Buscar

SISTEMA URINÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA URINÁRIO
	O sistema urinário é o responsável pela formação e eliminação da urina, e pelo equilíbrio hidroeletrolítico do organismo. Composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra.
	Os rins, segundo Pastore (2010), “estão localizados junto à parede a parede abdominal posterior, de cada lado da coluna vertebral”. São dois, em formato de feijão e cor marrom avermelhada, revestidos por uma capsula fibromuscular fina, deslizante. Possui faces anterior e posterior e, seus polos, superior (glândula suprarrenal, que faz parte do sistema endócrino) e inferior. O rim direito relaciona-se com o fígado, duodeno e colón ascendente. Já o esquerdo, relaciona-se com o estomago, pâncreas e colón descendente. Na borda medial interna possui o Hilo renal, por aonde chega à artéria renal e saem às veias renais e o ureter. Cada rim é composto por uma camada externa chamada de córtex e uma camada interna chamada de medula.
Fonte: http://images.slideplayer.com.br/3/1267595/slides/slide_4.jpg acessada 03/04/2016 - Às 19:00.
	Conforme Imagem [ACRESCENTAR NÚMERO DA IMAGEM], no córtex se encontram os néfrons, que são as unidades funcionais dos rins responsáveis pela filtração e formação da urina. Na medula estão as pirâmides medulares, ou de Malpighi e logo no ápice da pirâmide há uma papila renal que se encaixa no cálice menor, este que por sua vez reúne-se ao cálice maior, formando a pelve renal. Após isso, o ureter leva a urina da pelve até a bexiga. 
Explicando um pouco mais do funcionamento dos néfrons, estes se constituem de Glomérulo, túbulo contornado proximal, alça de henle e tubo contornado distal. As artérias renais penetram o rim pelos hilos renais e vão dividindo-se em artérias menores, denominadas de arteríolas, até chegarem aos néfrons. Cada néfron recebe uma arteríola aferente, a qual traz o sangue que passará pelos seguintes processos fisiológicos:
Fonte da imagem: http://www.biomedicinapadrao.com.br/2013/12/entendendo-o-que-e-filtracao-reabsorcao.html - acessado 03/04/2016 às 19h15
Filtração: As substancias saem da arteríola aferente e passam para a cápsula de Bowman, formando um tufo de capilares, onde ocorre a filtração. O sangue filtrado passa para a arteríola eferente e, o que foi filtrado passa para o túbulo proximal, alça de henle, tubo contornado distal e duto coletor, tornando-se enfim urina.
Reabsorção: Neste processo, recupera-se o que foi filtrado, porém, é essencial para o organismo. Acontece principalmente no túbulo proximal do néfron. Exemplos de moléculas a serem recuperadas: aminoácidos, glicose, água, sódio, etc.
Secreção: Neste processo são removidas moléculas que precisam ser eliminadas, mas não são filtradas. Ocorre da capilar peritubular para os túbulos. 
Após esses procedimentos no néfron, o sangue das arteríolas eferentes passa para as vênulas renais, distribuindo-se nas veias maiores. Logo sai do rim pela veia renal e vai para a veia cava inferior, que leva o sangue venoso para o coração para o processo de circulação pequena. Já a urina, passa dos túbulos para as pirâmides de Malpighi, depois para os cálices renais que desembocam na Pelve renal, também conhecida como Bacinete. Do bacinete, a urina deixa o rim pelo ureter e vai para a bexiga. A bexiga armazena a urina até ser eliminada pela uretra.
Fonte: http://escolakids.uol.com.br/public/upload/image/sistemas.jpg - acesso 03/0402016 às 19h40min
O ureter é o tubo muscular que liga o rim a bexiga. Realiza movimentos peristálticos que a urina caminhe em direção à bexiga. Localiza-se na região abdominal e pélvica.
A bexiga varia seu tamanho conforme tamanho da pessoa e idade. Situa-se um pouco mais inferiormente nas mulheres, devido ao útero. Seus óstios são os ureterais esquerdos e direitos e o óstio interno da uretra.
A uretra é um tubo fino, que serve para a passagem da bexiga para o exterior do organismo. Nos homens, a uretra é maior do que nas mulheres, pois passa na próstata e percorre todo o corpo do pênis, tendo cerca de 20 cm. Também, no homem, por passar na próstata, a uretra serve como via de passagem para o líquido seminal. Nas mulheres tem cerca de Quatro cm e passa da bexiga até o óstio externo da uretra, que se localiza entre os lábios menores, abaixo do clitóris.
Referencias bibliográfica
http://www.biomedicinapadrao.com.br/2013/12/entendendo-o-que-e-filtracao-reabsorcao.html
PASTORE, C. A. ABDALLA, I. G. Anatomia e Fisiologia para Psicólogos.
SLIDES FISIOLOGIA – Christiane Strauss – Sistema Urinário

Outros materiais