Buscar

Dir. Adm. II Trabalho

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO II
PROFESSOR: ANDRÉ GUEDES RODRIGUES
ALUNO:________________________________________________________________
1- (OAB – 38ª Edição) A União intentou, por interesse social, para fins de reforma agrária, ação de desapropriação parcial contra Carlos, proprietário rural, tendo a área remanescente da propriedade, cujo valor era inferior ao da parte desapropriada, ficado, segundo Carlos, substancialmente prejudicada quanto à possibilidade de exploração econômica.
Nessa situação hipotética, dado o caráter sumário do procedimento e considerando-se que a petição inicial tenha atendido aos requisitos do Código de Processo Civil, com oferta de preço e instrução com os documentos indispensáveis à propositura da ação, o que Carlos poderia requerer em seu favor, ao contestar a ação, para evitar permanecer com a parte inútil de suas terras? Justifique sua resposta.
Poderá requerer o direito de extenção, que é o direito que o expropriado tem de pedir que a desapropriação e a indenização alcancem a totalidade do bem, quando este ficar esvaziada de utilidade e conteúdo econômico.
2- O Defensor Público em atuação na Comarca de Rio das Flores é procurado em seu órgão de atuação por “A”, que lhe narra ser proprietário de um terreno onde hoje existe uma praça pública municipal, cuja execução das obras foi iniciada e encontra-se paralisada há aproximadamente 3 (três) anos. Analisando o caso, comprova-se a titularidade do domínio da referida área e que inexiste declaração expropriatória pelo poder público municipal. Pergunta-se: existe algum direito a ser postulado judicialmente? Justifique sua resposta.
Sim, existe o direito de o particular ajuízar ação posserória em face do Estado, pois foi feito a desapropriação indireta da propriedade do particular, porém não será cabível a reintegração, mas sómente perdas e danos, pois a área já foi afetada ( construção de praça pública).
3- (OAB – FGV) No curso de uma inundação e do aumento elevado das águas dos rios em determinada cidade no interior do Brasil, em razão do expressivo aumento do índice pluviométrico em apenas dois dias de chuvas torrenciais, o Poder Público municipal ocupou durante o período de 10 (dez) dias a propriedade de uma fazenda particular com o objetivo de instalar, de forma provisória, a sede da Prefeitura, do Fórum e da Delegacia de Polícia, que foram completamente inundadas pelas chuvas. 
Diante da hipótese acima narrada, identifique e explicite o instituto de direito administrativo de que se utilizou o Poder Público municipal, explicando ainda se o proprietário terá direito a indenização.
Ocupação temporária. O particular terá direito a indenização quando a ocupação for vinculada a uma futura desapropriação. Neste caso o pagamento de indenização será obrigatório (art. 36, decreto lei 3365/41). Nos demais casos a regra é da ausência de indenização, salvo se o proprietário comprovar efetivo prejuízo.
4- O Poder Público lançou mão, urgente e transitoriamente, de um prédio de três andares, pertencentes a João Silva, empresário do ramo de equipamentos de incêndio, para atender demanda de perigo iminente. 
Diante da hipótese acima narrada, identifique e explicite o instituto de direito administrativo de que se utilizou o Poder Público, explicando ainda se o proprietário terá direito a indenização.
Requisição. Haverá indenização posterior, se houver dano.
5- Diferencie autointervenção própria de autointervenção imprópria. Apresente um exemplo para cada.

Continue navegando