Buscar

QUESTIONÁRIO 1 PRODUÇÃO DE CONCRETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO 1 - PRODUÇÃO DE CONCRETOS
Como se avalia a eficiência de uma betoneira?
A avaliação da eficiência de uma betoneira é dada através dos critérios de: 
- Homogeneidade do concreto fabricado, em especial da dosagem do cimento por unidade de volume.
- A resistência do concreto e sua dispersão.
- A porcentagem de material que fica aderente às peças do tambor, depois da descarga.
- Velocidade de descarga.
Quais são as "regras" a serem observadas nas pequenas betoneiras de carregamento manual na ordem de colocação dos materiais para o concreto? E com as betoneiras de carregamento por caçamba?
Para carregamento manual: primeiro brita e parcial água, mistura, depois cimento, areia e o restante da água, mistura.
Para carregamento por caçamba: primeiro metade do agregado graúdo, cimento, agregado miúdo, e o restante do agregado graúdo. 
Defina os volumes característicos de uma betoneira.
-Volume da cuba: refere-se a capacidade total do volume da cuba ou tambor.
-Volume da mistura: representa o volume de carregamento dos materiais isolados, isto é, antes da mistura.
 -Volume de produção: se relaciona ao volume de concreto fresco produzido por betonada.
Quais são os parâmetros que afetam o bombeamento do concreto?
-Entrada de um ninho de pedra
-Composições de concreto muito úmido
Quais são as providências que devem ser tomadas no lançamento do concreto por queda livre de uma altura superior a 2,5metros?
-Abertura de janelas nas formas
-Colocação de trombas de chapas ou de lona
-Colchão de argamassa 5 a 10 cm
-Utilizar Concreto mais plástico e rico no inicio da concretagem
Explicar o lançamento do concreto submerso pelo processo da tremonha ou funil.
Enche-se a fôrma com o concreto até transbordar, o que também evita que a estrutura seja formada com a primeira nata, contaminada. As fôrmas podem ser de dois tipos: de madeira ou metálicas. As de madeira são removidas depois da estrutura pronta; já as de metal podem tornar-se parte da estrutura, como acontece em pilares de cais.
Explicar o lançamento do concreto submerso pelo processo do concreto injetado.
A fôrma é montada submersa e é cheia com brita, depois através de tubos, colocados no meio dessa brita, é feita a injeção da massa de cimento. Essa injeção, que pode ser efetuada tanto por pressão quanto por gravidade, é feita de baixo para cima até a fôrma transbordar. Esse transbordamento é necessário para que a primeira nata, contaminada pela água do mar, seja descartada. A próxima nata, pura, é a que vai fazer parte da estrutura.
O que é um plano de concretagem?
Plano de concretagem: Engenheiro estrutural (de preferencia o autor do projeto), Engenheiro construtor, Engenheiro tecnologista de concreto, eles fazem um estudo de : Prazos e planos de retirada das formas, Colocação de armadura adicional nos locais de parada da concretagem, entre outros. Condicionantes especiais no estabelecimento do plano de concretagem: de ordem estética ou arquitetônica; de ordem estrutural ou de resistência.
O que são juntas de dilatação e de concretagem?
A junta de dilatação é definida como sendo uma separação entre partes de uma estrutura, permitindo assim que ambos os elementos possam movimentar-se (retração e contração), sem que haja transmissão de esforços entre eles.
A junta de concretagem ocorre quando o lançamento do concreto é interrompido e continuado em outro momento.
Quais são as regras gerais para a execução de uma junta de concretagem?
-Retirada da nata de cimento da superfície, de 4 a 12 horas após a concretagem, com jato de ar ou água, até uma profundidade de 5 mm ou até o aparecimento do agregado graúdo, que deverá ficar limpo.
-Tal limpeza deverá repetir-se 24 horas antes da retomada da concretagem para retirada do pó e de resíduos, bem com da película superficial hidratada do concreto e carbonatada, depositados nas asperezas da superfície. Essas duas primeiras operações podem ser substituídas por uma única, se se dispuser de equipamento ar/água de grande capacidade de corte.
-Durante as 24 horas que precedem a retomada de concretagem, a superfície deve ser saturada de água, para que o novo concreto não tenha sua água da mistura, necessária para a hidratação do cimento, retirada pela absorção do concreto velho. Deve seguir-se uma secagem para a retirada de eventuais poças d'água, o que enfraqueceria o concreto novo.
-Ao retomar a concretagem, deve-se colocar 1 a 2 cm de espessura de argamassa com o mesmo traço do concreto, porém sem o agregado graúdo. Essa camada servirá para evitar a formação de vazios entre concreto novo e concreto velho, já que a pedra terá sempre uma camada de ligação para se assentar. 
-Colocar o novo concreto sobre o velho, com o especial cuidado no sentido de se evitar a formação de bolsas de pedras, provenientes da falta de homogeneidade devido à mistura deficiente, transporte e colocação irregulares.
Quais são as regras gerais que devem ser observadas durante a vibração interna do concreto?
-Aplicar o vibrador em distâncias iguais a uma vez e meia o raio de ação.
-Introduzir e retirar a agulha lentamente, com velocidade de 5 a 8 cm/seg., de modo que a cavidade formada pelo vibrador se feche naturalmente (caso não se feche o concreto não possui a trabalhabilidade mínima necessária).
-Não deslocar agulha do vibrador de imersão horizontalmente.
-A espessura da camada deverá ser aproximadamente igual a ¾ do comprimento da agulha; se não se puder atender a esta exigência, não deverá ser usado o vibrador de imersão.
-Não introduzir a agulha até menos de 10 a 15 cm da forma, para não deformá-la e evitar a formação de bolhas e de calda de cimento ao longo dos moldes.
-Não vibrar além do necessário, tempo em que desaparecem as bolhas de ar superficiais e a umidade na superfície é uniforme (não esquecer que excesso de vibração é, provavelmente, pior do que a falta de vibração).
-Exercer a vibração durante intervalos de 5 a 30 segundos, conforme a consistência do concreto. 
O que é a cura do concreto?
A cura é uma maneira adequada de manter o concreto hidratado nos seus primeiros dias, ou seja evitar que a água de amassamento se evapore e, assim, alcançar suas características desejadas.
Quais são os principais métodos de cura do concreto?
-Irrigação ou aspersão de água
-Submersão
-Recobrimento
-Recobrimento com plásticos e semelhantes
-Conservação das formas
-Impermeabilização por pinturas
-Aplicações de cloreto de cálcio
-Membranas de cura
O que é e para que serve a cura a vapor do concreto?
A cura a vapor serve para garantir a umidade necessária ao concreto e acelerar a velocidade de ganho de resistência pelo aquecimento. É feita com uma câmara (pode ser utilizado lona nessa câmara) e aplicado vapor, assim acelera a cura mas sem perder umidade.
Quando se deseja acelerar o processo de endurecimento do concreto, sem comprometer sua qualidade, pode-se usar a denominada cura a vapor. Neste caso, após transcorridas cerca de 4 horas da concretagem, eleva-se gradualmente a temperatura ambiente (por meio de vapor) até uma temperatura limite. Essa temperatura é mantida durante um certo período, reduzindo-se em seguida até atingir a temperatura ambiente.
 O objetivo principal da cura com vapor é a obtenção de uma resistência inicial suficientemente alta para que o concreto possa ser manuseado o mais cedo possível depois da concretagem; as fôrmas podem ser removidas, o dispositivo de protensão liberado mais cedo, e espaço menor para cura; tudo isso significa vantagem econômica. Para muitas aplicações, a resistência do concreto a longo prazo é menos importante.

Outros materiais