Buscar

Como podemos definir o institucionalismo discursivo? Para esse institucionalismo, as instituições no geral são constituídas em perspectiva social e...

Como podemos definir o institucionalismo discursivo?
Para esse institucionalismo, as instituições no geral são constituídas em perspectiva social e cultural.
O institucionalismo discursivo compreende a ciência política como desprovida de lastro empírico e metodológico.
O institucionalismo discursivo ignora o papel comunicacional do discurso, centrando-se aqui nas motivações, ou seja, parte-se de um individualismo metodológico que compreende os atores como maximizadores de aptidão.
Esse institucionalismo parece adequado para explicar mudanças, mas inadequado para cenários estáticos como dos demais institucionalismos.
Esse institucionalismo parte da ideia de que os discursos dos agentes têm motivações auto interessadas, em um diapasão no qual os sujeitos estão interessados em maximizar os ganhos e diminuir os custos.
a. Para esse institucionalismo, as instituições no geral são constituídas em perspectiva social e cultural.
b. O institucionalismo discursivo compreende a ciência política como desprovida de lastro empírico e metodológico.
c. O institucionalismo discursivo ignora o papel comunicacional do discurso, centrando-se aqui nas motivações, ou seja, parte-se de um individualismo metodológico que compreende os atores como maximizadores de aptidão.
d. Esse institucionalismo parece adequado para explicar mudanças, mas inadequado para cenários estáticos como dos demais institucionalismos.
e. Esse institucionalismo parte da ideia de que os discursos dos agentes têm motivações auto interessadas, em um diapasão no qual os sujeitos estão interessados em maximizar os ganhos e diminuir os custos.

Essa pergunta também está no material:

ciência política
4 pág.

Ciência Política I FACULDADE UNINAFACULDADE UNINA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a. Para esse institucionalismo, as instituições no geral são constituídas em perspectiva social e cultural. - Correto. O institucionalismo discursivo considera as instituições como sendo moldadas pela perspectiva social e cultural. b. O institucionalismo discursivo compreende a ciência política como desprovida de lastro empírico e metodológico. - Incorreto. O institucionalismo discursivo não desconsidera o embasamento empírico e metodológico da ciência política. c. O institucionalismo discursivo ignora o papel comunicacional do discurso, centrando-se aqui nas motivações, ou seja, parte-se de um individualismo metodológico que compreende os atores como maximizadores de aptidão. - Incorreto. O institucionalismo discursivo considera o papel comunicacional do discurso e não se baseia em um individualismo metodológico. d. Esse institucionalismo parece adequado para explicar mudanças, mas inadequado para cenários estáticos como dos demais institucionalismos. - Correto. O institucionalismo discursivo é mais adequado para explicar mudanças do que cenários estáticos. e. Esse institucionalismo parte da ideia de que os discursos dos agentes têm motivações auto interessadas, em um diapasão no qual os sujeitos estão interessados em maximizar os ganhos e diminuir os custos. - Correto. O institucionalismo discursivo considera que os discursos dos agentes são motivados por interesses próprios. Portanto, as alternativas corretas são a, d e e.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais