Buscar

revisaoav1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Aula de Revisão para AV1
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Segundo Fórum de Discussão
A atual configuração do cenário mundial revela uma acentuada desigualdade nas condições de sobrevivência de oportunidades. As políticas públicas parecem ser insuficientes para atender de forma adequada e abrangente a população, surgindo aqui ainda a discussão de preservação ao meio ambiente. 
Com isso responda: Você acha que o uso de recursos naturais hoje poderia ser diminuído se houvesse maior atuação das políticas públicas municipal, estadual e federal? Qual dessas instâncias você sente mais atuante na questão da educação ambiental? Porquê?
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
AV1 - informações
 Prova com questões objetivas
Aulas de 01 a 05
Notas lançadas com fórum após o prazo estabelecido no calendário
Revisão da nota somente neste período: não há mudança de nota depois do período estipulado
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conteúdo Programático desta aula
- Revisar os principais conceitos das aulas 01 a 05
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Introdução Aula 01
Pode-se considerar que a degradação ambiental que hoje se apresenta é decorrente de vários fatores:
da profunda crise social, econômica, filosófica e política 
resultado da introjeção de valores e práticas que estão em desacordo com as bases necessárias para a manutenção de um ambiente sadio e que favoreça uma boa qualidade de vida a todos os membros da sociedade;
A partir disso vemos a necessidade da inserção urgente de práticas e instrumentos que viabilizem a mudança do cenário atual de meio ambiente e cultura social.
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Meio Ambiente – Aula 01
- Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. 
- O motivo desta reiteração obedece razões históricas, já que, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972), a impressão semântica das traduções do inglês, acabou por gerar o termo meio ambiente como e uso comum, em vez de se usar somente um deles (ou meio ou ambiente). 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Meio Ambiente – Aula 01
Uma das muitas definições e a adotada aqui é: o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. 
 Vemos que a questão ambiental é complexa, pois os sistemas ambientais são evolutivos, ou seja, não-deterministas, não-lineares, irreversíveis e com estados de desequilíbrio constante.
 Esse processo evolutivo e suas modificações constantes inserem acontecimentos irreversíveis, aumentando a complexidade do sistema.
Assunto interdisciplinar pois abrange e explica a gama de fenômenos naturais e culturais que ocorrem em escalas espaciais e temporais diversas;
Meio ambiente reflete os aspectos evolutivos da própria sociedade;
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Meio Ambiente – Constituição – aula 01
	“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Artigo 225 da Constituição Federal).
Vemos com isso que meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.
 Esse é um dos desafios primordiais do século XXI para a preservação do meio ambiente: a questão da reforma de valores culturais e sociais, começando pela reforma das próprias políticas públicas. 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação – Aula 01 
Educação, do vocábulo latino educere, significa conduzir, liderar, puxar para fora.
 Baseia-se na idéia de que todos os seres humanos nascem com o mesmo potencial, que deve ser desenvolvido no decorrer da vida. 
O papel do educador é portanto, criar condições para que isso ocorra, criar condições para que levem o desenvolvimento desse potencial, que estimulem as pessoas a crescerem cada vez mais 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação segundo Paulo Freire – Aula 01
Segundo Paulo Freire, famoso educador brasileiro, hoje reconhecido internacionalmente, ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho.
 Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conclusão da aula da 01
- Definimos a educação ambiental como um processo que busca: 
“(...) desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados. Uma população que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção dos novos (...)” (capítulo 36 da agenda 21).
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Histórico – Aula 02
-Evidências fósseis e estudos de culturas antigas sugerem que a atual forma de nossa espécie, Homo sapiens sapiens, tem povoado a Terra há apenas 60 mil anos (algumas evidências recentes afirmam 90 mil a 195 mil) – menos que um piscar de olhos nesse maravilhoso planeta com 3,7 bilhões de anos de vida. 
-Até aproximadamente 12 mil anos atrás, éramos na maioria caçadores e coletores que se moviam conforme a necessidade de encontrar alimento suficiente para a sobrevivência. 
-A partir daí, três grandes mudanças culturais ocorreram: a revolução agrícola (que começou há 10-12 mil anos); a revolução industrial-médica (iniciada por volta de 275 anos atrás) e a revolução da informação-globalização (iniciada há cerca de 50 anos). 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Histórico – Aula 02
Essas mudanças culturais aumentaram de forma considerável nosso impacto no meio ambiente.
 Por meio dessas mudanças, passamos a dispor de muito mais energia e novas tecnologias para alterar e controlar o planeta, visando atender a nossas necessidades básicas e crescentes desejos.
 Elas também permitiram a expansão da população humana, em especial devido à farta disponibilidade de suprimentos alimentares e maior expectativa de vida. 
Além disso, elevaram consideravelmente o uso de recursos, poluição e degradação ambiental, que ameaçam a sustentabilidade das culturas humanas a longo prazo. 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O surgimento da idéia do desenvolvimento sustentável teve repercussões importantes em todos os meios – graças aos esforços da Comissão das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) – devido à necessidade de renovar concepções e estratégias, buscando o desenvolvimento das nações pobres e reorientando o processo de industrialização dos países mais avançados
Acrescentando ao conceito tradicional (onde o desenvolvimento significava melhoria econômica e social de uma nação), a questão ambiental
Desenvolvimento Sustentável – Aula 02
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Consumidor Consciente – Aula 02
o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. 
Busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conclusão da aula:
A aquisição de novos hábitos implica a modificação da cultura que faz consumir bens e serviços supérfluos, limitando-se apenas a satisfação das necessidades básicas e gerando novas formas de relação
entre a população e o meio natural. 
Torna-se evidente que a educação é um instrumento catalisador através do qual se pode impulsionar e fomentar uma cultura da responsabilidade ambiental. 
 Que tal começarmos a usar esse poderoso instrumento para que o que ainda temos de patrimônio natural seja preservado?
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Histórico – Aula 03
A insatisfação gerada por uma série de situações, como o crescimento desordenado das cidades, a exclusão social, o autoritarismo, a ameaça nuclear, os desastres ambientais resultantes da ação humana, entre outros problemas, foi reunindo cada vez mais pessoas em torno de questões relativas ao meio ambiente, à qualidade de vida e à cidadania
Ao longo da década de 1960, ocorreram manifestações populares em diversos países, por exemplo Brasil, Japão, antiga Tchecoslováquia, EUA, em razão de problemas como a ditadura, a ocupação soviética, a Guerra do Vietnã, entre outros.
 Na França, essa movimentação atingiu seu apogeu ao longo de 1968, quando vários grupos – estudantes, artistas, intelectuais e operários – articularam uma grande greve nacional contra o status quo 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
E no Brasil..... Aula 03
mesmo com a nova produção legislativa do Código Florestal, da Lei de Proteção aos Animais e da criação de Parques nacionais e estaduais, a disseminação da consciência ambientalista no Brasil foi muito prejudicada pelos altos e baixos da democratização do país. 
A ditadura de 1964 desmobilizou a cidadania, resultando numa atuação estatal tímida e particularmente voltada para a preservação do chamado ambientalismo geográfico, naturalista, ou seja, ainda voltado para a criação de áreas naturais protegidas.
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
conferência específica para que fossem discutidas questões de meio ambiente
 uma vez que a Suécia estava sofrendo os efeitos da poluição gerada em outros países, a cidade de Estocolmo (Suécia) sediou a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano
 Essa foi a primeira conferência temática da ONU e reuniu representantes de 113 países
- foi a “primeira vez que as questões políticas, sociais e econômicas do meio ambiente global foram discutidas em um fórum intergovernamental, com a perspectiva de realmente empreender ações corretivas
Estocolmo - 1972
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
TBILISI, 1977
 
- Foi a primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (Conferência de Tbilisi) foi realizada em Tbilisi na capital da Geórgia, CEI (ex-URSS), de 14 a 26 de outubro de 1977, organizada pela UNESCO, em cooperação com o PNUMA, e constituiu-se num marco histórico para a evolução da EA. 
- Até o presente, a Conferência de Tbilisi é a referência internacional para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental. 
- Esta Conferência produziu um documento, publicado em 1980, chamado “Livro Azul”, que até hoje é uma importante fonte de consulta para ações em EA.
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Dez anos depois da Conferência de Tbilisi, trezentos especialistas de cem países e observadores da IUCN, reuniram-se em Moscou, CEI (17 a 21 de agosto de 1987) para o Congresso Internacional em Educação e Formação Ambientais, promovido pela Unesco/ Unep/IEEP, conhecido como o Congresso de Moscou. 
- O Congresso objetivou a discussão das dificuldades encontradas e dos progressos alcançados pelas nações, no campo da EA, e a determinação de necessidades e prioridades em relação ao seu desenvolvimento, desde Tbilisi.
MOSCOU - 1987
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rio-92
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced ou Earth Summit), veio contrariar os que gostam de tornar as coisas mais complicadas. 
- Ficou patente a necessidade do enfoque interdisciplinar e da prioridade das seguintes áreas de programas: 
- Reorientar a educação para o desenvolvimento sustentável; 
- Aumentar os esforços para proporcionar informações sobre o meio ambiente, que possam promover a conscientização popular;
- Promover o treinamento.
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conclusão da aula 03:
É importante termos a percepção de que a discussão da educação ambiental transcende a educação formal e os próprios encontros especializados no assunto, mas parte também da educação familiar e social. 
Somente através da união desses fatores é que poderemos ter esperança de que a preservação ambiental, para nosso presente e futuro no planeta, realmente aconteça. 
- Reforçamos que não foram somente estes três encontros com foco na discussão de educação ambiental que ocorreram no mundo, mas que estes foram os marcantes para a divulgação do assunto.
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação e Ambiente – Aula 04
O binômio educação/ambiente deverá desaparecer com o tempo. 
A educação será ambiental, ou não será, no sentido de permitir rumarmos para uma nova sociedade sustentável. 
Uma educação que, mais além das denominações que adquira – Educação Ambiental, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Educação para o Futuro Sustentável, Educação para Sociedades Responsáveis -, perca os adjetivos e como um todo se encaminhe na busca de sentido e significação para a existência humana
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O homem vive da interação de três tipos de recursos:
recursos naturais, ou capital natural, que incluem as mercadorias e serviços produzidos pelos processos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida; 
os recursos humanos, ou capital humano, que incluem o talento físico e mental das pessoas que fornecem trabalho, inovação, cultura e organização; 
recursos manufaturados, ou capital manufaturado, incluem itens como maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos
Mercadoria: Meio Ambiente
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conclusão da aula 04:
Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos atentos e comprometidos possa mudar o mundo. Na realidade, só assim se foi capaz de mudar o mundo até hoje”. 
Isso significa que devemos aceitar nossa responsabilidade ética de administradores do capital natural da Terra, deixando-a em uma condição boa, senão melhor, do que aquela que encontramos;.
- Com isso posto, os educadores ambientais devem integrar-se aos movimentos políticos e sociais que lutam por uma vida melhor para todos, contribuindo humildemente nesse processo de diálogo permanente, tentando gerar as bases de uma educação que se objetive na busca do outro, para a construção de uma pluralidade que fundamente o sentido ético da vida humana.
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
a palavra política origina-se do grego e significa limite. 
Dava-se o nome de polis ao muro que delimitava a cidade do campo; só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. 
O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem comum 
 a pluralidade é a “condição pela qual” (conditio per quam) da política, implica e tem por função a conciliação entre pluralidade e igualdade. 
Política - aula 05
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Histórico das políticas públicas do meio ambiente aula 05
Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem. 
A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. 
A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política,
pois sempre havia outras a ocupar com o trabalho escravo. 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
- Uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais: Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas. Outras iniciativas governamentais importantes desse período foram: criação do Parque Nacional de Itatiaia, o primeiro do Brasil e a organização do patrimônio histórico e artístico nacional. 
Histórico das políticas públicas do meio ambiente – aula 05
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Os problemas relativos à poluição só seriam sentidos em meados da década de 1960, quando o processo de industrialização já havia se consolidado.
Até meados da década de 1970, a poluição industrial ainda era vista como sinal de progresso e, por isso, muito bem vinda para muitos políticos e cidadãos. 
Histórico das políticas públicas do meio ambiente
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Em 1973, o Executivo Federal cria a Secretaria Especial do Meio Ambiente e diversos estados criaram sua agências ambientais especializadas, como a Cetesb no Estado de São Paulo e a Feema no Estado do Rio de Janeiro
em matéria ambiental, o Brasil também seguiu uma tendência observada em outros países. 
Onde os problemas ambientais são percebidos e tratados de modo isolado e localizado, repartindo o meio ambiente em solo, ar e água, e mantendo a divisão dos recursos naturais: água, florestas, recursos minerais e outros. 
Histórico das políticas públicas do meio ambiente – aula 05
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conclusão da aula 05:
Percebemos que atualmente a questão ambiental é tão urgente, que não somente o meio ambiente precisa de ajuda, mas as políticas públicas que o preservam e que regulam as atividades que o degrada. 
Temos nosso papel nisso e cabe a nós mostrarmos nossa responsabilidade perante o planeta que vivemos. 
O surgimento de uma lei que nos ajude a preservar o que temos de patrimônio natural, foi o primeiro passo para continuarmos a ter esperança na continuidade da vida do homem na Terra. 
Unido a isso, o surgimento, em momento posterior da Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, possibilita que todos tenham conhecimento desse papel individual que fará o cenário do mundo humano respeitar mais o seu mundo natural. 
*Aula de Revisão para AV1
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Conclusão da RAV1:
Para que serve uma casa se você não tiver um planeta para colocá-la? 
Henry David Thoreau
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes