Buscar

Atps Competencias Profissionais Etapa 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
OSASCO
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Nome: Camilla da Silva Mota RA: 6277224085
Nome: Dayanne Silva Ribeiro RA: 7422634941
Nome: Denis Willian Barros Santos RA: 6618340259
Nome: Gabriel Santos Martins RA: 6820468333
Nome: Kauê Vinícius Oliveira de Almeida RA: 6492372844
Nome: Maria Alice Bento RA: 6277281731
Trabalho referente á matéria de Competências Profissionais ministradas pela Universidade Anhanguera de São Paulo sob a orientação do prof. André Luiz
OSASCO
2016
Sumário 
Introdução
O trabalho abaixo desenvolvido demonstra um pouco da importância e transformações que tal gestão causa dentro das empresas. Pois como lemos em um dos artigos estudados, essa gestão se trata de um contexto que “empurra” os profissionais para fora de suas zonas de conforto, uma estratégia nos ambientes competitivos de mercado por uma crescente complexidade, demonstra um pouco do que são e quais as conseqüências que as competências dos profissionais geram nas organizações, desde as mais antigas até as mais atuais. 
A seguir falaremos sobre a empresa L.O.C.A.L podemos entender de forma mais clara que apesar de todas as tecnologias, as empresas passaram a compreender que seu sucesso vai além do que máquinas e inovações em funcionamento
Sabemos que as organizações estão passando por imensas transformações, transformações estas que proporcionam diversos acontecimentos inovadores, causando muitos impactos na vida de todos os envolvidos dentro e fora delas.
Relataremos sobre ética voltada para qualidade e valorização dos clientes internos e externos de uma organização, especificaremos os pontos essenciais de um modelo de gestão que preserve a ética, demonstrando em tópicos o que diz o código de ética dos administradores.
Demonstraremos um brainstorming em apresentação de slides sobre mudanças para a problemática com o setor de vendas da empresa Aster Petróleo Ltda.
Etapa 1 Passo 1
O significado da palavra ‘’ administração’’ e suas variáveis no decorrer da história.
 Administração vem do latim ‘’ administratione’’, que significa ‘’direção, gerência’’, administrar não é fácil como se pensa envolve toda uma questão de planejamento ( curto, médio e longo prazo) onde os objetivos a serem alcançados, organização dos recursos que auxiliaram a atingir o objetivo, controle destes recursos e direção do mesmo.
O ato de gerenciar, controlar e coordenar negócios, recursos ou até mesmo pessoas, pode ser denominado como administração, na hora de tomadas de decisões dentro de uma empresa seja ela grande ou pequena e sua gestão é sempre a mesma responsabilidade e a busca para alcançar as metas estabelecidas por seus gestores.
Administrar significa criar condições idéias de solidariedade para que as pessoas possa se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz, essa visão pode ser considerada como pós-moderna, toda cooperação organizada precisa de uma boa administração em todas as suas áreas e níveis.
Um bom administrador precisa analisar todos os objetivos e os propósitos da empresa, e fazer com que eles se tornem uma ação empresarial, por meio de planejamento, direção, organização e controle de todos os esforços que ali são realizados, em qualquer área e nível, visando sempre atingir os objetivos, hoje, ela significa a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade.
A administração sempre existiu na história da humanidade, o homem sempre procurou maneiras e inventos para se obter resultados, isso está evidenciado na história, quando eles se reuniam para caçar uniam forças para obter seu alimento, ou seja, se reuniam para um determinado objetivo. 
Assim na modernidade precisa de várias habilidades para transformar oportunidade em resultados positivos para a organização, entre elas podemos citar os quatros principais, planejamento, controle, direção e organização, dentro da administração existem outros módulos que desenvolvem como: relacionamento interpessoal, comunicação, visão compartilhada, criatividade, compromisso, flexibilidade, empreendedorismo, lideranças, responsabilidade entre outras, lembrando que o profissional tem que se atualizar sempre que possível para ficar dentro do mercado de trabalho. 
No decorrer da sua história vou citar alguns exemplos:
Era Clássica.
1900 – 1950. Início da Industrialização.
Estabilidade
Pouca mudança 
Previsibilidade
Regularidade e certeza. Administração Científica 
Teoria Clássica
Relações Humanas
Teoria da Burocracia
Era Neoclássica 
1950 – 1990. Desenvolvimento Industrial
Aumento da mudança
Fim da previsibilidade
Necessidade de inovação. Teoria Neoclássica
Teoria Estruturalista
Teoria Comportamental
Teoria de Sistemas
Teoria da Contingência
Era da Informação
Após 1990. Tecnologia da Informação
Globalização 
Ênfase nos serviços
Aceleração da mudança
Imprevisibilidade
Instabilidade e incerteza Ênfase na produtividade, qualidade, competitividade, cliente, globalização.
Etapa 1 Passo 1
Vídeo ‘’ A lição dos 5%’’ de Max Gehringer
De acordo com o vídeo apresentado e as leituras complementares, para atingir resultados com os recursos disponíveis, o administrador precisa reunir e desenvolver algumas competências e habilidades, tais como:
Julgamento: com o julgamento o administrador define exatamente o que, como, quando e por que fazer algo, assim e saber analisar cada situação, e ter espírito de critico o suficiente para ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões.
Atitude: é o que faz o administrador defender seu ponto de vista, argumentar o que torna um formador de opinião e um agente de mudança na organização, assim o administrador tem que tomar atitudes para sair da sua zona de conforto, correr riscos e lutar para atingir os objetivos.
Conhecimento: o administrador deve ter o conhecimento adquirido através dos estudos, bem com ter a capacidade de aprender cada vez mais e rapidamente, converter suas experiências em conhecimento e compartilhar com seus subordinados, pois o conhecimento só tem valor quando aplicado.
Habilidades conceituais: são necessários por proporcionar idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, além da capacidade de diagnóstico para a resolução de problemas e de visão futura para a geração de novas idéias e inovação.
Habilidades humanas: o administrador precisa ter a capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, saber se comunicar, compreender suas atitudes e motivações para ter uma liderança eficaz.
Habilidades técnicas: consiste em saber utilizar conhecimentos, técnicas, métodos e equipamentos necessários para a realização de tarefas.
Além das competências e habilidades descritas acima, podemos ainda citar outras que também são essências ao administrador moderno, como: criatividade, compromisso, curiosidade intelectual, flexibilidade, empreendedorismo e pro atividade.
Etapa 1 Passo 2
Consideramos que todas as teorias estudadas são relevantes, cada uma tem grande importância ao contexto organizacional, porém a que melhor atende as necessidades de uma organização é a teoria do Desenvolvimento Organizacional, pois é mais ampla estimulando o trabalho em equipe, levando uns a ajudar os outros, hoje em dia como muitos já dizem os funcionários são o maior ativo de uma empresa, poisé através do conhecimento adquirido que se transforma em ferramentas para o desenvolvimento de uma organização, levando a sempre esta em atividade no mercado em que atua.
Conclusão
Através dos temas abordados nas etapas da Atps, relembramos conceitos importantes para administração e a perspectiva história que a mesma proporciona em um contexto ou ambiente no qual se encontra as oportunidades e os problemas. 
Nosso principal objetivo foi mapear normas e procedimentos, identificando as habilidades, pontos fortes e fracos e os processos, relacionamento e gestão de pessoas, como também elaborar estratégicas e dinâmicas competitiva para despertar no grupo e na empresa motivação e aprendizado continuo.
Programar sistemas e tecnologias que assegurem as informações e transmitam segurança e bom aprendizado á todos colaboradores, que ao utilizarem a tecnologia possam se sentir motivado e seguro para uma boa inovação no cotidiano da empresa transmitindo sempre nossas Competências Profissionais.
Podendo ser vista com parte de um sistema imenso nas gestões dentro das organizações, a Gestão por Competências representa uma mudança, em direção a um sucesso que não visa somente as empresas, mas também seus colaboradores. Assim se mantendo nos padrões das que são inovadoras e continuando suas competitividade no mercado.
Referências Bibliográficas
DUTRA, joel Souza. Gestão por Competências. 1ª ed. São Paulo: Gente, 2001. RUANO, Alessandra Martinewski. Gestão por Competências. 1ª ed. São Paulo: Qualitymark, 2003.
ROGERS, Jenny. Aprendizagem de Adultos: Fundamentos para Educação
Corporativa. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BRANDÃO Hugo Pena. Gestão de desempenho por competências: integrando a Gestão por Competências, o balanced scorecard e. 1ª ed. Rio de Janeiro: Anuário de Organizações – 3ª Ed. Rio de Janeiro - Elsevier,2009
PLT Nº302 – Administração. CHIAVENATO. Idalberto

Continue navegando

Outros materiais