Buscar

ANATO (2)

Prévia do material em texto

Sistema osteoarticular e os movimentos do esqueleto
Osso: órgão esbranquiçado, muito duro, une-se a outros através de junturas ou articulações, formando o esqueleto (estrutura viva e dinâmica, que funciona a partir de um sistema de alavancas).
Funções do esqueleto: sustentação, proteção, base mecânica para movimentos, armazenamento de sair (Ca e P) e produção de algumas células sanguíneas (hematopoese).
*Periósteo: é uma membrana de tecido conjuntivo que atua na sensibilidade e no crescimento. Formado por dois folhetos, sendo eles o superficial e o profundo, este também é chamado de camada osteogênica, pois suas células se transformam em células ósseas, que mais tarde se incorporam à superfície do osso, promovendo o crescimento em espessura.
Divisão do esqueleto
Axial: composto pelo crânio, coluna vertebral, costelas e osso esterno.
Apendiculas: composto pelos ossos dos membros superior e inferior.
*cinturas: promove a união entre as porções; composta pelas clavículas, escápulas, na parte superior e pelos homilíacos direito e esquerdo (pelve).
Classificação dos ossos
1)Longos: são mais resistentes; possuem o comprimento muito maior em relação a largura e espessura. São constituídos por um corpo e duas extremidades; são um pouco encurvados, o que lhes garantem maior resistência e a absorção de estresse mecânico do peso do corpo, melhorando a sua distribuição. Presença de uma diáfise, formada por tecido ósseo compacto (resistência) e duas epífises, formadas por tecido ósseo esponjoso (unem ou articulam com outro osso); presença do canal medular, onde a medula óssea* é alojada. Ex: tíbia, clavícula, falanges, úmero, fêmur e rádio.
*medula óssea: tecido encontrado no interior dos ossos longos; possui aspecto gelatinoso e está relacionada com a produção de células sanguíneas; a medula óssea vermelha está presente em fetos em quase todos os ossos, porém, a quantidade de hematocitoblastos diminui com o avançar da idade do indivíduo, sendo substituídas por células adiposas, e assim modificando a cor da medula, que passa a ser denominada de medula óssea amarela. 
2)Curtos: compostos por tecido ósseo esponjoso; possuem o comprimento equivalente a largura e espessura. Ex: ossos do metacarpo e das falanges.
3)Laminares: possuem a espessura extremamente menor que a largura e comprimento, que são equivalentes. Ex: costelas, esterno e alguns ossos do crânio, como os lacrimais.
4)Irregulares: não possuem forma definida. Ex: vértebras e ilíaco.
5)Pneumáticos: ossos com grandes cavidades em seu interior. Ex: maxilares, frontal, etmoide e esfenoide.
6)Sesamóides: presentes no interior de alguns tendões, nem sempre são completamente calcificados, reduzem tensões sob os tecidos e protegem os tendões de desgastes excessivos. Ex: patela
7)Suturais: pequenos ossos localizados dentro de articulações.
Articulações ou junturas: permitem a união entre os ossos e a mobilidade do esqueleto; podem ser fibrosas, cartilaginosas ou sinoviais.
 1)Fibrosas: são formadas por tecido conjuntivo fibroso, localizadas no crânio na maioria das vezes; podem, ser suturas ou sindesmoses. As suturas são encontradas entre os ossos do crânio, em recém nacidos ocorre a presença de fontanelas; as sindesmoses são aquelas que são formadas por tecido conjuntivo fibroso, mas fora do crânio, como a sindesmose tíbio-fibular.
 2)Cartilaginosas: formadas por tecido conjuntivo cartilaginoso; nas sincondroses, cartilagem hialina, são raras(principal exemplo: sincondrose esfeno-ocipital) nas sínfises, cartilagem fibrosa, (plano mediano, entre as porções púbicas-sínfise púbica e disco intervetebral).
 3)Sinoviais: com mobilidade; principal meio de união promovido pela cápsula articular(membrana fibrosa); presença de uma cavidade articular, líquido sinovial, membrana sinovial e ligamentos, formando os componentes obrigatórios; discos, meniscos e bolsas sinoviais constituem os componentes acessórios.
Principais movimentos
 1)eixo horizontal: flexão, extensão e hipertensão
 2)eixo vertical: rotação lateral e medial; movimentos dos pés (dorsiflexão, flexão planar, eversão e inversão) e das mãos (pronação e supinação).
 3)eixo anteroposterior: abdução e adução

Continue navegando