Buscar

ANSIEDADE E NUTRIÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANSIEDADE
PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
ANSIEDADE
1- VOCÊ SENTE UM CERTO MAL ESTAR QUANDO É OBRIGADO A SE EXPOR DIANTE DE PESSOAS DESCONHECIDAS?
2- VOCÊ FREQUENTEMENTE SE IRRITA COM ASSUNTOS SEM IMPORTÂNCIA?
3- VOCÊ É DAQUELE TIPO QUE FICA TENSA DURANTE UMA BOA PARTE DO DIA?
4- VOCÊ DUVIDA DE SUA CAPACIDADE?
5- VOCÊ TEM DIFICULDADE PARA TOMAR INICIATIVAS?
6- VOCÊ SENTE UMA NECESSIDADE PERMANENTE DE SER AMADO?
7-VOCÊ TEM MEDO DE PERDER O EMPREGO, O ESPOSO, A SAÚDE ETC
ANSIEDADE
O QUE É ANSIEDADE?
 TER MEDO E ANSIEDADE DIANTE DE COISAS ASSIM, DENTRO DE CERTOS LIMITES, É NORMAL. TRATA-SE DE UMA RESPOSTA DO ORGANISMO DIANTE DE UMA AMEAÇA OBJETIVA À PRÓPRIA EXISTÊNCIA. SABEMOS O QUE NOS AMEAÇA,REAGIMOS. MEDO E ANSIEDADE SÃO PORTANTO SENTIMENTOS COMUNS, NORMAIS, QUE SERVEM PARA NOS PROTEGER. AMBOS SÃO MUITO PARECIDOS. 
ANSIEDADE X MEDO
 
ANSIEDADE
CARACTERIZA POR UMA SENSAÇÃO DESAGRADÁVEL DE TENSÃO E APREENSÃO, FAZENDO ANTECIPAR UM PERIGO FUTURO, QUE PODE OU NÃO ACONTECER.
A ANSIEDADE, ENQUANTO RESPOSTA EMOCIONAL A UMA SITUAÇÃO, TAMBÉM PODE NOS ESTIMULAR NA REALIZAÇÃO DE UMA TAREFA, TORNANDO-NOS ATENTOS, MELHORES.
ANSIEDADE É UM SENTIMENTO PERMANENTE DE PREOCUPAÇÃO, SEM UMA CAUSA ESPECÍFICA.
MEDO
REFERE A UM OBJETO OU A UMA SITUAÇÃO MUITO DEFINIDA, MAIS IMEDIATA.
PROTEGE DO PERIGO E SALVAGUARDA NOSSA INTEGRIDADE FÍSICA..
SINTOMAS FÍSICOS- ANSIEDADE
Devido às circunstâncias da vida, estamos sujeitos ao medo e sentimentos ansiosos:
O CORAÇÃO COMEÇA A ACELERAR (TAQUICARDIA)
 AS MÃOS COMEÇAM A TRANSPIRAR 
ROSTO PARECE QUEIMAR COMO BRASA
AS PALAVRAS SE ATRAPALHAM (GAGUEIRA) 
ALGUNS FICAM PARALISADOS, OUTROS CHORAM E OUTROS COMEÇAM A RIR DESCONTROLADAMENTE
SUDORESE
DIFICULDADE PARA DORMIR E UMA TERRÍVEL E PERSISTENTE SENSAÇÃO DE CANSAÇO
FORMIGAMENTOS, ETC
ANSIEDADE
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO: PARASSIMPÁTICO
E SIMPÁTICO
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA ANSIEDADE
 SENTIR-SE PREOCUPADO O TEMPO TODO 
ALTERAÇÕES NO SONO 
FALTA DE CONCENTRAÇÃO 
IRRITAÇÃO 
DEPRESSÃO 
PERDA DA AUTOCONFIANÇA
INAPETÊNCIA
HIPERFAGIA (COMER EM EXCESSO)
ANSIEDADE
SER ANSIOSO É UM DEFEITO? 
DE QUE FORMA PODEMOS CONTROLAR A ANSIEDADE?
Ansiedade: como combatê-la através da alimentação
CARBOIDRATOS COMPLEXOS CONTÊM SEROTONINA, UM NEUROTRANSMISSOR QUE TEM EFEITO CALMANTE NO CÉREBRO. CONSUMA CEREAIS INTEGRAIS (ARROZ OU FARINHA DE TRIGO INTEGRAL) EM TODAS AS REFEIÇÕES. 
INGIRA QUANTIDADES SUFICIENTES DE VITAMINAS DO COMPLEXO B, AUMENTE A INGESTÃO DE LEVEDO DE CERVEJA, ARROZ INTEGRAL E HORTALIÇAS VERDE-ESCURAS. 
ALIMENTOS FIBROSOS E IOGURTE COM LACTOBACILOS VIVOS AJUDARÃO A MELHORAR A FLORA INTESTINAL, O QUE SERÁ BENÉFICO PARA A PRODUÇÃO DE SEROTONINA VIA INTESTINAL. CÁLCIO E MAGNÉSIO ACALMAM O ORGANISMO. BOAS FONTES SÃO ENCONTRADAS EM: ALGAS MARINHAS, BRÓCOLIS, COUVE, SOJA, NOZES, SALMÃO, SARDINHA, IOGURTE SEM AÇÚCAR.
Alimentos que devem ser evitados:
CAFEÍNA E O ÁLCOOL 
AÇÚCAR REFINADO (DOCES) E REFRIGERANTES SÃO OS PRINCIPAIS INIMIGOS DAS PESSOAS ANSIOSAS. ELES ELEVAM OS NÍVEIS DE AÇÚCAR SANGUÍNEO RAPIDAMENTE, O QUE LEVA À IRRITABILIDADE, DEPRESSÃO E TENSÃO.
 A ANSIEDADE PODE SER RESULTADO DE TOXINAS ACUMULADAS NO CORPO E ESTRESSE. NESTAS SITUAÇÕES, RECOMENDA-SE DIETA DESINTOXIFICANTE (ALIMENTOS IN NATURA, ELIMINAR LEITE, CARNE VERMELHA, CAFÉ, CHÁ PRETO, ÁLCOOL, AUMENTAR O CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS).
ANSIEDADE
Diferentes tipos de ansiedade têm suas próprias características e fazem com que nossos corpos reajam numa variedade de maneiras. 
Agorafobia é uma ansiedade intensa que desencadeia uma resposta de pânico, geralmente associado com espaços abertos. O início da agorafobia é normalmente entre as idades de 18 e 35. 
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é o mais comumente diagnosticado e, geralmente, afeta jovens adultos. Embora os sentimentos de ansiedade sejam normais, as pessoas com TAG têm dificuldade em controlá-los de forma que limitam a sua vida diária. 
ANSIEDADE
Pânico é uma resposta do corpo ao medo, estresse ou excitação. Os sintomas incluem o coração batendo forte, sensação de desmaio, sudorese, membros trêmulos, náuseas, dores no peito, desconforto na respiração e sentimentos de perda de controle.
 Fobia é um medo intenso e irracional de algo ou situação específica que faz com que a pessoa queira evitar de todo jeito. 
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT é uma reação a eventos altamente estressantes ou traumatizantes. As pessoas têm flashbacks da experiência, ataques de pânico, pesadelos ou evitam situações que possam desencadear as lembranças do evento. 
Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é caracterizado por sentimentos repetitivos não desejados, intrusivos, ou que tornam o indivíduo impulsionado a fazer algo para se livrar do pensamento obsessivo. 
ANSIEDADE
PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando