Buscar

Relatorio de Quimica - Densidade de Líquidos (Método Picnômetro)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Engenharias 
De Produção, Mecânica e Química
QUÍMICA LABORATÓRIO
Densidade de Líquidos
Método Picnômetro
Alunos: Marcela Maria dos Santos (Produção)	 Ra: 524126
Carlos Eduardo de Campos (Mecânica)Ra: 526028
Luciano dos Reis (Mecânica) Ra: 521959
Matheus Freitas Nunes (Mecânica) Ra:527782
Disciplina: Química Experimental
 Turma: B – L1
Professor: André Guedes 
Data da Experiencia: 10/09/2015 Data da Entrega: 17/09/2015
INTRODUÇÃO
À medida que as forças de atração tornam-se preponderantes, a distância entre as partículas diminui e o material pode se apresentar ou como líquido ou como sólido. Em geral, quanto menor o tamanho e maior a simetria da partícula, mais fácil será acomodá-la em um arranjo mais ou menos regular ou encaixá-la em uma estrutura ordenada, mas a distância média e a dificuldade de movimento entre elas dependerão da natureza e intensidade das forças de atração (O’Connor, 1999). Quanto maior essa força, maior a sua concentração por unidade de volume e maior a dificuldade de movimento das partículas. A razão entre as massas dessas partículas e o volume que ocupam define uma propriedade intensiva denominada densidade (Rossi et al., 1999). 
Picnômetro. Trata-se de um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que o volume do fluido que contenha seja invariável. Ele possui uma abertura relativamente larga para facilitar a sua utilização, e tampa de vidro esmerilhada, com uma perfurada na forma de um fino tubo longitudinal. Neste experimento vamos utilizá-lo para medir a densidades relativas de líquidos; a mesma técnica também pode ser utilizada para a determinação da densidade relativa de sólidos. 
OBJETIVO 
Determinar e comparar a massa específica e a densidade de líquidos cedidos, usando o método do picnômetro apresentados em laboratório.
METODOLOGIA 
1- Através de cálculos descobrir a densidade dos líquidos apresentados usando um picnômetro.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 
	H2O 
	Álcool Isobutílico
	3 Béqueres
	Picnômetro
	Termômetro
	Prendedor
	Papel toalha (para secar o recipiente)
	Bureta
	Biceta para adicionar a água
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1-	Densidade da H2O pelo picnômetro
a)Pesar o picnômetro vazio na balança analítica e anotar o valor. 
b)Encher o picnômetro com H2O, até completar todo o volume da tampa do capilar, pesar novamente e anotar o valor obtido. 
d)Usando um termômetro, medir a temperatura da H2O e descobrir qual a densidade de acordo com a temperatura aferida, através da tabela apresentada pelo professor. 
e)Com os resultados em mãos, fazer o calculo do volume do picnômetro.
2-	Densidade do Álcool Isobutílico pelo picnômetro
a)Secar o picnômetro e pesar novamente ele vazio na balança analítica e anotar o valor.
b)Novamente encher o picnômetro mas agora com álcool isobutílico, até completar todo o volume da tampa do capilar e anotar o valor obtido.
3-	Densidade pelo Método da Pesagem
a) Pesar três Béqueres e anotar a massa de cada um. 
b) Encher individualmente cada béquer com H2O através da bureta e novamente anotar os valores. 
c) Calcular a densidade de cada um e em seguida calcular a densidade média entre os três. 
d) Plotar um gráfico. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES 
1ª etapa: Iniciou-se o experimento pesando-se o picnômetro vazio encontrado na bancada, assim obtemos o valor de 38.1443 g na balança analática. Após isso tiramos o picnômetro da balança tendo o cuidado de não tocarmos nele com os dedos pois a mão pode ter gordura que interfere no valor pesado, então por isso o retiramos com o auxilio de uma pinça.
2º etapa: Enchemos o picnômetro com H2O, até completar todo o volume da tampa do capilar, e eliminamos cuidadosamente as bolhas de ar que se aderem à superfície interna do picnômetro e assim pesamos ele novamente e anotamos o valor de 88.5648 g. 
3º etapa: Usamos um termômetro disponível na bancada e medimos a temperatura da H2O e obtivemos a temperatura de 23° graus. Com uma tabela apresentada pelo professor anotamos o valor da densidade da água que é de 1.002465.
4º etapa: Com todos os resultados já em mãos fizemos o calculo do volume do picnômetro com a fórmula v=m/d que deu o resultado de 50.2997g/ml.
5º etapa: Lavamos muito bem o picnômetro e antes da pesagem do líquido seguinte, secamos o picnômetro externamente, e fizemos a pesagem do mesmo vazio.
6° Em seguida enchemos o picnômetro novamente mais agora com álcool isobutílico e obtemos o valor de 77,8279 g. 
7° Desta vez fizemos foi o calculo da densidade já que já tinhamos o volume do picnometro desta vez tivemos o resultado de 1,547283.
Encheu-se uma bureta com H2O. Depois de ter zerado, abriu-se a torneira deixando ecoar 40 mL em uma proveta. Notamos que também teve uma diferença entre os dois recipientes obtendo- se uma diferença de 1 ml. 
CONCLUSÃO 
Com a realização deste trabalho experimental conseguimos um contato mais direto com os vários equipamentos, como a balança e o picnómetro, aprendendo também as regras básicas de manuseamento dos mesmos.
Conseguimos também aplicar os cálculos aprendidos ao longo das aulas para tirarmos as devidas conclusões. E de maneira geral, o picnômetro se provou um instrumento de bastante precisão e acurácia. 
.Mas por fim, todos os objetivos e resultados propostos foram alcançados
BIBLIOGRAFIA
1) ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química, Porto Alegre: Bookman, 2001 
2) DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS Método do Picnômetro Acesso em 13 de setembro de 2015 às 11 h 26 min,
disponível em: http://macbeth.if.usp.br/~gusev/DensidadeLiquidos.pdf
.3) MONTANHA, E.F. Ensino Flex. 1 ed. Editora Rideel, 2009. 616 p. ISBN: 978-85-339-1191-8.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando