Buscar

DIREITO CIVIL - E

Prévia do material em texto

FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO
FACULDADE DO ACRE 
	Curso: DIREITO
	Turma: 2°.
	Turno: Noturno
	
	Disciplina: Direito Civil I – Parte Geral
	NOTA
	
	Prof.: Jéssica Feitosa Ferreira
	
	
	Aluno(a):
	N°. Mat.:
	
	Data da revisão / / 
	Visto do Aluno
	Avaliação
N1 ( X ) N2 ( ) NEF ( )
2ª CH. N1 ( ) 2ª CH. N2 ( )
	
	 Visto Visto
 Professor Coordenador
	
LEIA E SIGA AS INSTRUÇÕES GERAIS ANTES DE INICIAR A PROVA:
I: Assinale seu nome e dados de forma legível;
II: A interpretação da questão faz parte da avaliação;
III: CELULARES DEVEM SER DESLIGADOS ANTES DO ÍNICIO DA PROVA;
IV: O período da prova compreende ao tempo da aula;
V: Rasura no gabarito implicará na anulação da questão;
VI: Após o início da prova não será permitida deslocamento ao banheiro
Boa prova!
1 - Declarada a ausência e aberta provisoriamente a sucessão,
 a) se o ausente aparecer, ou se lhe provar a existência, depois de estabelecida a posse provisória, não cessarão as vantagens dos sucessores nela emitidos, as quais perdurarão até a entrega dos bens a seu dono.
 b) os bens do ausente poderão ser livremente alienados, sem autorização judicial, para lhes evitar a ruína.
 c) os sucessores provisórios empossados nos bens do ausente não o representarão ativa ou passivamente e contra eles não correrão as ações pendentes e as que de futuro àquele forem movidas.
 d) os ascendentes, os descendentes e o cônjuge, uma vez provada a sua qualidade de herdeiros, poderão, independentemente de garantia, entrar na posse dos bens do ausente.
 e) o descendente, ascendente ou cônjuge que for sucessor provisório do ausente deverá capitalizar, na forma de lei, metade dos frutos e rendimentos que a este couberem e prestar contas anualmente ao juiz.
2 - Verifique a alternativa incorreta:
 a) são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil aqueles que se encontram transitoriamente impossibilitados de ex,primir sua vontade;
 b) são relativamente incapazes os toxicômanos;
 c) a emancipação daquele que conte 16 anos completos implica cessação de sua incapacidade relativa;
 d) entre 15 e 18 anos, a obtenção de relação de emprego que permita ao menor viver de suas próprias finanças, implica cessação da menoridade;
 e) os pródigos são relativamente incapazes de exercer certos atos da vida civil.
3 - Analise as seguintes proposições:
I - o instituto da comoriência incidirá quando, em um desastre, falecer parentes, não sendo possível estabelecer ordem cronológica de suas mortes;
II - em determinadas situações, como por exemplo, se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida, ser declarada a sua "morte presumida", sem decretação de ausência;
III - o pseudônimo adotado para atividades lícitas, não sendo nome, não goza da proteção legal dada para este; 
IV - para criar uma associação, o seu instituidor fará dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. 
Assinale a alternativa adequada:
 a) apenas uma das proposições é verdadeira.
 b) apenas uma das proposições é falsa.
 c) todas as proposições são verdadeiras.
 d) todas as proposições são falsas.
4 - João é presidiário; cumpre pena num presídio localizado na cidade de Água Limpa e sua família mora em Pedra Azul. José é marítimo, exercendo as funções de marinheiro de navio mercante matriculado na cidade de Rio Vermelho, sendo que sua esposa e filhos moram em Morrinhos. Pedro é servidor público e exerce permanentemente as suas funções na cidade de Serra Verde, sendo que sua esposa e filhos moram em Vale Dourado. O domicílio civil de João, de José e de Pedro é, respectivamente, 
 a) Água Limpa, Morrinhos e Vale Dourado.
 b) Pedra Azul, Morrinhos e Serra Verde.
 c) Água Limpa, Rio Vermelho e Serra Verde.
 d) Pedra Azul, Rio Vermelho e Vale Dourado.
 e) Água Limpa, Morrinhos e Serra Verde.
5 - Considere as seguintes pessoas jurídicas: 
1. Territórios 
2. Partidos políticos 
3. Associações públicas 
4. Organizações religiosas 
5. Empresas individuais de responsabilidade limitada 
São consideradas pessoas jurídicas de direito privado pelo Código Civil, aquelas indicadas:
 a) Apenas no item 5.
 b) Apenas nos itens 2 e 4.
 c) Apenas nos itens 3 e 5.
 d) Apenas nos itens 4 e 5.
 e) Apenas nos itens 2, 4 e 5.
6 - Tomás é pródigo tendo sido regularmente interditado em razão da sua incapacidade relativa de exercer certos atos da vida civil. Tomás é casado com Ana Clara, sendo filho de Sonia e de Rubens, e pai de Adalberto de 27 anos de idade e Ágata de 36 anos de idade. De acordo com o Código Civil brasileiro, será, de direito, curador de Tomás
 a) Rubens, apenas.
 b) Sonia ou Rubens. 
 c) Ágata, apenas. 
 d) Ágata ou Adalberto. 
 e) Ana Clara, apenas.
7 - No que tange à disciplina dos direitos da personalidade no Código Civil, assinale a alternativa INCORRETA.
 a) Salvo por exigência médica, é defeso o ato de disposição do próprio corpo, quando importar diminuição permanente da integridade física, ou contrariar os bons costumes.
 b) Pode a pessoa ser constrangida a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou à intervenção cirúrgica.
 c) O nome da pessoa não pode ser empregado por outrem em publicações ou representações que a exponham ao desprezo público, ainda quando não haja intenção difamatória.
 d) Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.
 e) A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.
8 - Ryan, inglês, em uma de suas viagens a lazer pelo Brasil e pelo Estado do Espírito Santo, conheceu Perla, brasileira nata, e ambos iniciaram relacionamento amoroso e casaram-se na cidade de Vitória, onde residiram por cerca de dez anos e adquiriram um imóvel residencial de alto padrão e dois conjuntos comerciais. Do relacionamento entre Ryan e Perla nasceram Pedro e Mariana, também na cidade de Vitória. No mês de Janeiro de 2012 Ryan e Perla mudaram-se definitivamente para a Inglaterra e, no mês de Julho, Ryan faleceu em decorrência de um infarto fulminante. Neste caso, em regra, a sucessão de bens amealhados pelo casal e que estão no Brasil, será regulada pela lei
 a) brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, independentemente de eventual conteúdo favorável aos herdeiros da lei inglesa. 
 b) inglesa, tendo em vista a nacionalidade de Ryan.
 c) brasileira em benefício do cônjuge ou dos filhos brasileiros, ou de quem os represente, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do de cujus. 
 d) inglesa, tendo em vista o local do falecimento de Ryan. 
 e) brasileira ou inglesa, cabendo aos herdeiros exercer a opção no momento da abertura da sucessão.
9 - Considerando a teoria do Direito Civil acerca das locuções "direito objetivo" e "direito subjetivo", assinale a aiternativa incorreta:
 a) O direito subjetivo associa-se à noção de "facultas agendi".
 b) Visto como um conjunto de normas que a todos se dirige e a todos vincula, temos o "direito subjetivo".
 c) Direito subjetivo é a prerrogativa de invocação da norma jurídica, pelo titular, na defesa do seu interesse.
 d) Visto sob o ângulo subjetivo, o direito é o interesse juridicamente tutelado (Ihering).
 e) 0 direito objetivo refere-se a um conjunto de regras que impõem à conduta humana certa direção ou limite. Ele descrevecondutas obrigatórias e comina sanções pelo comportamento diverso dessa descrição
10 - Assinale a alternativa incorreta: 
 a) a interpretação extensiva é recurso passível de ser utilizado pelo aplicador do direito quando não existir norma jurídica que regule a matéria.
 b) o princípio geral de direito introduzido no direito positivo caracteriza-se como cláusula geral.
 c) a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito são elementos de integração do direito.
 d) a analogia legis é a analogia propriamente dita e a analogia juris é a que dá solução igual a duas hipóteses em virtude da mesma razão de direito.
 e) a equidade é recurso passível de ser utilizado pelo aplicador do direito nos casos de lacuna da lei.
QUESTÕES EXTRAS
1 - Desempenhando diferentes funções, classifica-se o costume, conforme seu conteúdo, do seguinte modo: 
I. praeterlegem. 
II. secundumlegem. 
III. contralegem. 
Sobre eles, é correto afirmar que o primeiro
 a) exerce função supletiva; o segundo é interpretativo; e o terceiro não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas.
 b) não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; o segundo é interpretativo; e o terceiro exerce função supletiva.
 c) é interpretativo; o segundo exerce função supletiva; e o terceiro não é admitido pelo sistema, todavia pode induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas.
 d) não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; o segundo exerce função supletiva; e o terceiro é interpretativo.
 e) é interpretativo; o segundo não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; e o terceiro exerce função supletiva.
2 - Assinale a alternativa correta:
 a) os cônjuges podem destinar parte de seu patrimônio para instituir bem de família, de maneira que a dissolução da sociedade conjugal extingue tal destinação;
 b) é por meio da união de pessoas que se organizam para fins não econômicos que se constituem as associações; dissolvida a associação, o remanescente de seu patrimônio deve ser destinado à entidade de fins não econômicos designada no estatuto ou, em caso de omissão deste, à instituição municipal, estadual ou federal, de fins idênticos ou semelhantes, por deliberação dos associados;
 c) para criar uma fundação,o seu instituidor fará, por escritura particular ou pública, dotação especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência;
 d) a apresentação de titulo de crédito em juízo de inventário não interrompe a prescrição;
 e) de acordo com o Código Civil, prescreve em três anos a pretensão do vencedor para haver do vencido o que despendeu em juízo.
GABARITO
	1.
	2.
	3.
	4.
	5.
	6.
	7.
	8.
	9.
	10.
GABARITO QUESTÕES EXTRAS
	1.
	2.

Continue navegando