Buscar

prova NI A_Hidráulica_26_09_2012

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome:
Data:
NI A – HIDRÁULICA
Questão 01) De acordo com o estudo da conceituação de Hidráulica e suas aplicações na Engenharia indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F), caso sejam falsas, se necessário, justifique o que invalida a afirmativa: (3,0 pontos).
	
	Podemos afirmar que no movimento permanente, as partículas que se sucedem em um mesmo ponto apresentam, nesse ponto, a mesma velocidade, a mesma massa especifica, mas estão sujeitas a pressões diferentes.
	
	No escoamento interno em tubulações, ocorre forte influência das paredes que geram atrito dissipando a energia. Essa dissipação provoca abaixamento da pressão total do fluido ao longo do escoamento que é denominada “Perda de carga”.
	
	“Para um escoamento contínuo e permanente, a carga total de energia em qualquer ponto de uma linha de corrente é igual à carga total em qualquer ponto a jusante da mesma linha de corrente, mais a perda de carga entre os dois pontos”, enunciado do Princípio de Pascal.
	
	O escoamento turbulento liso caracteriza-se pelo movimento caótico das partículas, porém a velocidade média é orientada na direção do eixo do escoamento. Neste regime os atritos são preponderantemente viscosos e o efeito do da rugosidade ou das asperezas das paredes é encoberto pela existência de um filme viscoso que lubrifica a região de contato.
	
	Pela equação da continuidade podemos afirmar que “a velocidade de escoamento é diretamente proporcional à área da seção transversal”. 
Questão 02) Defina os conceitos de viscosidade, atrito interno e atrito externo: (2,0 pontos)
Questão 03) De uma pequena barragem parte uma canalização de 250 mm de diâmetro, com poucos metros de extensão, havendo depois uma redução para 125 mm; do tubo de 125 mm, a água passa para a atmosfera sob a forma de um jato. A vazão foi medida encontrando-se 105 l/s. Desprezando as perdas de carga, calcule a pressão inicial do tubo de 250 mm e a altura H de água na barragem. (3,0 pontos)
	
	
	
	
Questão 04) Caracterize o regime de escoamento numa canalização com 10" de diâmetro que transporta 360.000 L/h de água à 20 graus C. Considere a viscosidade cinemática, à referida temperatura, 10-6 m²/s. (1,0 pontos)
Questão 05) Uma tubulação de aço, com 10" de diâmetro e 1600m de comprimento, transporta 1.892.500 l/dia de óleo combustível a uma temperatura de 35º C. Sabendo que a viscosidade cinemática ao referido fluido àquela temperatura é da ordem de 0,00130 m²/s. Qual o regime de escoamento a que está submetido o fluido em questão ?
(1,0 pontos)

Outros materiais