Buscar

Acumulação Capitalista e Questão Social Exercício de Fixação Aula 09

Prévia do material em texto

Disciplina: ACUM. CAP. QUEST.SOC 
 
1. 
 
 O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como: 
 teletransporte 
 mundialização 
 toyotismo 
 liberalismo 
 fordismo 
2. 
 
 Para MARX, a exploração: 
 
 é uma realidade subjetiva decorrente do processo de revolução social. 
 existe na exata medida em que é percebida pelos trabalhadores. 
 é uma realidade objetiva decorrente de sistema capitalista de produção. 
 depende da objetividade do empregador no trato dos empregados. 
 é um procedimento técnico, amplamente desenvolvido nas minas de carvão. 
3. 
 
 Transformações capitalistas recentes impostas pelo processo de globalização econômica alteram a configuração do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas alterações. 
 A ampliação do número de sindicatos e o fortalecimento de sua capacidade de negociação e de pressão. 
 A emergência de um mercado de trabalho sólido decorrente de uma produção em escalas diferentes. 
 A elevação de postos de trabalho. 
 A elevação dos níveis de desemprego e a precarização do trabalho. 
 A redução dos postos de trabalho e a ampliação dos níveis de proteção social dos empregados. 
4. 
 
 "A história de toda sociedade passada é a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre-artesão e simples operário, numa palavra, opressores e oprimidos" (Marx e Engels,1947 [1848], p. 55). Esta citação refere-se às diferentes formas de exploração do trabalho humano que foram observadas ao longo da história. Assinale a alternativa que corresponde à relação entre os modos de produção abaixo relacionados e as formas de exploração de riqueza: 1.MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO 2.MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL 3. MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA ( )a acumulação de riqueza resultava da relação de servidão entre os vassalos e os susseranos. ( ) a acumulação de riqueza era baseada no trabalho dos escravos e camponeses que eram forçados a entregar parte do que produziam para os faraós. ( ) a acumulção de riqueza ocorre através da exploração da força de trabalho dos proletariados / trabalhadores que vendem a força de trabalho para o burguês /capitalista. 
 
 
 2- 3 - 1 
 3 - 1 - 2 
 1 - 3 - 2 
 1 - 2 - 3 
 2- 1 - 3 
 Gabarito Comentado 
5. 
 
 Nos último anos o enfrentamento da pobreza tem se dado a partir de políticas sociais que, de um lado, seguem o caráter de universalização de direitos estabelecido na Constituição de 1988, e de outro lado permanecem orientadas pelas diretrizes dos organismos internacionais, nesse contexto podemos citar o programa de maior abrangência: 
 
 
 Programa Bolsa Escola 
 Programa Bolsa Família 
 Cheque Cidadão 
 Universidade sem fronteiras 
 Vale gás 
 
6. 
 
 
Em sua análise sobre a metamorfose da questão social, Robert. Castel atribui ao capitalismo internacional as mudanças que nas últimas décadas ocorreram no mundo do trabalho e destaca como repercussão do capitalismo contemporâneo a precarização das condições de trabalho, o fim do emprego de longa duração, a flexibilização dos empregos, a crescente pobreza e a desproteção social. O autor apresenta um conceito que compreende um grande contingente de pessoas que não aparecem para o mundo, "os não produtivos"- pessoas, grupos que não ameaçam o capitalismo porque não tem nenhum tipo de utilidade na esfera produtiva. Que conceito é esse? 
 
 O conceito de "iníquos para o mundo". 
 O conceito de "indispensáveis para o mundo". 
 O conceito de "interditados para o mundo". 
 O conceito de "inúteis para o mundo". 
 O conceito de "invisíveis para o mundo". 
 Gabarito Comentado

Continue navegando