Buscar

Breeam ( CONFORTO AMBIENTAL )

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Breeam
 Building Research Establishment Environmental Assessment Method. 
O que é?
BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method.
BREEAM é um processo sistemático que visa avaliar o desempenho ambiental de um empreendimento imobiliário. Desenvolvido em 1990 e atualizado regularmente elevando os seus requisitos, avalia edifícios com base em critérios relacionados ao bem-estar ambiental, atribuindo-lhes uma pontuação . Os resultados finais de avaliação variam entre aprovado, bom, muito bom, ótimo e excelente.
Como Adquirir?
Para obter uma certificação, o mínimo de taxas a se pagar equivale a 1.100 libras, o que dá um pouco menos de 5 mil reais. Mas, se você tem até 100 edificações, o custo da certificação é 20 libras por casa, o que dá menos de 100 reais por unidade. Para até 1 mil casas, o custo cai para 8 libras por unidade. A ideia do Breeam é justamente estimular a construção de lotes maiores.
Obter um certificado BREEAM significa que foram incorporadas medidas de boas práticas ambientais durante a construção de um determinado edifício, demonstra o compromisso dos agentes envolvidos para com importantes objetivos ambientais 
sendo ainda uma garantia da satisfação dos utilizadores do edifício, melhorando a qualidade do ambiente interior, as condições de vida e trabalho, mediante a implementação de padrões de conforto ambiental que beneficiam a saúde e o bem-estar.
Instituição
Building Research Establishment (BRE), instituição inglesa responsável pela criação do selo. Muito popular no reino Unido e nos países europeus, o BREEAM chega ao Brasil sob o esquema de certificação internacional BESPOKE – um sistema personalizado e adaptado que incorpora as normas e regulamentos locais. 
Critérios de Avaliação
O BREEAM utiliza medidas de avaliação de desempenho reconhecidas internacionalmente, aplicadas a partir de uma ampla gama de categorias e critérios relacionados a energia, água, ambiente interno (saúde e bem-estar), poluição, transporte, materiais, resíduos, ecologia e processos de gestão. Sua metodologia robusta foi desenvolvida com base em pesquisas científicas relacionadas à construção civil. O nível de exigência é altíssimo e sua introdução no cenário brasileiro ainda é recente e pouco desenvolvida. 
O referencial desenvolvido para aplicação em países fora da Europa, o BREEAM, é dividido em 9 categorias:
Gerenciamento
Energia
Água
Transporte
Materiais
Poluição
Saúde e bem-estar
Uso da terra e ecologia
Resíduos
Quais são as vantagens de obter um certificado BREEAM?
É um esquema de avaliação independente, reconhecido internacionalmente e adaptado às melhores práticas e novas tendências na construção europeia. Oferece: 
Reconhecimento no mercado de edifícios com baixo impacto ambiental; 
A inspiração para encontrar soluções inovadoras que minimizem o impacto; 
Referências mais rigorosas do que as normativas; 
Uma ferramenta para reduzir custos operacionais e melhorar as condições de trabalho.
EXEMPLOS
Mesmo sendo pouco difundido no Brasil, já existem mais de seis empreendimentos no país certificados, sendo cinco residências do Projeto Movimento Terras, em Petrópolis (RJ), e a sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.
Movimento Terras
São oito casas, em lotes em torno de 2.500m2.Possuem arquitetura e implantações diferenciadas entre si, porém, seguem um mesmo programa.
O Movimento Terras tem como objetivo ser um divisor de águas entre os projetos brasileiros de eficiência energética. Ao desenvolver e potencializar as ações já implantadas no empreendimento, essa iniciativa apresentará um novo padrão de construções sustentáveis aos lotes remanescentes no loteamento.
Ao mesmo tempo, o projeto aprimorará os conhecimentos técnicos dos profissionais envolvidos, que poderão replicar os novos conceitos adquiridos nos futuros projetos de seus clientes. Assim, a escala de construções de baixo impacto ambiental poderá ser eficientemente alargada.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 
Foi preciso realizar uma série de adaptações no BNDES para conseguir obter o selo.O banco, realizou tais mudanças até conseguir duas certificações de sustentabilidade: Breeam e a nacional Procel.
Foi preciso verificar as práticas atuais do prédio em diferentes categorias que podem ter o seu impacto no ambiente reduzidas: água, energia, transporte, gestão de resíduos, Poluição, saúde e bem-estar dos funcionários.Ser sustentável não é novo no banco. 
Várias ações já haviam sido feitas ao longo dos anos, entre elas a criação de um bicicletário, a ampliação dos vestiários para que mais funcionários pudessem adotar a prática, a reforma de todos os andares para aumentar a incidência da luz e diminuir o uso de energia elétrica, melhorias no sistema de refrigeração e a adoção de tecnologia inteligente de irrigação nos jardins, que considera o índice pluviométrico para determinar a quantidade de água.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando