A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
AULA 1 A 10 SENSSORIAMENTO

Pré-visualização | Página 1 de 3

No final do século XVIII, a Europa vivenciou a Primeira Revolução Industrial, fato que marcou o começo dos tempos modernos, sobretudo para a cartografia. A Revolução Industrial foi importante para o desenvolvimento da cartografia por que:
R: Com a geração de riquezas, foi possível um maior investimento na produção de cartas e instrumentos, que melhoraram a precisão dos trabalhos;
Acreditava-se que o mapa mais antigo, já encontrado, teria sido produzido, por volta de 2500a.C, pelos babilônios. O material foi produzido sobre uma placa de argila cozida e representa o vale de um rio, provavelmente o Eufrates. Atualmente, esse material está guardado em qual universidade?
R: Universidade de Harvard, EUA
Que permitem a localização do cidadão no espaço geográfico. Sobre a cartografia, analise as afirmativas abaixo.
I. Cartografia é uma ciência de cunho geográfico;
II. A Cartografia, desde seus primórdios, apropriou-se das técnicas de comunicação visual;
III. O veículo de interpretação imediata da Cartografia é o mapa
A(s) afirmativa (s) correta (s) é(são):
R: I, II e III
A cartografia tem como função maior a representação da superfície terrestre de forma clara e precisa, possibilitando a identificação das características geométricas, da natureza e de outras particularidades dos objetos e fenômenos observados. O órgão máximo da ciência cartográfica que estabeleceu esse importante conceito é:
R: Associação Cartográfica Internacional
Com o desenvolvimento cartográfico até os dias atuais, novas tecnologias e ferramentas foram incorporadas à pesquisa nessa área. A Cartografia pode contar com valiosos recursos, exceto:
R: Redes Sociais
Homens e mulheres do mundo inteiro já descobriram os benefícios da utilização do GPS acoplados aos veículos automotores, que permitem a localização em tempo real. A sigla GPS significa:
R: Sistema de Posicionamento Global
AULA 2:
As projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico aos cartogramas.
 A coluna da esquerda, abaixo, apresenta o nome de duas das principais projeções cartográficas; a da direita, características relacionadas a uma ou a outra dessas projeções.
R:1 - 2 - 2 - 1
As projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, ou seja, no mapa. A partir de seus conhecimentos sobre projeções cartográficas e analisando a que foi utilizada no mapa a seguir, você pode inferir que se trata da projeção:
R: Polar, adequada para representações geoestratégicas e geopolíticas
O espaço geográfico mundial conta com inúmeros países e comunidades. Na figura a seguir, observe os pontos A B e C.
Qual das opções abaixo apresenta a correta localização de UM dos pontos do cartograma?
R: Ponto A está na Latitude 0º e na Longitude 80º Oeste
Coordenadas geográficas é um conjunto de linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos vertical e horizontal. Sobre coordenadas geográficas, analise as afirmativas abaixo.
I. O equador é o principal paralelo e divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul
II. Com exceção do equador, todos os paralelos dividem a Terra em partes desiguais.
III. O meridiano de Greenwich divide a Terra nos Hemisférios Leste ou Ocidental e Oeste ou Oriental.
A(s) afirmativa (s) correta (s) é(são):
R: I e II
As projeções cartográficas são desenvolvidas para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico aos cartogramas. Observe as representações do continente africano, realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters e assinale a alternativa correta:
R: Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é se comparada aos demais continentes
Para a aplicação nos estudos de cartografia, de geoprocessamento e de sensoriamento remoto, é fundamental aprender sobre o sistema Universal Transverso de Mercator (UTM). Esse sistema é baseado na projeção cilíndrica transversa proposta nos EUA, em 1950, com o objetivo de abranger todas as longitudes. A sua contagem é bastante diferente daquela verificada no sistema de coordenadas geográfica, dividido em graus. No sistema UTM, a contagem dos fusos da projeção UTM se inicia onde?
R: Do antemeridiano de Greenwich;
AULA 3:
Uma madame, viciada em consumo, está no início de uma avenida e deseja ir até o shopping center que se situa no final dessa avenida.
De posse da planta da cidade, ela quer saber exatamente quantos metros terá de andar até chegar ao shopping center, sabendo que a planta da cidade está representada na escala 1:10.000 e que a distância do ponto que a consumidora está até o shopping center representado mede 10 cm. Assim, elaterá de andar:
R: 1000 metros
Escala cartográfica é uma relação matemática que existe entre as dimensões reais e aquelas da representação da realidade contidas em um mapa ou globo. Se, em uma carta, na escala 1:200.000, a distância em linha reta entre duas cidades for de 10 cm, no terreno essa distância será de:
R:20 km
Imagine-se dentro de um avião, observando a paisagem abaixo. À medida que o avião vai subindo e, portanto, ficando mais distante, os elementos da paisagem vão se tornando menores e alguns detalhes vão desaparecendo. Por outro lado, quanto mais distante estiver o avião maior é a área da superfície terrestre que pode ser observada. Este aspecto pode ser verificado através da representação do Rio de Janeiro nas imagens de satélite, que indicam:
Na imagem A, de menor escala, a área representada é maior.
Na imagem B, de maior escala, o tamanho dos objetos é maior.
A imagem B, de maior escala, fornece mais detalhes.
R: I, II e III
Uma carta topográfica do IBGE em formato digital foi ampliada ao ser impressa. Sua escala original era de 1:50.000. A distância entre duas cidades nessa escala é de 12 cm, mas, na carta impressa, a distância passou a ser de 25 cm. Qual é a escala numérica da carta após a impressão? R: 1:24.000
Em uma carta topográfica, o comprimento de uma ferrovia em uma carta topográfica é igual 7cm. No terreno, a mesma ferrovia cartografada possui 5,95 km de extensão.
 A escala da carta em questão é igual a:
R: 1:85.000
A escala é a relação existente entre as medidas do mapa e as medidas reais, ou seja, as medidas do terreno. Todo mapa é feito de acordo com uma escala, que indica quantas vezes as medidas reais foram diminuídas.
 A escala que é expressa por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa e o denominador, a distância na superfície real, é chamada de:
R: Escala numérica
AULA 4:
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
 De qual ramo do conhecimento científico ciência, o geoprocessamento pertence?
R: Geomática
A introdução do geoprocessamento no Brasil inicia-se a partir do esforço de divulgação e formação de pessoal feito pelo prof. Jorge Xavier da Silva (UFRJ), no início dos anos 80. Os termos geoprocessamento e sistema de informação geográfica têm sido utilizados equivocadamente como sinônimos. Nesse sentido, assinale a alternativa que não corresponde a uma tecnologia utilizada no geoprocessamento.
R: Pergamum
Dentre os vários sistemas que fazem parte do Geoprocessamento, destaca-se o SIG ou GIS, o sistema que reúne maior capacidade de processamento e análise de dados espaciais. Sobre o SIG, analise as afirmativas abaixo:
I. O SIG é representado apenas por software, como o ARCGIS ou o IDRISI, que auxiliam na identificação dos pontos na superfície terrestres;
II. O SIG é composto por softwares e também por metodologias aplicadas, dados a serem coletados e tratados, hardwares específicos, como por exemplo, scanners e coletores de dados GPS e recursos humanos;
III. Através do SIG, você pode ter essa

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.