Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

O pilar dos cepalinos era a ideia de que a pobreza e o subdesenvolvimento dizem respeito a incapacidade dos países pobres de conviverem com taxas robustas sustentáveis de crescimento econômico. Os motivos para essas taxas não conseguirem chegar a esse patamar eram:
 1) a limitação do crescimento por meio do comportamento do BP das periferias, isto é, existia muita dependência do saldo comercial para manter o equilíbrio externo, gerando um problema em mantê-lo positivo, pois as elasticidades-renda dos produtos exportados pelos países da periferia era baixa (Café por exemplo) e as importações possuem alta elasticidade-renda ( bens manufaturados por exemplo). Quando se ganha mais dinheiro, não se compra mais produtos básicos e sim mais produtos manufaturados, produtos de elevada elasticidade-renda. Sendo assim, essa trajetória de crescimento não acompanhava a de exportações, fazendo com que se tivesse uma tendência de déficit na balança comercial. Com o risco de crise cambial, se reduzia o ritmo do crescimento. 
2) O segundo problema era quanto as estruturas de mercado, isto é, o oligopólio. Havia a transferência de riqueza da periferia para o centro, sendo assim, se importava bens de oligopólio e se exportava bens de concorrência pura, gerando um gargalo no BP.
O Brasil teria que deslocar seu eixo produtivo do café para algum produto de maior elasticidade-renda e consolidar o balanço de pagamentos por meio do mercado interno.