Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AP 2016

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603737553)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Assim, Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, e também o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. Sobre este conceito é correto afirmar que:
		
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valroes através somente da educação formal e da educação religiosa.
	
	A socialização, ao transmitir os valores, normas e padrões de conduta, nos torna seres sociáveis capazes de interagir apenas na cultura onde fomos socializados.
	
	A socilização inicia-se desde o momento em que o inidivíduo nasce e perdura até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados sem possibilidade de mudança.
	
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade.
		
	
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603810151)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O conhecimento de senso comum se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. Desta forma, depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos, não questiona o porquê das coisas e é aprendido de uma forma difusa, não organizada. Assinale a alternativa que identifica corretamente as características do conhecimento de senso comum.
		
	
	assistemático, caráter objetivo, saber acrítico
	
	assistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
	
	sistemático, caráter objetivo, saber crítico
	
	sistemático, caráter subjetivo, saber acrítico
	
	assistemático, caráter subjetivo, saber crítico
		
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603392570)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Consumo de carne vermelha traz benefícios ao organismo Wilson Rondô Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/13169-consumo-de-carne-vermelha-traz-beneficios-ao-organismo (...) Ela (a carne vermelha) também contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de ser rica em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12 - indispensável para o funcionamento das células nervosas do corpo humano. O texto acima apresenta uma visão relativa: 
		
	
	às Ciências Exatas
	
	às Ciências Tecnológicas
	
	às Ciências Sociais
	
	às Ciências Filosóficas
	
	às Ciências Naturais
		
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603382585)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ciências naturais e ciências sociais distinguem-se principalmente devido:
		
	
	À forma como cada área trata o seu objeto de estudo.
	
	Ao fato do objeto de estudo das primeiras ser semelhante ao sujeito observador. 
	
	À dificuldade de se isolar os fatos socioculturais nas primeiras.
	
	Ao uso de técnicas de laboratório nas análises sociológicas.
	
	A uma facilidade maior de isolamento de variáveis na segunda área. 
		
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603821994)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Há pouco menos de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer. Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas, que vão desde ameaças de saúde até desvantagens na competição. "É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários" (Publicado em http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/lixo-moveis-e-ate-baleia-morta-atrapalham-evento-rio-2016,eda6ab07d0397410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html, no dia 01/08/2014) Era comum dentre as gerações anteriores de moradores do Rio de Janeiro, os relatos sobre momentos de lazer relacionados ao banho de rio e as idas às praias da baía da Guanabara, como aquelas situadas na Ilha do Governador. A partir da análise antropológica da cultura, esta relação passiva estabelecida por grande parte da população, com os níveis críticos de poluição dos rios da cidade e da baía da Guanabara pode ser interpretada como: 
		
	
	uma prática cultural altruísta e espiritualizada, que tolera a negligência de seus membros com relação ao problema da sujeira, já que existem outras prioridades como a construção de praças e jardins, por exemplo.
	
	uma prática cultural inovadora e revolucionária, que deixa de perceber o esgoto lançado sem tratamento, nos rios e no mar, como algo problemático.
	
	uma prática cultural que é tolerante com a sujeira em suas fontes naturais de água, concebendo os rios e as praias como áreas de depósito de detritos, esgoto e lixo. 
	
	uma prática cultural carregada de xenofobia, que acha inadmissível o fato de que práticas de saneamento desenvolvidas por outras sociedades sejam copiadas e aplicadas no Brasil.
	
	uma prática cultural que não possui recursos científicos, tecnológicos e financeiros para a complexa tarefa de despoluir seus rios e a baía da Guanabara. 
		
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603730878)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Considerando que a reflexão teórico-científica sobre a humanidade teve seu início no continente europeu, toda a percepção do humano estava nela referendada. Dessa forma, podemos entender que a pergunta "serão estes seres humanos?", feita pelos europeus sobre os não europeus se fundamenta no encontro:
		
	
	Com seres que viviam em países do oriente, mas que produziam espanto por terem os mesmos hábitos que os europeus.
	
	Com seres diferentes o suficiente para causarem estranhamento, mas parecidos o suficiente para produzirem incômodo.
	
	Com pessoas de outros continentes, mas que já habitavam pequenas aldeias na parte mais ocidental da Europa.
	
	Com pessoas que haviam deixado a Europa há poucas décadas atrás e já estavam se comportando de modo tão diferente.
	
	Com pessoas de outros continentes, mas que já habitavam pequenas aldeias na parte mais oriental da Europa.
		
	
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603739288)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a: 
		
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição. 
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidadedas ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder. 
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603832710)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo Marx e Engels, em A idelologia Alemã, o Estado é a forma na qual os indivíduos de uma classe dominante fazem valer seus interesses comuns e na qual se resume toda a sociedade civil de uma época. Segundo essa visão, na sociedade capitalista atual o Estado faz valer os interesses comuns:
		
	
	Dos trabalhadores. 
	
	Do proletariado. 
	
	Da burguesia. 
	
	Da classe média. 
	
	Dos comunistas. 
		
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603796123)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XIX, ensejou a necessidade de garantir novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima para os países industrializados. Os países europeus, em especial a Inglaterra, iniciou, então, uma expansão em direção a outros continentes que foram dominados e subordinados aos interesses desses países. Esse processo histórico ficou conhecido como: 
		
	
	Neoliberalismo
	
	Darwinismo social 
	
	Neocolonialismo 
	
	Cientificismo 
	
	Positivismo 
		
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603796124)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Na segunda metade do século XIX, os países europeus que haviam realizado a Segunda Revolução Industrial, notadamente a Inglaterra, expandiram suas fronteiras para outros continentes em busca de novos fornecedores de matéria-prima e novos mercados consumidores. Essa expansão imperialista se deu principalmente em direção à: 
		
	
	Ásia e América do Sul
	
	África e América do Sul 
	
	América do Norte e Ásia 
	
	África e Ásia 
	
	América do Sul e África

Continue navegando