Buscar

Aula Pr+ítica 2 - Soja

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - CURSO DE AGRONOMIA - Iº NÍVEL
BOTÂNICA GERAL - PROFª BRANCA SEVERO e SIMONE M. SCHEFFER BASSO
AULA PRÁTICA Nº 02
Aluno(a): __________________________________________________
ASSUNTO: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DA SOJA 
 
OBJETIVO: Reconhecer a espécie mediante seus atributos morfológicos, descrever suas principais características e identificar espécies da mesma família.
TEXTO DE APOIO: Instruções para Execução dos Ensaios de Distinguibilidade, Homogeneidade e Estabilidade de cultivares de soja (SNPC, MAPA); disponibilizado no ambiente do aluno. 
LOCAL DA AULA: CAMPO EXPERIMENTAL DA UPF
METODOLOGIA: leitura prévia do texto de apoio (disponibilizado uma semana antes da aula), acompanhamento do professor na aula prática, anotações, coleta de folhas para análise posterior, preenchimento do roteiro e execução de tarefa extraclasse após a aula, com correção na semana posterior. 
TERMOS-CHAVE:
	
Tipo (hábito) de crescimento: determinado, semideterminado e indeterminado* (Figura 1)
Em cultivares determinadas, o caule principal pára a formação de nós e, consequentemente, seu crescimento em altura) pouco tempo após a floração. Até esse momento, a planta atingiu a maior parte do crescimento vegetativo. A floração começa no meio da haste principal e, em menos de uma semana chega até a ponta e a base. O racemo (cacho) das flores do ápice do caule geralmente tem várias vagens (sin.: legumes). 
Em cultivares indeterminadas, após o início da floração continua a produção de nós na haste principal e, conseqüentemente, sua altura pode ser consideravelmente maior que em cultivares determinadas. O número de nós produzido após a floração pode ser duas vezes ou mais, dependendo fundamentalmente do grupo de maturação do cultivar, a latitude do local e data de semeadura. O caule reduz o diâmetro no ápice e o número de vagens por nó. 
As cultivares semideterminadas produzem após a floração um número de nós intermediários entre as determinadas e indeterminadas. Como as cultivares determinadas, as semideterminadas tem o racemo terminal das flores do ápice do caule, geralmente, com muitas vagens.
Figura 1- Plantas com os três tipos ou hábitos de crescimento: D=determinado (esquerda), SD=semideterminado (centro) e I=indeterminado(direita). * “Manual de manejo del cultivo de soja-Capítulo 1: Como crece y desarrolla el cultivo de soja”. Julho de 2009. Disponível em: http://www.planetasoja.com
Pubescência: presença de tricomas (pêlos).
Haste: é um tipo de caule, caracterizado por ser clorofilado e flexível.
Folíolo: é uma das partes que compõe as folhas compostas.
Ciclo: alguns autores atribuem o termo à época em que a planta tem o seu crescimento mais acentuado (ciclo estival = primavera-verão; hibernal= outono/inverno); outros autores denominam o tempo de duração (anual; perene); outros atribuem ao estádio fenológico (vegetativo; reprodutivo).
Ciclo vegetativo: é o período de vida da planta em que há produção de folhas e caules, mas não de flores. 
Ciclo reprodutivo: é o período de vida da planta em que há produção de flores, podendo haver ou não produção simultânea de caules e folhas. 
Vagem: é o nome dado para o fruto do tipo “legume”, que se caracteriza por ser seco, deiscente e se abre em duas partes, tendo a semente presa à sua parede. 
Estádio de desenvolvimento: é denominado um dos períodos que ocorrem durante a vida da planta (p. ex: estádio de início do florescimento). 
Hábito de crescimento: é o porte final da planta quando está adulta, caracterizado pelo tipo de caule que possui, direção do crescimento do caule e consistência. P.ex: hábito ereto, hábito herbáceo, hábito arbóreo, etc...
Hilo: cicatriz presente na casca de sementes, oriunda do ponto de ligação do fruto (antes, o ovário) com a semente (antes, o óvulo).
PROCEDIMENTOS:
Acompanhar as explicações sobre as partes da planta;
Caracterizar a planta quantos aos seguintes itens da tabela de descritores e consultando o texto de apoio para finalização do trabalho em horário extraclasse, se for preciso:
2) tipo de crescimento
3) altura
4) Pubescência
5) densidade da pubescência
6) cor da folha
7)forma do folíolo lateral
8) rugosidade da folha
9) cor da flor
11) cor da vagem
14) forma da semente
17) cor do tegumento
18) cor do hilo
24) hábito de crescimento
25) tamanho do folíolo lateral
CONCLUSÃO: Redija um pequeno texto (complete abaixo), descrevendo as características gerais da soja, no qual devem constar: nome científico, família, classe, divisão (dados taxonômicos), duração, ciclo (estival/hibernal), hábito de crescimento (herbáceo, arbustivo, arbóreo, ereto, trepador, etc), tipo de caule, tipo de folhas (simples/composta), nervação e tipo de fruto. 
Texto
	A soja (Glycine max (L.) Merril)) é da família Fabaceae, classe Eucodicotiledônea, Divisão Magnoliophyta. 
Seu hábito de crescimento é

Continue navegando