Buscar

direito empresarial IV simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201102168141)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O artigo 3 da Lei 11.101/2005 diz que é competente para conhecer o pedido de falência, decretá-la e processá-la é o juiz do local em que está situado o principal estabelecimento da sociedade empresária devedora no Brasil. Entende-se por principal estabelecimento:
		
	 
	o local da matriz ou qualquer filial da empresa;
	 
	é definido de acordo com o volume de negócios e de onde essa empresa é administrada;
	
	o endereço da matriz constante no contrato social ou estatuto;
	
	é eleito pelo devedor no momento do pedido.
	
	o domicílio do devedor.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102168164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo de acordo com as disposições comuns à recuperação judicial e à falência, indicando a alternativa correta: I - Não são exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência as obrigações a título gratuito; II - Não é permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista, inclusive as impugnações a que se refere o art. 8o da Lei 11.101/2005, serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentença. III - As execuções de natureza fiscal não são suspensas pelo deferimento da recuperação judicial, ressalvada a concessão de parcelamento nos termos do Código Tributário Nacional e da legislação ordinária específica.
		
	
	apenas a I;
	
	apenas a I e II;
	
	apenas a II e III;
	 
	apenas a I e III;
	
	apenas a II;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102168137)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os princípios emanados pela Lei 11.101/2005, analise as afirmativas abaixo: I - Retirada do mercado de sociedades ou empresários não recuperáveis: caso haja problemas crônicos na atividade ou na administração da empresa, de modo a inviabilizar sua recuperação, o Estado deve promover de forma rápida e eficiente sua retirada do mercado, para evitar o agravamento dos problemas e da situação dos que negociam com empresas ou empresários com dificuldades insanáveis. II - Proteção aos trabalhadores: os trabalhadores, por terem como único ou principal bem sua força de trabalho, devem ser protegidos, não só com precedência no recebimento de seus créditos na falência e na recuperação judicial, mas com instrumentos que, por preservarem a empresa, preservem também seus empregos e criem novas oportunidades para desempregados. III - Redução do custo do crédito no Brasil: conferir segurança jurídica à atividade econômica, com garantias e normas precisas sobre a ordem de classificação de créditos na falência, para incentivar investimentos a custo menor nas atividades produtivas e estimular o crescimento econômico. Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	I, II e III.
	
	apenas II;
	
	apenas II e III
	
	apenas I e III;
	
	apenas I e II;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102624327)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	( Questão de concurso/não autoria) Assinale a alternativa incorreta. Nos termos da Lei 11.101/05, na hipótese de requerer a recuperação judicial, pode-se afirmar que:
		
	
	não tem legitimidade para obter o benefício quem já o obteve há menos de 5 anos;
	
	se o sócio controlador tiver sido condenado por crime falimentar;
	 
	são legitimados para o pedido apenas as sociedades empresárias e não o empresário individual, uma vez que foi substituído pela EIRELI.
	
	pode ser requerida pelos herdeiros do devedor;
	 
	apenas poderá ser requerida por empresário ou sociedade empresária que tenham atividade superior a 10 anos, mesmo que não registrada na junta comercial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102168166)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as normas de Direito Falimentar relativas às disposições comuns à recuperação judicial e a falência, analise as afirmativas abaixo indicando a alternativa correta: I - distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial não previne a jurisdição para qualquer outro pedido de recuperação judicial ou de falência, relativo ao mesmo devedor. II - As execuções de natureza fiscal não são suspensas pelo deferimento da recuperação judicial, ressalvada a concessão de parcelamento nos termos do Código Tributário Nacional e da legislação ordinária específica. III - Independentemente da verificação periódica perante os cartórios de distribuição, as ações que venham a ser propostas contra o devedor deverão ser comunicadas ao juízo da falência ou da recuperação judicial.
		
	
	apenas I e II;
	
	apenas I;
	
	apenas III.
	
	apenas II
	 
	apenas II e III;

Outros materiais