Exercício Aula 8
3 pág.

Exercício Aula 8


DisciplinaGestão de Materiais395 materiais1.410 seguidores
Pré-visualização1 página
AULA 8
	Disciplina: GST0603 - GESTÃO DE MATERIAIS  
	Período Acad.: 2016.1 EAD (GT) / EX
	sfla
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
	
		1.
		Seu objetivo é montar produtos ao longo da cadeia de distribuição. Isto se torna necessário com o advento da globalização, onde cada vez mais produtos possuem suas peças fundamentais produzidas em diversos países. Exemplo clássico são os computadores, que podem ser montados já no momento de entregar ao cliente. Qual das denominações abaixo está relacionada com a definição acima ? 
	
	
	
	
	
	Operação Transit Point
	
	
	Operação Break Bulk
	
	
	Operação Cross Docking
	
	
	Operação Merge in Transit 
	
	
	Operação Direta
	
	
		2.
		Existem vários sistemas de movimentação de carga em um Centro de Distribuição. Qual das descrições abaixo está relacionada com Merge in Transit ?
	
	
	
	
	
	E dependente da existência de volume suficiente para viabilizar o transporte de cargas consolidadas com uma freqüência regular. 
	
	
	É localizado de forma a atender uma determinada área de mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais 
	
	
	As necessidades de coordenação são muito mais rigorosas que nos sistemas tradicionais, e por isso utilizam o estado da arte em termos de sistemas de informação para rastreamento e controle dos fluxos. 
	
	
	Quando não há escala para realizar entregas diárias, por exemplo, podem ser necessários procedimentos como a entrega programada, onde os pedidos de uma área geográfica são atendidos em determinados dias da semana. 
	
	
	Carretas completas chegam de múltiplos fornecedores e então se inicia um processo de separação dos pedidos, com a movimentação das cargas da área de recebimento para a área de expedição. 
	
	
		3.
		Como em todos os processos, a utilização de CDs apresenta suas vantagens e desvantagens. Qual das descrições representa vantagem.
	
	
	
	
	
	Melhoria nos níveis de serviço como vantagem competitiva nas reduções no tempo e no desempenho das entregas ao cliente/usuário;
	
	
	Redução nos custos de armazenagem; 
	
	
	Aumento nos gastos com transporte de suprimento.
	
	
	Aumento nos custos de manutenção de estoques em função de aumentos nos níveis de estoque de segurança 
	
	
	Aumento nos custos de manutenção de estoques necessários para proteger cada armazém contra incertezas da demanda; 
	
	
		4.
		Como em todos os processos, a utilização de CDs apresenta suas vantagens e desvantagens. Identificar a descrição que está relacionada com desvantagens.
	
	
	
	
	
	Melhoria nos níveis de serviço como vantagem competitiva nas reduções no tempo. 
	
	
	Redução nos custos de comunicação. 
	
	
	Melhoria nos níveis de serviço em função e no desempenho das entregas ao cliente/usuário; 
	
	
	Aumento nos custos de manutenção de estoques em função de aumentos nos níveis de estoque de segurança necessários para proteger cada armazém contra incertezas da demanda.
	
	
	Atendimento de pedidos completos isentos de danos, avarias e não conformidades.
	
	
		5.
		A Submarino constitui uma das maiores empresas brasileiras de comércio eletrônico (ecommerce), cujo negócio depende crucialmente da logística, tendo atuação em todo o território nacional. Para permitir a operacionalização do seu processo logístico, a empresa fez uma parceria com o grupo Intecom, que por sua vez tem o controle acionário dividido entre dois grandes grupos, o grupo JP Morgan e o grupo Martins, maior atacadista distribuidor da América Latina, com bastante capilaridade no território brasileiro. Submarino realiza as operações de picking e embalagem, sendo o restante do processo operacionalizado pela Intecom. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema de distribuição que mais se adaptaria ao negócio?
	
	
	
	
	
	Sistema Escalonado
	
	
	Sistema Indireto
	
	
	Sistema Direto
	
	
	Sistema Merge-in-Transit 
	
	
	Sistema Cross Docking
	
	
		6.
		Existem sistemas de movimentação de cargas num Centro de Distribuição. Qual das descrições abaixo está relacionada com Cross Docking ?
	
	
	
	
	
	Tradicionalmente os componentes são consolidados em armazéns centrais e expedidos ao clientes a partir de seus estoques. 
	
	
	É dependente da existência de volume suficiente para viabilizar o transporte de cargas consolidadas com uma freqüência regular. 
	
	
	Procura coordenar o fluxo dos componentes, gerenciando os respectivos lead times de produção e transporte, para que estes sejam consolidados em instalações próximas aos mercados consumidores. 
	
	
	Podem ser necessários procedimentos como a entrega programada, onde os pedidos de uma área geográfica são atendidos em determinados dias da semana. 
	
	
	Carretas completas chegam de múltiplos fornecedores e então se inicia um processo de separação dos pedidos, com a movimentação das cargas da área de recebimento para a área de expedição.