Buscar

Trabalho de fisiologia testículos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Fisiologia
Profª: Daiane Barboza
Ano/Semestre: 2015/2
Alunos: Paula Fernanda; Renata Floriani; Stephanie Apolinario; Vanessa Ventura e Verônica Ribeiro.
Testículos 
Os testículos, também chamados de gônadas, são glândulas sexuais masculinas. Eles estão localizados atrás do pênis em uma bolsa de pele chamada bolsa escrotal. Os testículos produzem espermatozóides e testosterona. Essas glândulas são localizadas fora do corpo para que os espermatozóides se desenvolvam, há a necessidade que os testículos mantenham uma temperatura alguns graus abaixo da temperatura normal do corpo.
Espermatogênese
A espermatogênese ocorre em todos os túbulos seminíferos durante a vida sexual ativa, em consequência da estimulação dos hormônios gonadotrópicos da hipófise anterior; começa em média, aos 13 anos de idade e prossegue durante a maior parte da vida, porém, diminui acentuadamente na velhice.
Durante a puberdade, os testículos crescem para dar início à espermatogênese. O seu tamanho depende da produção de esperma (quantidade de espermatogênese sendo feita nos testículos), fluido intersticial e produção de fluido das células de Sertoli.
Após a puberdade, o volume dos testículos pode ser aumentado em até 500% se comparado com o tamanho antes da puberdade.
As células germinativas dentro dos túbulos seminíferos (células de Sertoli) produzem espermatozóides. Os espermatozóides atingem o epidídimo quando estão maduros, eles são estocados lá por algumas semanas até que eventualmente movam-se para o ducto deferente para serem combinados com as secreções da próstata e vesículas seminais formando assim o sêmen ou esperma. 
O processo todo demora aproximadamente 7 semanas. 
 São produzidos dois hormônios pela adeno-hipófise que agem sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona.
 Esses hormônios são:
 Hormônio folículo-estimulante (FSH) 
 Hormônio luteinizante (LH)
 
 No homem, o hormônio luteinizante também pode ser chamado de hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH), porque age estimulando as células intersticiais, ou de Leydig, a produzirem testosterona.
Testosterona, o hormônio sexual masculino, é essencial para o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos, promove a descida dos testículos para a bolsa escrotal e caracteres sexuais secundários como: pelos no corpo e face, voz grossa, musculatura mais desenvolvida.
 Sem a quantidade necessária de testosterona, o homem perde o vigor sexual, pode apresentar fraqueza, depressão, fogachos e osteoporose.
Se houver ausência desse hormônio, ou a falta de receptores compatíveis a ele nas células do embrião, o sexo que se desenvolverá será o feminino.
Epidídimos: Responsáveis pelo armazenamento e maturação dos espermatozóides.
Canais Deferentes: São muito delgados e conduzem os espermatozóides dos testículos às vesículas seminais.
Vesículas Seminais: Produzem uma secreção nutritiva para a sobrevivência dos espermatozóides.
Próstata: Produz o líquido prostático – secreção que facilita o movimento dos espermatozóides juntamente com a secreção das vesículas seminais formando o esperma.
Escroto: Espécie de bolsa cuja função é a de proteger os testículos que se encontram no seu interior.
A testosterona com o passar dos anos, sua quantidade também cai nos homens, quando eles passam pela chamada andropausa. O problema é homens com esse hormônio em menor quantidade estão em maior risco de saúde, principalmente doenças do coração. 
Curiosidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais