Buscar

avaliando aprendizado 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que:
		
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	 
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas.
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402320767)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Importante compreender que além dos acontecimentos que marcaram a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, ocorreram outros fatores cruciais para a chegada deste conceito na agenda internacional e nacional dos governos. Aponte a alternativa correta:
		
	
	o desenvolvimento social e a melhora da qualidade de vida
	 
	o progresso tecnológico e a ampla conscientização social
	
	a discussão do incremento científico no mercado industrial
	
	a melhora da economia e a mudança de governo para presidencialismo
	
	o fim da guerra fria
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402320875)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O ano de 2000 (e4 os anos seguintes), foi um marco para as questões ambientais, pois várias discussões internacionais foram travadas. Aponte abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas discussões:
		
	
	Terceira Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Declaração do Milênio
	
	Conferência sobre Diversidade Biológica e Declaração Kuala Lumpur
	
	Em Johanesburgo o Desenvolvimento Sustentável é reafirmado como elemento central da Agenda Internacional e são indicados novos caminhos à ação no combate a pobreza e na preservação do meio ambiente.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402325647)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Entende-se como sustentabilidade ambiental a capacidade própria da natureza e meio ambiente em renovar-se, ou seja, a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições propicias de vida aos seres vivos, levando em consideração a habitabilidade, preservação da paisagem ambiental e renovação das fontes naturais. Através das Metas do Milênio (a ONU busca garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental através de 4 metas principais. Qual das afirmativas abaixo e uma dessas metas.
		
	
	Erradicar a extrema pobreza e a fome.
	
	Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
	
	Busca justamente integrar os princípios de sustentabilidade ambiental às estruturas de desenvolvimento econômico e industrial
	 
	Redução à metade dos índices de populações sem acesso à água potável e saneamento básico.
	
	A gestão mais eficiente dos recursos naturais, introduzindo elementos que permitam ¿medir¿ graus aceitáveis de exploração de recursos que garantam a renovação ambiental.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402320855)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O evento onde tema ambiental é levado pela primeira vez às esferas globais, e são debatidas as mudanças necessárias para evitarmos inúmeros desastres ambientais, é:
		
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Conferência da Biosfera
	
	Rio +20
	
	Rio-92
	
	Conferência de Tbilisi
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402207578)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre o conceito desenvolvimento sustentável lançado com o Relatório Brundtland e discutido em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar que as razões que levam às críticas são tão grandes como os pontos positivos que geram apoio a um novo modelo de produção industrial e de consumo. Considere as seguintes assertivas:
I. O conceito de desenvolvimento sustentável é resultado da chamada Terceira Revolução Industrial e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico, e na preocupação com as necessidades de consumo das gerações futuras;
II. Entende-se desenvolvimento sustentável a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de pro¬dução industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e conse¬qüente emissão de gases, dessa forma colocando a degradação ambiental como resultado do desenvolvimento econômico apenas dos países pobres;
III. A compreensão de desenvolvimento sustentável resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis, visando apaziguar os problemas sociais dos países subdesenvolvidos;
IV. Mesmo sendo o conceito mais amplo e legítimo negociado até hoje para diminuir o impacto das atividades do homem sobre o meio ambiente, atribui-se ao desenvolvimento sustentável uma visão parcial da ação das sociedades sobre a natureza, isso porque não se leva em conta as características específicas de cada nação e/ou grupo social.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	 
	I e IV
	
	I e II