Buscar

Trabalho de Neuroanatomia

Prévia do material em texto

Trabalho de Anatomia III
 sobre o Diencéfalo
Data: 27/10/2015
Diencéfalo
Estruturas anatômicas
Tálamo:
Aderência Intertalâmica
Hipotálamo:
Sulco Hipotalâmico
Infundíbulo Hipofisário
Hipófise
Quiasma óptico
Tuber Cinéreo
Corpos Mamilares
Epitálamo:
Glândula Pineal
Subtálamo
Zona Incerta
Campos de Forel
Substancia Negra
Pedunculopontino
Conceitos
Tálamo: duas massas volumosas e ovóides de substancia cinzenta, unidas entre si pela aderência intertalâmica.
Aderência Intertalâmica: une as duas porções do tálamo entre si.
Hipotálamo: situado na base do cérebro.
Sulco Hipotalâmico: divide o tálamo do hipotálamo.
Infundíbulo Hipofisário: ligação entre a hipófise e o hipotálamo.
Hipófise: glândula endócrina situada na parte inferior do cérebro. Uma de suas funções é a regulação de outras glândulas. 
Quiasma Óptico: cruzamento das fibras da metade nasal da retina.
Tuber Cinéreo: área da superfície inferior do hipotálamo.
Corpos Mamilares: formação do hipotálamo, contem os núcleos mamilares e faz parte de conexões com o sistema límbico. 
Glândula Pineal: produção da melatonina, que é derivada da serotonina, hormônio que afeta a modulação do padrão sono/vigília. 
Terceiro Ventrículo: envolve a aderência intertalâmica, de forma que fique entre as duas porções do tálamo e hipotálamo.
Cápsula Interna: Separa a face lateral do tálamo do telencéfalo.
Funções
Tálamo: Relacionado a sensibilidade, motricidade e memória.
Funções sensoriais
Funções motoras
Comportamento emocional
 
 Comprometimento: Síndrome de Déjerine Roussy, perda de sensibilidade tátil, térmica e dolorosa profunda. Anestesia no hemicorpo contralateral da área lesada.
Hipotálamo: Relacionado ao controle da atividade visceral.
Regulação do SNA
Regulação do Sistema Endócrino
Regulação da ingestão de alimentos
Regulação da ingestão de líquidos
Regulação da diurese
Regulação da temperatura corporal 
Regulação do comportamento emocional
Integrador do comportamento sexual
Controle do sono e vigília
 Comprometimento: Obesidade Hipotalâmica, complicação de extensas lesões hipotalâmicas que podem provocar alterações metabólicas.
Epitálamo:
Parte endócrina 
Glândula Pineal, produção da melatonina, junto com o hipotálamo controla o ritmo circadiano e as demais glândulas endócrinas.
Parte nervosa 
Habênulas: conexão do sistema límbico ao mesencéfalo.
Comissura das Habênulas
Comissura Posterior: limite anatômico entre o mesencéfalo e o diencéfalo, fibras relacionas ao reflexo (pupilar) consensual.
 Comprometimento: Glândula Pineal, síntese de melatonina, que esta diretamente ligada ao Mal de Alzheimer.
Subtálamo: Relacionado com o controle da motricidade voluntária.
Funções motoras somáticas
 Comprometimento: Hemibalismo, movimentos involuntários das extremidades, muito violentos, até durante o sono, que podem levar a exaustão, pois são incontroláveis e intensos.
Caso Clínico
Paciente J.C.O, 58 anos, masculino, casado, caucasiano, motorista de ônibus, tabagista (+/- 30 cigarros/dia), sobrepeso, hipertenso em uso irregular de anti-hipertensivos (hidrocloritiazida 1X dia e captopril 25mg 3X dia). Sr. J.C.O mora com a esposa e duas filhas, uma menor e a outra possui três filhos menores que são providos pelo Sr. J.C.O, o mesmo leva vida sedentária e não possui hábitos alimentares saudáveis. Ele chega à emergência do hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre com queixa de desconforto e ardência no lado esquerdo da língua, nega engasgos ou pirose. Também refere perda de sensação do topo da nuca até a ponta do pé manifestada através da diminuição da sensação tátil e gustativa com déficit motor no hemicorpo esquerdo, com perda de memória com início há mais ou menos seis horas. Ao exame físico não apresentou alterações na cavidade oral. Após realização de ressonância nuclear magnética (RNM) a equipe conclui quadro de acidente vascular encefálico isquêmico localizado hemisfério direito, região do diencéfalo, precisamente na região talâmica. Após cinco dias de internação o paciente J.C.O recebeu alta. O paciente no momento da alta não deambula sozinho, alimenta-se com o membro superior direito, tem recuperado parte da memória perdida e apresenta sensível melhora na área sensitiva perdida com bom prognóstico.
 
A importância da Fisioterapia
Atua na reabilitação funcional do indivíduo, com o objetivo de auxiliar e possibilitar o retorno às suas AVDs e ao convívio social. Maximizar a capacidade funcional, evitar complicações secundárias, normalizar o tônus muscular, manter ou ganhar ADM e força muscular, equilíbrio e marcha, prevenir contraturas e deformidades, auxiliar no reaprendizado motor.
A reabilitação varia de acordo com o quanto o sistema nervoso central foi afetado e das sequelas sensório-motoras que o indivíduo apresentar. A fisioterapia reabilitadora também será importante na adaptação do paciente e dos familiares à nova rotina, que em alguns casos o paciente torna-se dependente fisicamente, também a observação do ambiente onde ele mora.
Podem estar presente uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro e médico, para se ter maior eficiência no tratamento, como em caso de problemas psicológicos, em especial a depressão.
O processo de reabilitação se inicia ainda na fase hospitalar, no auxilio, prevenção ou recuperação das complicações respiratórias e motoras. Quando o paciente estiver mais estável e ciente de sua condição física, inicia-se o tratamento de mobilização e fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e estímulos para o restabelecimento sensorial.
Este é um trabalho gradativo, que a cada avanço e melhora do paciente, podem-se aumentar os exercícios e suas amplitudes, conforme as técnicas usadas para alcançar o objetivo.
O uso de faixa elástica, borracha, bolinhas e iniciando com baixa intensidade, cadeia fechada.
 A recuperação completa ou parcial do paciente depende da atuação precoce e eficaz do tratamento, do tipo e da localização da lesão, pois pode afetar estruturas vitais à sobrevida.
O tempo de tratamento fisioterapêutico vai depender das seqüelas sensório-motoras. Geralmente acontece uma hemiplegia ou hemiparesia, do lado do corpo contralateral a localização da lesão cerebral. A recuperação é satisfatória quando o indivíduo consegue ter autonomia nas suas atividades diárias, com a melhora da força muscular e do equilíbrio corporal. Quando o paciente consegue obter esse nível de independência e recuperação, ele recebe alta do atendimento.
Referências
- http://www.cinapce.org.br/index.php/br/noticia/408-tatiana-venancio
- http://fisioterapiamanual.com.br/blog/artigos/avc-acidente-vascular-cerebral/
- http://anatpat.unicamp.br/neuroanatdientelcoronais-2.html
- https://www.dropbox.com/s/dvd2875wq6wkdd7/aula8_estrutura-do-diencefalo.pdf?dl=0&oref=e&n=465799206
- https://www.youtube.com/watch?v=nfCWTzwzPPw
- https://www.youtube.com/watch?v=SmEdet1Rdm4
- http://www.medicinageriatrica.com.br/2012/08/03/sindrome-dolorosa-talamo-sindrome-talamica/
- http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=677&categoria=11
- http://www.drbayma.com/a-glandula-pineal-tambem-chamada-de-casa-do-espirito/
 
Estudo Dirigido sobre Diencéfalo
1. Qual a localização do Diencéfalo e quais suas divisões?
O Diencéfalo se localiza superior ao mesencéfalo e inferior do cérebro. É dividido em Tálamo, Hipotálamo, Epitálamo e Subtálamo.
2. Quais as funções do Tálamo?
	Relacionado ao Sistema Límbico, a sensibilidade, motricidade e memória, função visual e auditiva, processamento da memória, propriocepção. 
3. Quais as funções do Hipotálamo?
	Relaciona-se com a área límbica e controle das funções viscerais. Regulação da temperatura corporal, comportamento emocional, ritmo circadiano, regulação da diurese e da ingestão de alimentos e hídrica.
4. Qual a importância doatendimento de Fisioterapia no paciente de AVE?
A importância é porque atua na reabilitação funcional do individuo, marcha, ampliar ou manter as ADMs, força muscular, equilíbrio, auxilia a retornar as suas AVDs e convívio social, atua também na adaptação do ambiente e dos familiares as novas rotinas do paciente.
5. A partir de que momento a Fisioterapia pode ser indicada?
A reabilitação se inicia ainda na fase hospitalar e se mantém até que os objetivos sejam alcançados, que vai depender da lesão e sequela no paciente.
Estudo Dirigido sobre Diencéfalo
1. Qual a localização do Diencéfalo e quais suas divisões?
2. Quais as funções do Tálamo?
3. Quais as funções do Hipotálamo?
4. Qual a importância do atendimento de Fisioterapia no paciente de AVE?
5. A partir de que momento a Fisioterapia pode ser indicada?

Continue navegando