Buscar

Relatorio completo velocidade do som

Prévia do material em texto

Com este experimento conseguimos determinar a velocidade do som da sala de laboratório. Com base na teoria vista em sala de aula, conseguimos realizar também os possíveis cálculos.
	Observamos que a densidade do ar ambiente corresponde ao esperado. Ou seja, a densidade do ar ambiente tem que ser menor à densidade do nível do mar a 0ºC. Já que quando estamos em São Bernardo do Campo, a pressão é maior do que no nível do mar. Ou seja, o ar é mais rarefeito. Portanto, irá haver uma maior quantidade de ar em um mesmo volume, fazendo com que a densidade do ar ambiente seja diferente à do nível do mar. 
	Outro ponto que observamos é que o erro experimental foi um valor baixo. Ou seja, isso significa que cometemos algum erro não crucial ao experimento. Podemos ter , por exemplo, colocado o microfone a uma distância que não correspondia ao que era pedido.
	 Observamos também que podem acontecer outros erros durante o experimento. Como por exemplo, posicionar os cursores X1 e X2 em uma posição diferente do que era pedido. Outro erro que pode alterar os valores finais é demorar em medir a temperatura ambiente, pois com esse erro, a temperatura pode variar conforme o tempo.

Continue navegando