Buscar

avaliação de libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	a.
	I apenas.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	V apenas
	
	d.
	I e IV
	
	e.
	III apenas.
1 pontos   
Pergunta 2
O Francês Abade L'Épée hoje em dia é conhecido como "Pai dos Surdos" devido suas grandes contribuições para língua de sinais. Entre seus feitos encontram-se a criação da primeira escola pública para surdos. Em 1799, o Instituto Nacional de Surdos-Mudos em Paris, fundado por L'Épée, começou a ser financiado pelo governo. Mais tarde foi renomeado para Instituto St. Jacques. Os seus métodos de educação espalharam-se pelo mundo, inclusive no Brasil. A língua de sinais brasileira teve sua origem na língua de sinais Francesa quando Ernest Huet, ex-aluno do Instituto veio até o Brasil iniciando a escolarização dos surdos no Rio de Janeiro.
	
	a.
	Abade L'Épéecomeçou a pesquisar grupos de surdos e observou que eles utilizavam um tipo de comunicação apoiada no canal oral-auditivo.
	
	b.
	Começou a estudar o braile e encontrou relação com a língua de sinais.
	
	c.
	Utilizou o método oralista e a quantidade de professores surdos e crianças surdas na sua escola alcançava o índice de 50%.
	
	d.
	Utilizou o método audio-lingual e a quantidade de professores surdos e crianças surdas na sua escola alcançavaíndices excelentes.
	
	e.
	Foi o primeiro a estudar uma língua de sinais usada por surdos, reconhecendo o seu valor linguístico.
Pergunta 3
A escola encaminhou Marcos (8 anos) que é surdo para fazer um psicodiagnóstico, pois há algum tempo a criança vêm manifestando comportamento agitado  e  problemas de aprendizagem,  o que prejudica no seu desempenho escolar. No relatório, a professora descreve que Marcos não consegue se interessar pelas atividades e que está sempre isolado de seus colegas.  Segundo sua mãe Marcos costuma apontar os objetos quando quer algo, usando os gestos com frequência para ser compreendido.  A mãe de Marcosdesabafa:  “ Já não  sei mais o que fazer, as pessoas dizem que meu filho é igual aos outros, e que com o tempo ele vai falar, uma vizinha também me disse que perto da nossa casa tem uma escola de crianças surdas, dessas escolas que as crianças falam com as mãos, e que talvez fosse melhor eu colocar Marcos lá pra estudar”. 
Analisando esta questão, podemos afirmar que: 
É extremamente importante que a família aprenda a língua de sinais, para educar o filho.
Marcos é uma criança isolada pelo fato de não estar entre seus pares surdos.
 A mãe de Marcos deve procurar a escola de surdos, onde a educaçãoacontecerá através do método bilíngue.
 A mãe de Marcosdeve procurar a escola de ouvintes, onde existe a inclusão, pois o fato de Marcos conviver  com pessoas ouvintes o ajudará no desenvolvimento  fala assim ele não precisará aprender a língua de sinais.
No ambiente familiar não será preciso utilização da língua de sinais, somente na escola.
Está correto o que se aplica em:
	
	a.
	I , II, VI.
	
	b.
	III e V.
	
	c.
	I, II, III.
	
	d.
	I e IV.
	
	e.
	III e IV. 
Pergunta 4
O conceitosócio-antropológico da surdez fundamenta a perspectiva bilíngue na educação dos surdos. Ao contrário do oralismo onde há a supervalorização da língua oral, o bilinguismo coloca como essencial a aquisição da língua de sinais e da língua majoritária do país, sendo a primeira natural e a segunda trabalhada como segunda língua preferencialmente na modalidade escrita. De acordo com essa perspectiva é correto afirmar que o conceito sócio-antropológico é fundamentado: 
Numa a concepção da surdez exclusivamente como um tipo de patologia audiológica, sem considerar que esta patologia determina um funcionamento sócio-cultural alternativo.
Numa concepção da surdez como marca cultural, onde os surdos possam desenvolver seu pensamento e linguagem de forma diversa da criança ouvinte.
Numa concepção da surdez exclusivamente como um tipo de problema social sem relação com sua patologia audiológica.
Numa concepção global da surdez onde a língua de sinais desempenha as mesmas funções da língua oral na criança ouvinte possibilitando a aprendizagem da escrita.
Numa concepção da surdez como diferença linguística, considerando que os surdos são capazes de aprender e interagir por meio da língua de sinais de seu país.
Está correto o que se afirma:
	
	a.
	Nas afirmativas I e II.
	
	b.
	Nas afirmativas II, III e IV
	
	c.
	Nas afirmativas I, IV e V
	
	d.
	Nas afirmativas II e III
	
	e.
	Nas afirmativas II, IV e V
1 pontos   
Pergunta 5
A Língua Brasileira de Sinais – LIBRASpode ser considerada uma língua porque: 
I- É natural das comunidades surdas , tem modalidade gestual-visual, possui regras gramaticais próprias.
II-São gestos percebidos através do canalvisual para comunicação comparáveis a mímica e pantomina.
III-É capaz de expressar ideias sutis, complexas e abstratas cumprindotodas as exigências de complexidade e expressividade de uma língua.
IV- A língua de sinais contém todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, fonologia, semântica, morfologia, sintaxe.
V- Pode ser ensinada na modalidade oral e escrita cumprindo o seu papel social de inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. 
Estão incorretas:
	
	a.
	As afirmativas I, III e IV
	
	b.
	Apenas as afirmativa II, V
	
	c.
	Apenas as afirmativas III e IV
	
	d.
	Apenas as afirmativa I, IV, V
	
	e.
	As afirmativas  II, III, V
1 pontos   
Pergunta 6
Ao contrário do que prega o senso comum, a língua de sinais não é uma língua universal, pois adquire características diferentes em cada país podendo-senotar ainda diferenças regionais dentro de um mesmo país. É comum até mesmo nos meios de comunicação de massa verificar o desprestígio desta forma de comunicação, atribuindo-lhe características semelhantes à linguagem corporal como mímica e gestos aleatórios. Identifique a alternativa que contém o significado correto para o termo LIBRAS: 
	
	a.
	Línguas de gestos do Brasil.
	
	b.
	Língua Brasileira de sinais.
	
	c.
	Línguagem de Sinais dos surdos do Brasil
	
	d.
	Língua do Brasil pelos surdos
	
	e.
	Língua de sinais da América do Sul.
1 pontos   
Pergunta 7
Na história da educação dos surdos acompanhamos três períodosdistintos que foram influenciados pela visão social sobre o surdo e a surdez culminando em práticas pedagógicas que refletiam a relação do surdo com a sociedade. Analise as afirmativas abaixo e relacione os tipos de atendimento educacional oferecido aos surdos e a visão correspondente a eles.
Ênfase na deficiência, atividades terapêuticas, individualizadas, sequenciadas e treino de habilidades funcionais fora das unidades educacionais.
Inserção dos deficientes no campo social, trabalho , família , lazer e educação, mudança de visão do surdo e aceitação da língua de sinais.
Construção de uma nova sociedade, propondo mudanças na consciência e na estruturação social, foco nas potencialidades do indivíduo. 
A-Segregação
B-Integração
C-Inclusão 
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	I/B, II/A, III/C
	
	b.
	I/A, II/C, III/B
	
	c.
	I/A, II/B, III/C
	
	d.
	I/C, II/A, III/B
	
	e.
	I/B, II/C, III/A
1 pontos   
Pergunta 8
[...] O reconhecimento da Língua de sinais traz impactos significativos na vida social e política da Nação brasileira. O provimento das condições básicas e fundamentais de acesso a Libras se faz indispensável. Requer o seu ensino, a formação de instrutores e intérpretes, a presença de intérpretes nos locais públicos e a sua inserção nas políticas de saúde, educação, trabalho, esporte e lazer, turismo e, finalmente, o uso da Libras pelos meios de comunicação e nas relações cotidianas entre pessoas surdas e não-surdas [...] 
(Extraído do texto:” Língua Brasileira de Sinais: Uma conquista Histórica” - SENADO FEDERAL , Brasília – DF, 2006.) 
De acordo com o texto acima a acessibilidade do surdo dar-se-á em diferentesesferas e níveis sociais através do intérpretede língua de sinais.  A lei que regulamenta a profissão do intérprete de Libras é a Lei nº 12.319/10.  A atividade de interpretação ocorre em diversos locais, instituições religiosas, congressos, reuniões, instituições públicas e privadas, entre outros.
Para o exercício da profissão de intérprete de língua de sinais, são necessários três requisitos básicos a saber:
	
	a.
	Proficiência na língua portuguesa, conhecimento de mundo e disponibilidade.
	
	b.
	Conhecimento sobre a surdez, proficiência na língua de sinais e bom nível cultural.
	
	c.
	Formação em nível superior, habilidade motora e visual.
	
	d.
	Formação em nível médio, habilidade visual proficiência na língua portuguesa.
	
	e.
	Conhecimento do surdo, disponibilidade e trabalho voluntário
1 pontos   
Pergunta 9
Os achados de Ciccone (1990) revelam que os profissionais que defendem esta filosofia concebem o surdo e a surdez de forma diferente dos que defendem o oralismo: o surdo não é um doente que precisa de reabilitação e a surdez  é entendida como uma marca que repercute nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo das pessoas surdas. De acordo com essa perspectiva surge uma nova proposta educacional para os surdos favorecendo a aquisição natural da língua de sinais e da língua majoritária do seu país, possibilitando o acesso a uma comunicação eficaz e completa tal qual ocorre com as pessoas ouvintes. O trecho refere-se a qual perspectiva na educação de surdos?
	
	a.
	
Oralismo
	
	b.
	Gestualismo
	
	c.
	Bilingüismo
	
	d.
	Bimodalismo
	
	e.
	comunicação total
1 pontos   
Pergunta 10
	
	a.
	Ele não entende nada.
	
	b.
	Você não está me entendendo
	
	c.
	Eu não sou  surdo
	
	d.
	Eu não estou louco
	
	e.
	Eu não sou ouvinte.

Outros materiais