Buscar

prova NI B_Hidráulica_26_09_2012

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome:
Data:
NI B – HIDRÁULICA
Questão 01) De acordo com o estudo da conceituação de Hidráulica e suas aplicações na Engenharia indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F), caso sejam falsas, se necessário, justifique o que invalida a afirmativa: (3,0 pontos).
	
	Pela equação da continuidade podemos afirmar que “a velocidade de escoamento é inversamente proporcional à área da seção transversal”. 
	
	Os acessórios de canalização (válvulas, curvas, reduções, etc.) provocam variação brusca da velocidade, intensificando a perda de energia nos pontos onde estão localizados, esta perda de energia é conhecida por perda de carga distribuída.
	
	O enunciado: “A pressão exercida em um ponto qualquer de um fluído confinado é a mesma em todas as direções e exerce forças iguais em áreas iguais”, é o enunciado do Princípio de Pascal.
	
	É correto afirmar que no movimento não permanente, as partículas que se sucedem em um mesmo ponto apresentam, nesse ponto, a mesma velocidade, a mesma massa especifica, e estão sujeitas a mesma pressão.
	
	No escoamento laminar as partículas do fluido tendem a percorrer trajetórias paralelas, sendo este o regime típico das obras de engenharia tais como adutoras, tubulações industriais, vertedores de barragens, entre outros.
Questão 02) Explique o conceito de perda de carga numa tubulação. (2,0 pontos)
Questão 03) De uma pequena barragem parte uma canalização de 250 mm de diâmetro, com poucos metros de extensão, havendo depois uma redução para 125 mm; do tubo de 125 mm, a água passa para a atmosfera sob a forma de um jato. A vazão foi medida encontrando-se 105 l/s. Desprezando as perdas de carga, calcule a pressão inicial do tubo de 250 mm e a altura H de água na barragem. (3,0 pontos)
	
	
	
	
Questão 04)  Em uma tubulação com 35 km de extensão e diâmetro de 650 mm recalcando água a uma velocidade de 1,33 m/s, qual o regime de escoamento sabendo-se que a viscosidade cinemática da água é igual a 0, 000001 m/s². (1,0 pontos)
Questão 05) Uma tubulação de aço, com 8" de diâmetro e 2400m de comprimento, transporta 1.892.500 l/dia de gasolina a uma temperatura de 30º C. Sabendo que a viscosidade cinemática ao referido fluido àquela temperatura é da ordem de 0,000000596 m²/s. Qual o regime de escoamento a que está submetido o fluido em questão ? (1,0 pontos)

Outros materiais