo Governo.
(  ) As empresas demandam Fatores produtivos, remunerando os mesmos com o pagamento de renda.
( ) O governo é responsável pela oferta de Bens e Serviços, adquiridos pelas Famílias.
Marque a alternativa que corresponde a sequencia correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
As alternativas corretas são a I e III. (FERREIRA, 2015, p.  27 e 28).
A Alternativa II é incorreta, pois sobre as Famílias incidem os Impostos Diretos sobre a renda que recebem das empresas e sobre as propriedades que adquirem com essas rendas.
A alternativa IV é incorreta, pois as Empresas são responsáveis pela oferta de bens e serviços para o Mercado de Bens e Serviços. Posteriormente o mercado fornece para as Famílias e para o Governo.
	
	E
	V, V, V, F
Questão 5/5
Todos os países do mundo são afetados, em menor ou maior grau, por uma grande diferença entre a renda das pessoas mais ricas e a das mais pobres. Poucas pessoas podem concentrar a maior parte da renda e a maior parte da população recebe uma pequena parte da renda. Esse fenômeno econômico é denominado de concentração de renda.
Marque a seguir a alternativa que corresponde a medida utilizada para calcular a concentração de renda:
	
	A
	Produto Interno Bruto.
	
	B
	Renda Per Capita.
	
	C
	Ranking de Renda.
	
	D
	Coeficiente de Gini.
Você acertou!
 A medida utilizada para mensurar a concentração de renda é o COEFICIENTE DE GINI (FERREIRA, 2015, p. 53).
	
	E
	Renda Interna Bruta.
Questão 1/5
A meta da inflação é uma política econômica que tem como objetivo diminuir e manter a inflação em níveis baixos. No Brasil é feito um anúncio prévio da meta da inflação e utilizam-se da política econômico para cumprir a meta estipulada.
Assinale a alternativa que indica o órgão que define a meta e as margens para a inflação no Brasil:
	
	A
	Secretaria da Receita Federal.
	
	B
	Banco Central do Brasil.
	
	C
	Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
	
	D
	Conselho Monetário Nacional.
O órgão responsável pela definição da meta e margens para a inflação é o Conselho Monetário Nacional. (FERREIRA, 2015, Pág 85)
	
	E
	Caixa Econômica Federal.
Questão 2/5
Leia o texto a seguir: “O primeiro registro de uma patente como forma de proteger a propriedade intelectual data de 500 antes de Cristo: quem ganhasse um concurso de culinária da cidade grega de Sibaris contaria sua receita, mas seria o único a poder preparar o prato durante um ano. Só quase 2 mil anos depois, a patente foi formalizada nos moldes explorados atualmente. [...] Em vez de repassadas oralmente, as tecnologias hoje são minuciosamente descritas nos formulários? (Felitti, 2011, p. 104-105)”.
  Assinale a alternativa correta que apresenta o procedimento introdutório escolhido pelo autor.
	
	A
	Narração, descrição ou referência a acontecimentos e ações.
	
	B
	Comparação entre realidades geográficas, sociais e culturais diferentes.
Você acertou!
O autor inicia o texto descrevendo as primeiras utilizações da patente por meio da apresentação da realidade datada de 500 antes de Cristo (VALE, 2014, p. 133).
 
	
	C
	Conceituação ou definição de uma ideia ou situação.
	
	D
	Interrogação ou sequência de interrogações.
Questão 3/5
A política monetária constitui-se no principal instrumento de política econômica do governo, sendo fácil e rápida de ser adotada. O governo utiliza o aumento ou redução das taxas de juros para aumentar ou reduzir, direta ou indiretamente, a quantidade de dinheiro em uma economia. As variações na taxa de juros podem impactar o consumo, os investimentos, os gastos do governo e o comércio exterior.
Analise as sentenças a seguir, identificando as características que referem-se ao impacto da taxa de juros sobre o consumo.
I. Quando a taxa de juros aumenta, cai o número de projetos de investimentos produtivos que geram lucros superiores à rentabilidade de juros, logo as empresas direcionam seus recursos para o mercado financeiro.
II. Quando a taxa de juros sofre elevação, impacta no valor das prestações das compras a prazo, ocasionando o aumento da inadimplência, comprometimento do orçamento familiar e desistência de compras a prazo.
III. Quanto mais alta for a taxa de juros, mais o governo gastará com o pagamento de juros e menos poderá gastar com o pagamento de fornecedores, funcionários públicos ou transferências de renda para programas sociais.
IV. Quando a taxa de juros aumenta, restringe-se o consumo por meio do encarecimento dos empréstimos e torna-se mais atrativo a poupança de parte da renda.
Marque a alternativa que indica características do impacto da taxa de juros sobre o CONSUMO:
	
	A
	As alternativas I, II, III e IV.
	
	B
	As alternativas II e IV, apenas.
FERREIRA, 2015, Pág 78-79.
As alternativa II e IV estão corretas, referindo-se a impactos das taxas de juros sobre o
Página123