Buscar

Administração Financeira e Orçamentaria I Ronaldo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portfólio Administração Financeira e Orçamentária I
Nome:
Código:
Pólo:
Data:
Administrador Financeiro
	A gestão financeira está focada no orçamento de capital, estrutura de capital e na administração do capital de giro. 
	Dentro do orçamento de capital analisa-se o processo de gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Nessa situação o administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento onde o valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição. 
	Na estrutura de capital o administrador financeiro tem duas preocupações, no que se refere a essa área. Primeiro, quanto deve a empresa tomar emprestado? Em segundo, quais são as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa? Além destas questões, o administrador financeiro precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, também, cabe ao adm. financeiro a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomará emprestado.
	O capital de giro são os ativos e passivos circulantes de uma empresa. A gestão do capital de giro de uma empresa é uma atividade que visa diariamente assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evitar interrupções muito caras.
	Definindo de forma geral a administração financeira tem a função de maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários existentes, não importando se a empresa é uma firma individual, uma sociedade de pessoas ou por ações. Em qualquer delas, as boas decisões financeiras aumentam o valor de mercado do capital dos proprietários. Mantem a empresa em permanente situação de liquidez como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades. O importante é manter os fluxos das entradas e saídas de caixa sob controle e conhecer antecipadamente as épocas em que o rendimento é menor. Obter novos recursos para planos de expansão, analisando os estudos de viabilidade econômico financeira e menores custos. Assegurar um equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.
Finalidade dos índices de liquidez 
Os índices de liquidez avaliam a capacidade financeira que a empresa possui para realizar pagamentos de dívidas com terceiros. 
	Essa liquidez vem de uma série de fatores como, por exemplo, a capacidade que uma empresa em ser lucrativa, a maneira como o seu financeiro é administrado. 
	Enfim, esse índice é utilizado para se verificar a saúde financeira a curto e a longo prazos da empresa, através da comparação do Ativo Circulante mais o Realizável a Longo Prazo, com o Passivo Circulante mais o Exigível a Longo Prazo.
É um indicador que determina que se a empresa fosse encerrar suas atividades naquele momento, teria ou não condições de honrar seus compromissos com suas disponibilidades mais os seus realizáveis à curto e a longo prazos, sem precisar utilizar o seu Ativo Permanente.
Finalidade dos índices de atividades
	Os índices de atividades nos fornecem informações valiosas como por exemplo vendas efetuadas num determinado período, compara os prazos médio de pagamento e recebimento identificando se há incoerência entre ambos, indica o retorno sobre o ativo, quantas vezes os estoques se renovaram. Essas informações são de fundamental importância para uma correta tomada de decisão e uma visão global do comportamento da produção que compreendem as vendas, compras, pagamentos e recebimentos.
	Sabemos que o lucro é o principal objetivo de um empreendimento, assim sendo, é imprescindível que se saiba como estão fluindo os negócios, quanto tempo se leva para recuperar os investimentos, pagar os fornecedores e receber dos clientes. Se o seu ciclo operacional condiz com a sua realidade. Há uma série de informações fornecidas por este indicador capaz de otimizar a gestão do empreendimento.
Os indicadores de atividade somam informações para uma gestão eficiente e condizente com o contexto atual e a realidade em que a empresa vive. Realidade esta em que somente os melhores tornam-se competitivos e permanecem no mercado.
Consideração do risco econômico
Quando uma empresa opta por realizar um projeto de investimento sem analisar os custos pode estar assumindo um grande risco. Quando se trata em investimento, o risco se caracteriza por perda financeira. Tais riscos trazem impacto sobre os resultados de um projeto.
Para se avaliar o sucesso de um projeto e se ele é viável, é fundamental que seja feita uma avaliação formal dos riscos que irão envolver esse projeto antes de iniciá-lo. Deve-se antes de tudo fazer uma analise quantitativa e qualitativa dos riscos, para isso é necessário o uso de ferramentas que permitam a avaliação dos riscos envolvidos no projeto.
A tomada de decisão quanto a novos investimentos é muito importante para o destino da empresa. O administrador pode decidir em investir em um projeto para aquisição de novos equipamentos, construção de uma nova fabrica, entre outros. Quanto maior for o valor investido maior é a necessidade de se avaliar o risco envolvido. 
A avaliação de riscos tem por objetivo identificar os fatores de risco de um projeto. Nenhuma empresa pode assumir riscos que não tenha condições de “pagar” ou que possam afetar o seu negocio. 
A perda em um investimento pode ser determinada por fatores, inflacionários; conjuntural; financeiro. Esses riscos podem acarretar mudanças nos cenários estudados, as quais afetam os resultados dos projetos de investimento. 
O risco é a variável chave na tomada de decisão para que o investimento seja assertivo.
Consideração do risco financeiro
	O risco financeiro é o que a empresa corre por utilizar o capital de terceiros, ou seja, é resultado direto da decisão de financiamento da empresa, tendo em vista o risco existente pelo alto volume de amortizações e juros a pagar. É o risco de não gerar lucro suficiente para arcar com o principal e juros dos empréstimos de terceiros. É o que os autores definem como o custo da inadimplência ou custo de falência. Dentre outros aspectos, à medida que uma empresa se torna mais endividada, o maior risco da empresa é assumido pelos acionistas, os quais, por conta disso, passam a exigir um retorno mais elevado.
Conclusão
Para administrar com eficiência e eficácia, há a necessidade de se ter habilidades (conceituais humanas e técnicas). Mas, somente isso também não é suficiente, pois precisamos ter competências para colocar tais habilidades em prática.
Não há dúvidas de que a atitude é a mais importante competência para o Administrador. Porque não basta ter conhecimento, ter perspectiva se não souber fazer com que as coisas aconteçam. Deve-se partir do princípio de que o administrador é o agente de mudanças na organização, portanto, é preciso que desenvolva certas características pessoais que o tornem um verdadeiro líder na organização. 
Referencias Bibliograficas:
- www.insper.edu.br
- pt.wikipedia.org/wikiGerenciamentoderisco
- PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online 
- www.labfin.com.br
- Administração Financeira - Brigham, Eugene F. Ed. Cengage

Outros materiais