Buscar

o carteiro e o poeta

Prévia do material em texto

A longa metragem “O Carteiro e o poeta” possui grande ligação com o texto “As relações culturais” sendo possível fazer uma ligação de conteúdo entre ambos. De forma geral e abrangente, tanto o filme quanto o texto possuem como aspecto central a cultura; o texto de maneira mais detalhada consiste em expor as diversas maneiras de cultura e suas relações com a sociedade, já o filme retrata a manifestação cultural do poeta, que em seu dom apropria-se das metáforas para expor suas mensagens internas. Tanto Pablo quanto o carteiro italiano de forma metafórica são condutores das palavras. 
De acordo com o conteúdo explícito no texto “As relações culturais”, cultura é no sentido amplo e antropológico tudo aquilo que o homem faz, seja uma produção material ou espiritual, seja pensamento ou ação; já no seu sentido estrito, caracteriza-se como a produção intelectual de um povo, expressa nas produções filosóficas, científicas, artísticas, religiosas, literárias, em resumo nas suas manifestações espirituais. Pablo Neruda enquadra-se nessas definições, pois é detentor do conhecimento e da produção literária, que por sua vez exige rigor em suas elaborações; seu amigo, o carteiro, por sua vez também tem sua manifestação cultural, embora seja diferenciada da cultura que Neruda produz. Afinal existem variações nas formas de representação e produção cultural, são elas: cultura erudita, cultura popular, cultura popular individualizada e cultura de massas. Essa última, grande parte objetiva a alienação de seus “admiradores”.
A grande admiração que Mario sentia por Pablo, o encaminhou para um percurso de aprendizagem no qual aos poucos auxiliava na formação do amigo carteiro, resultando em pensamentos mais ordenados e conscientes. Outra grande contribuição que o escritor fornece ao Mario é a migração do senso comum para um nível intelectual mais elevado. Fica evidente a separação de classes no filme, de um lado os trabalhadores intelectuais e do outro os manuais; esses últimos geralmente são excluídos do acesso aos bens culturais e, quando eles se apropriam prevalece o consumo da cultura dominante. 
	O filme é uma ótima opção de análise, tanto para as questões culturais quanto para apreciação; outros aspectos que chamam atenção são sobre a veracidade da vida de Pablo Neruda, que foi exilado e mandado para viver em uma ilha, dessa maneira fica em evidência as relações de poder estabelecida na vida do escritor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes