Buscar

AULA 13 PAPEL SOCIAL E POLÍTICO DO JUDICIÁRIO SISTEMA DE ESCOLHA DO MAGISTRADOS E SUAS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sociologia jurídica
Aula 13 - Papel Social e Político do poder Judiciário. Sistema de escolha dos magistrados e garantia constitucionais dos magistrados.
O papel do magistrado na sociedade
 O juiz do século XXI, não pode mais ficar atrelado aos estritos limites da lei.
 
 Lei e justiça são dois lados de uma mesma moeda que nem sempre se encontram.
 O ato que emana do juiz há de ser revestido de um duplo aspecto: moralidade e juridicidade. O primeiro dando virtude aos atos da justiça; o segundo, concretizando a idealização do justo.
Formação profissional dos magistrados
 As faculdades de direito têm papel fundamental na formação do futuro juiz.
 O curso de direito que ofereça ao estudante a possibilidade de fazer pesquisas, que "estimule o conhecimento de questões sociológicas-filosófico-jurídicas, que estimule a sensibilidade do educando para que não atue de forma meramente racional como um autômato“.
 O que tanto as faculdades de direito quanto os próprios magistrados não podem perder de vista é que os direitos humanos antecedem e subordinam o direito positivo.
Garantias constitucionais dos magistrados
As garantias dos magistrados estão descritas no art. 93 da CF. Os membros do Ministério Público gozam das mesmas prerrogativas.
Vitaliciedade
 Vitaliciedade significa que o magistrado, depois de transcorrido o período de dois anos desde sua assunção ao cargo com o correspondente exercício, somente o perderá em decorrência de sentença judicial transitada em julgado, em processo adequado onde lhe seja assegurado o direito de ampla defesa e de contraditório. A vitaliciedade não se confunde com a estabilidade comum do servidor público. A estabilidade do funcionário público, diferentemente da do juiz, é no serviço, e não no cargo.
Inamovibilidade
 A inamovibilidade consiste em não poder o magistrado ser removido de sua sede de atividade para outra sem o seu prévio consentimento, salvo em decorrência de incontestável interesse público, mediante voto de dois terços do tribunal, e de igual modo assegurada ampla defesa. Tal garantia abrange, inclusive, a possibilidade de recusar promoção na carreira, quando referida benesse camuflar uma manobra contra o juiz. Ou seja, uma vez titular do respectivo cargo, o juiz somente poderá ser removido ou promovido por iniciativa própria, nunca ex officio de qualquer outra autoridade.
Irredutibilidade salarial
 A irredutibilidade de subsídios é a terceira garantia que a Constituição oferece ao magistrado. Com efeito, a mera hipótese de o magistrado sofrer redução em seu salário em decorrência de algum ato judicial implicaria em motivo de inibição no exercício de sua magistratura. Dessa forma, garante-se ao juiz o livre exercício de suas atribuições, sem ser alvo de pressões alheias.
Ministério público: áreas de atuação
 Cidadania = Na área de defesa do patrimônio público e da probidade administrativa.
 Consumidor = O Promotor de Justiça, na área do consumidor, tem como atribuição a defesa dos interesses coletivos dos consumidores.
 Criminal = O Promotor de Justiça criminal tem como missão atuar no combate aos crimes e contravenções penais.
 Direitos Humanos = Na área de Direitos Humanos que, por afirmação histórica, caracteriza-se e pela complementaridade e interdependência a atuação cível do Ministério.
 Infância e Juventude = A Promotoria da Infância e Juventude tem como missão a defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
 Urbanismo e Meio Ambiente = Têm como missão promover e defender os valores ambientais, urbanísticos, culturais e humanos que garantam um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.
Defensoria pública
Estaduais e da União.
A Defensoria Pública incumbe, em regra, prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado, sendo a defesa dos financeiramente hipossuficientes sua função típica. 
O Defensor é um agente político de transformação social. Não integra a advocacia, pública ou privada, e tem independência funcional no exercício de sua função.
Defensoria pública
Critério de atendimento da Defensoria de São Paulo:
Renda familiar mensal não superior a três salários mínimos federais
Não ser proprietário, titular de aquisição, herdeiro, legatário ou usufrutuário de bens móveis, imóveis ou direitos, cujos valores ultrapassem a quantia equivalente a 5.000 (cinco mil) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - UFESP´s.
Não possir recursos financeiros em aplicações ou investimentos em valor superior a 12 (doze) salários mínimos federais.
Defensoria pública no ES
 LEI COMPLEMENTAR Nº 132, DE 7 DE OUTUBRO DE 2009
“Art. 1º A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados na forma do inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal.” (NR) 
Atualmente conta com 145 profissionais, para atender 64 municípios.
Em Agosto foram nomeados mais 86 defensores.
Judicialização da política e politização do judiciário
A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA significa, de um lado, a ampliação do campo de atuação do Poder Judiciário a competências que seriam, em tese, pelo princípio da separação clássica dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), afetas a outros Poderes (Legislativo ou Executivo); de outro lado, a transferência de competências clássicas do Poder Judiciário para os outros Poderes.
Judicialização da política e politização do judiciário
Quanto à POLITIZAÇÃO DO JUDICIÁRIO, ela pode ocorrer de duas formas: ao nível da escolha dos seus integrantes por critérios políticos, ideológicos e partidários ou, na utilização dos processos ou das decisões judiciais como armas políticas pelos atores políticos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais