Buscar

APOL 4 ..Nota 0

Prévia do material em texto

Nota: 0
No momento em que uma empresa de transportes deseja realizar um diagnóstico de situação, em Marketing, ela faz análises de aspectos internos e externos da organização. No âmbito de aspectos externos, são identificados dois: Concorrência e Mercado (consumidor). Esses fatores contribuem fortemente para o estabelecimento de objetivos e metas do plano estratégico empresarial. Visando facilitar o processo, torna-se necessário responder à algumas perguntas cruciais: Para quem é o produto? Qual a necessidade desse produto no mercado? Onde é consumido o produto? Quanto se paga por esse produto? Quando se usufrui deste produto? O que motiva o consumo desse produto?
Considere o texto acima, leia as afirmativas abaixo.
I. São parte de um processo maior chamado de Planejamento estratégico e nesse momento essas informações (Consumidor e Mercado) são importantes para se determinar sua posição no mercado.
II. Caso seja identificado um público-alvo diferente do inicialmente estudado, a empresa pode mudar seu plano de Marketing para ficar alinhado ao propósito da empresa.
III. O plano de marketing internacional possui necessariamente um custo maior para empresa, pois possui alguns gastos a mais do que o marketing regional, como exemplo a tradução para língua do país consumidor.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e II
	
	D
	I, II e III
	
	E
	Todas erradas
Com o advento da globalização, a percepção sobre o tamanho planeta fica cada vez menor. Distancias estão sendo minimizadas, acesso amplo a informações e novidades, aumento potencial de mercado consumidor e economia local sendo influenciada direta ou indiretamente por outras economias. Sobre as consequências e características da economia atual, analise as afirmativas abaixo e sua relação entre elas.
I. A forma de gestão de empresas mudou ao longo do tempo para adaptar a novas exigências de mercado que se torna cada vez mais acirrado, competitivo e exigente.
POR QUE
II. Ações como: redução do valor do Yuan (moeda Chinesa) em frente ao dólar americano prejudica a importação de produtos deste país para o Brasil.
Em relação às afirmativas, escolha a alternativa correta:
	
	A
	As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
	
	B
	As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I
	
	C
	A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa
	
	D
	A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira
	
	E
	As afirmativas I e II são falsas
No Brasil, a abertura de mercado só ocorreu, de forma ampla, no governo Collor, no início da década de 1990. O que ficou evidente nesse cenário pós-abertura de mercado foi que, mais do que nunca, os empreendedores precisam repensar suas atividades, procurando encontrar alternativas para desenvolver novas estratégias. Uma dessas novas estratégicas foi buscar liderança em pequenos nichos mercadológicos, nos quais poderiam se diferenciar da concorrência.
Fonte adaptado de: Gestão em Logística [Livro eletrônico] / Ed. InterSaberes – Curitiba, 2014.
Considerando o texto sobre abertura de mercados e novas estratégicas econômicas, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta.
	
	A
	O FMI – Fundo monetário internacional foi criado com o intuito de mediar disputas comerciais monetárias, evitando guerras abertas de mercado, administrando conflitos financeiros entre países.
	
	B
	A abertura do mercado facilita o poder de importação em detrimento ao de exportação pois os produtos estrangeiros se tornam mais acessíveis, em consequência, os produtos nacionais para exportação se tornam caros em relação ao mercado.
	
	C
	Podem ser criadas áreas de livre comércio de transito de bens, facilitando a movimentação de bens e serviços entre os países participantes. União Europeia e MERCOSUL são exemplos deste acordo.
	
	D
	Torna-se vantagem entrar num bloco econômico grande, a partir do momento em que quanto mais países participarem melhor será seu mercado consumidor, devendo assim aumentar seus potenciais compradores.
	
	E
	O MERCOSUL acabou perdendo sua força como bloco econômico importante ao longo do tempo, muito devido a políticas públicas independentes entre países.

Continue navegando