Buscar

QUESTÃO1 Mat const

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO: 1 - TEMPO UTILIZADO:
	
Em relação aos agregados de pavimentação rodoviária, considere:
I) É o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego (de 60 a 1,50 m de profundidade).
II) O agregado, quando usado no preparo do subleito, é a pedra britada 1, proveniente diretamente da pedreira. Pode ser usado também o rachão, principalmente para a correção da plasticidade excessiva do solo.
III) O agregado para o esqueleto das bases é a pedra britada originada da rocha. É característica importante para que os grãos sejam capazes de suportar os esforços de rolagem sem perder as arestas, permitindo um melhor empacotamento. Nessa camada, o agregado não deve conter material fino.
IV) O CBUQ (Concreto Betuminoso Úmido à Quente) é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um agregado orgânico (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados é realizada à úmido em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados, onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibro acabadora. Após seu lançamento, a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.
V) O solo brita é uma mistura de material natural e pedra britada. Usado quando o solo disponível (geralmente areno-argiloso) apresenta deficiência de agregado graúdo (retido na # 10). A pedra britada entra na mistura para suprir esta deficiência, aumentando as características de resistência do material natural.
Quanto às afirmações anteriores:
	
	
	As afirmações I, III e V estão corretas.
	
	
	As afirmações II e V estão corretas.
	
	
	As afirmações I, II e IV estão corretas.
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	As afirmações I e IV estão corretas.
	 QUESTÃO: 2 - TEMPO UTILIZADO:
	
“Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, e a propiciar aos usuários melhoria nas condições de rolamento, com conforto, economia e segurança. O revestimento asfáltico é a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento (conforto e segurança). Os diversos materiais que podem constituir esse revestimento são objeto deste livro. As tensões e deformações induzidas na camada asfáltica pelas cargas do tráfego estão associadas ao trincamento por fadiga dessa camada. Ela ainda pode apresentar trincamento por envelhecimento do ligante asfáltico, ação climática etc.”.
O trecho acima é parte do capítulo 1 do livro PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, formação básica para Engenheiros, Rio de Janeiro, 2008. Este livro foi escrito por 4 engenheiros com alta especialização em asfaltos e que tiveram apoio da Petrobrás.
Em relação aos agregados para pavimentação asfáltica, analise conforme embasamentos do trecho do livro e com os estudos realizados em trabalho bimestral a seguir.
Os agregados são utilizados também em pavimentação rodoviária. Assim sendo, considere as afirmações a seguir:
I) O agregado usado no preparo do subleito é a bica corrida, proveniente diretamente da pedreira. Usa-se também o pó de pedra para correção de solos altamente plásticos.
II) No concreto betuminoso, são características importantes do agregado a adesividade e a distribuição granulométrica.
III) O fíler é usado em uma proporção de 5 a 10%, na engorda de betumes fluídos, evitando que o revestimento de ruas e estradas amoleça em dias de muito calor.
IV) Para obter agregados com curva granulométrica necessária ao perfeito desempenho do concreto betuminoso, misturam-se, em proporções calculadas, frações de diferentes graduações, às quais chamamos de brita graduada.
V) No concreto betuminoso, a brita é o agregado e o betume é o aglomerante.
 
Pode-se dizer, então, que:
	
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	
	As afirmações I e V estão corretas.
	
	
	As afirmações I e IV estão corretas.
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	As afirmações II e V estão corretas.

Continue navegando