Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS aula 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603877998)
	Fórum de Dúvidas (8 de 23)       Saiba (3 de 12) 
	
	O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e considera que julgar culturas de diferentes hábitos, costumes, vestuário ou postura, a partir de outra que se coloca como superior, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
		
	
	Relativismo cultural 
	
	Universo cultural 
	
	Etnocentrismo 
	
	Diverssidade cultural 
	
	Alteridade 
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603919793)
	Fórum de Dúvidas (8 de 23)       Saiba (3 de 12) 
	
	A visão que europeu tinha dos índios considerando-os preguiçosos e indolentes, incapazes de trabalhar nos engenhos de açúcar, pode ser considerada como? 
		
	
	Discriminação. 
	
	Relativismo. 
	
	Etnocentrismo. 
	
	Colonialismo.
	
	Racismo. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603530005)
	Fórum de Dúvidas (8 de 23)       Saiba (3 de 12) 
	
	O primeiro papel que o índio representa é no descobrimento do Brasil; no segundo momento na catequese sendo colocado com uma criança e no terceiro momento, o corajoso, altivo, cheio de amor à liberdade. Assim essas sutilezas, violências, persistências são situações que podem ser tratadas com alguma hostilidade ou estranheza por quem não pertence àquelas culturas.Neste caso, identificamos como sendo exemplo de:
		
	
	culturalismo
	
	preconceito
	
	etnocentrismo 
	
	revitalização
	
	socialização
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603871629)
	Fórum de Dúvidas (8 de 23)       Saiba (3 de 12) 
	
	Quando a antropologia desloca sua matriz de parâmetros para a cultura pesquisada, entendendo que ela se expressa de forma diferente e que a sua interpretação deve ser segundo o seu contexto, ela está fundamentada:
		
	
	No construtivismo 
	
	No relativismo cultural
	
	Na visão centrada no sujeito
	
	Na antropologia de campo 
	
	Na antropologia madura
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603538371)
	Fórum de Dúvidas (7 de 23)       Saiba (5 de 12) 
	
	Assinale a alternativa que indica o emprego correto do conceito de cultura na perspectiva da antropologia.
		
	
	A cultura é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos.
	
	A cultura diz respeito aos atributos a-históricos que singularizam um povo. 
	
	A cultura é determinada pelas condições geográficas em que vivem os indivíduos.
	
	A cultura de um povo é determinada pelo meio natural. 
	
	A cultura se expressa por meio dos hábitos, crenças e costumes dos indivíduos que formam determinado grupo social.
	
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603962727)
	Fórum de Dúvidas (23)       Saiba (12) 
	
	Há pouco menos de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer. Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas, que vão desde ameaças de saúde até desvantagens na competição. "É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários" (Publicado em http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/lixo-moveis-e-ate-baleia-morta-atrapalham-evento-rio-2016,eda6ab07d0397410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html, no dia 01/08/2014) Era comum dentre as gerações anteriores de moradores do Rio de Janeiro, os relatos sobre momentos de lazer relacionados ao banho de rio e as idas às praias da baía da Guanabara, como aquelas situadas na Ilha do Governador. A partir da análise antropológica da cultura, esta relação passiva estabelecida por grande parte da população, com os níveis críticos de poluição dos rios da cidade e da baía da Guanabara pode ser interpretada como: 
		
	
	uma prática cultural altruísta e espiritualizada, que tolera a negligência de seus membros com relação ao problema da sujeira, já que existem outras prioridades como a construção de praças e jardins, por exemplo.
	
	uma prática cultural que não possui recursos científicos, tecnológicos e financeiros para a complexa tarefa de despoluir seus rios e a baía da Guanabara. 
	
	uma prática cultural que é tolerante com a sujeira em suas fontes naturais de água, concebendo os rios e as praias como áreas de depósito de detritos, esgoto e lixo. 
	
	uma prática cultural carregada de xenofobia, que acha inadmissível o fato de que práticas de saneamento desenvolvidas por outras sociedades sejam copiadas e aplicadas no Brasil.
	
	uma prática cultural inovadora e revolucionária, que deixa de perceber o esgoto lançado sem tratamento, nos rios e no mar, como algo problemático.

Continue navegando