Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA . AV APREND.

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	
	Simulado: CCJ0107_SM_201509175237 V.1 
	Aluno(a): ALESSANDRA DE MORAES RIBEIRO
	Matrícula: 7
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 20/05/2016 12:16:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201509222949)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
Um brasileiro de 34 anos que reside na França, com dois filhos franceses e divorciado há dois anos, uma vez por ano vem ao Brasil visitar seus parentes. Por exigência das leis francesas ele suspendeu seu título de eleitor no Brasil. Em relação ao Brasil, este indivíduo faz parte:
		
	
	 
da população
	
	da popularidade.
	 
	 
da nação
	
	 
do povo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509214532)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com pertinência ao Estado, ao Estado Federal e à Federação brasileira, indique a alternativa INCORRETA dentre as que se seguem:
		
	
	O Estado Federal, como expressão do Direito Constitucional, nascido com a Constituição norte-americana de 1787, baseia-se na união de coletividades políticas autônomas;
	 
	A secessão, como instituto típico do Estado Federal, permite a que os Estados Federados se desliguem da estrutura federativa;
	
	Constituem elementos integrativos do Estado o povo, o território, o Poder Público, a soberania e a finalidade;
	
	A secessão político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos.
	
	A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509826647)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nem todo governo é soberano. De acordo com Rousseau, a soberania é inviolável e é um corpo moral. Ainda de acordo com o autor, as leis civis e políticas devem garantir:
		
	
	a violência.
	 
	a liberdade.
	
	a privação.
	
	a vida do mais forte.
	
	a vida em estado de natureza.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509802646)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos aspectos gerais que caracterizam as formas de Estado, podemos afirmar que: I ¿ Todos os Estados unitários que ainda subsistem em nossa contemporaneidade são todos centralizados, sem qualquer tipo de repartição político-administrativa. II - Por definição, o Estado Federal é aquele no qual está assegurada, em Constituição, autonomia político-administrativa às partes descentralizadas (Estados-membros, Províncias, territórios etc.). III - Em uma CONFEDERAÇÃO, os Estados que a compõem instituem um órgão político, de caráter diplomático, composto de representantes de cada Estado, com a função de tomar decisões de interesse comum. Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Todas as afirmativas estão ERRADAS.
	 
	Somente a afirmativa I está ERRADA.
	
	Todas as afirmativas estão CORRETAS.
	
	Somente a afirmativa III está ERRADA.
	
	Somente a afirmativa II está CORRETA.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509802647)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em ciência política, o sistema de governo é a maneira pela qual o poder político é dividido e exercido no âmbito de um determinado Estado. Assim, no que se refere à questão da divisão e do exercício do poder político no contexto de um Estado qualquer, é CORRETO afirmar que:
		
	
	No sistema de governo presidencialista, a chefia do poder executivo é exercida de forma colegiada pelo presidente, pelo vice-presidente e pelos ministros de Estado.
	
	Tanto no presidencialismo, como no parlamentarismo, a sucessão na chefia de Estado se baseia em critérios de hereditariedade.
	 
	De um modo geral, nos sistemas parlamentaristas, o chefe de Estado não participa das decisões políticas, exercendo a função de representação do Estado, sendo o Chefe de Governo considerado figura política central, pois é ele que exerce a chefia do poder executivo.
	
	O tema da divisão e do exercício do poder político pela via de um sistema de governo qualquer acaba por se confundir com as questões relacionadas às formas de Estado.
	
	No presidencialismo, o Presidente da República exerce as funções de chefe de Estado, enquanto que o vice-presidente exerce as funções de chefe de Governo.

Continue navegando