AVALIANDO O APRENDIZADO 2016 COMUNICAÇÃO DE DADOS
40 pág.

AVALIANDO O APRENDIZADO 2016 COMUNICAÇÃO DE DADOS


DisciplinaComunicação de Dados1.698 materiais7.150 seguidores
Pré-visualização10 páginas
1.
		As proposições a seguir abordam conceitos relacionados às redes de computadores e às topologias das redes de comunicação de dados. Indique a única opção INCORRETA.
		
	
	
	
	
	
	
	
	A classificação das redes de computadores acerca da abrangência geográfica é rigorosa, impedindo que se classifique, por exemplo, uma rede como LAN, caso a mesma se estenda por um raio maior que 10m.
	
	
	
		2.
		Uma  conexão onde dois componentes utilizam toda a capacidade do enlace é dita:
		
	
	
	
	
	Ponto a ponto
	
	
		3.
		Os protocolos _______________.
		
	
	
	
	
	referem-se a uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais
	
	
		4.
		As proposições a seguir abordam conceitos sobre topologias de redes e sobre comutação. 
I)  Numa rede em anel, a remoção de um nó que apresenta falha pode ser impossível se os repetidores imediatamente anterior e posterior ao elemento com falha estiverem a uma distância maior que o limite exigido pelo meio de transmissão.
II)  O "direito de transmitir" numa rede Token Ring é baseado na retenção de um padrão especial de bits por parte da estação que realizará a transmissão.
III) O bom funcionamento de uma rede que utiliza topologia em barra independe dos chamados "protocolos de múltiplo acesso ao meio".
IV) Uma das características comuns à comutação de pacotes e a de circuitos é o fato de cada trecho de uma mensagem a ser transmitida percorrer o mesmo caminho desde o transmissor até o receptor.
 
Estão corretas as sentenças: 
		
	
	
	
	
	I e II
	
	
		5.
		Uma conversa em um rádio Nextel pode ser classificada como sendo
		
	
	
	
	
	
	
	half-duplex
	
	
		6.
		 Sistemas onde a comunicação ocorre em ambos os sentidos simultaneamente são chamados de:
		
	
	
	
	
	
	Full Duplex
	
			1.
		No modelo de referência OSI da ISO, a camada de enlace de dados é responsável por :
	
	
	
	
	
	
	detectar e, opcionalmente, corrigir erros que possam ocorrer na cama anteior, sendo responsável pela transmissão e recepção (delimitação) de quadros e pelo controle de fluxo
	
	
	
	
	
		2.
		A taxa de recebimento de dados, normalmente dado em bps - bits por segundo, é denominada:
	
	
	
	
	
	
	Vazão
	
	
		3.
		O modelo OSI segue o princípio de "Dividir e Conquistar" para facilitar o processo de comunicação. Dividir tarefas maiores em menores facilita a gerenciabilidade. O modelo OSI está dividido em camadas. Entre as oçpes abaixo, qual NÃO representa uma vantagem de se trabalhar com camadas.
	
	
	
	
	
	Permite generalização, o que significa que se uma característica interna de uma camada for alterada, as outras camadas devem ser revistas para garantir a compatibilidade.
	
	
		4.
		Nas redes de computadores, a comunicação entre duas entidades é coordenada pelos protocolos. Marque a opção que melhor define protocolos.
	
	
	
	
	
	Um protocolo define na comunicação a sintaxe ¿ estrutura ou formato dos dados; a semântica ¿ o significado de cada seção de dados; e o timing ¿ quando os dados podem ser enviados e com que rapidez.
	
	
		5.
		Como função da camada física, destaca-se:
	
	
	
	
	
	
	
	
	A interação com o meio físico que interligam os componentes de rede e a geração de sinais que representam os fluxos de bits entregues pela camada de enlace.
	
	
	
		6.
		Considerando o modelo OSI, a camada responsável pela interface com o meio de transmissão é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A camada física
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		1.
		A modulação é necessária para "casar" o sinal com o meio de transmissão. Qual o item abaixo não envolve considerações importantes sobre modulação ?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	modulação para facilidade de escolha do protocolo
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Nos rádios temos, normalmente, dois tipos de ondas que são recebidas: as AM e as FM. Na recepção das AM que tipo de parâmetro está modulado:
		
	
	
	
	
	Fase
	
	
	Todas
	
	
	Frequência
	
	
	Amplitude
	
	
	Nenhuma
	
	
		3.
		Para serem transmitidos, os dados devem ser convertidos em sinais eletromagnéticos. Os sinais podem ser analógicos ou digitais. Qual a afirmativa abaixo não está correta ?
		
	
	
	
	
	
	
	
	- um sinal periódico evolui no tempo sem exibir um padrão ou completar um ciclo.
	
	
	
		4.
		Uma onda senoidal fica bem definida através da amplitude, freqüência e fase. Em nossos estudos temos mostrado graficamente ondas senoidais esboçadas usando o que é chamado domínio do tempo. Para mostrar a relação entre amplitude e freqüência de um sinal podemos usar o que é denominado domínio de freqüência. Das afirmativas abaixo qual a que não está correta ?
		
	
	
	
	
	- de acordo com a analise de Fourier, qualquer sinal composto pode ser representado por uma combinação de senoides simples de diferentes freqüências, amplitudes e fases.
	
	
	- um sinal de uma única freqüência não é útil aos propósitos da comunicação de dados, necessitamos mudar uma ou mais características do sinal para torná-lo útil.
	
	
	- a melhor forma de representar um sinal analógico é usando o domínio de freqüência.
	
	
	- de acordo com a analise de Fourier, qualquer sinal composto não pode ser representado por uma combinação de senoides simples de diferentes freqüências, amplitudes e fases.
	
	
	- quando modificamos qualquer uma das características de um sinal simples associamos ao novo sinal outras componentes de freqüência e, assim, o transformamos em um sinal composto.
	
	
		5.
		Ao desenvolver uma aplicação o desenvolvedor utilizará uma as duas arquiteturas mais utilizadas em aplicações de rede: a arquitetura cliente servidor ou a arquitetura P2P, já estudadas na aula passada. No caso dos protocolos da camada de aplicação da pilha TCP/IP, eles utilizam a arquitetura cliente servidor. Em aplicações que empregam a arquitetura cliente-servidor um único servidor deve ser capaz de atender a todas as requisições de seus clientes. Qual dos protocolos abaixo não pertence à camada de aplicação ?
		
	
	
	
	
	ICMP
	
	
		6.
		A maior parte dos sinais não podem ser transmitidos diretamente através de um canal. Para transmitir estes sinais, são empregadas ondas simples e de características conhecidas. Como são chamadas estas ondas?
		
	
	
	
	
	Portadoras
	
	
	
	
	
	1.
		Se você tiver que realizar a transmissão de dados por um meio mais inóspito e cheio de interferências eletromagnéticas, qual meio de transmissão você escolheria:
	
	
	
	
	
	Fibra ótica
	
	
	
	
	
	
		2.
		
Fonte: FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. p. 59.
3. A figura acima, mostra um sinal A com frequência de 6Hz, e, portanto, 6 períodos em 1 segundo. Em se tratando da relação entre a frequência e o período de um sinal, suponha um sinal B, de forma que a frequência do sinal B seja o dobro da frequência do sinal A. Então, o que podemos dizer em relação a cada período de B: 
	
	
	
	
	
	Um período de B é metade que o de A.
Geysa
Geysa fez um comentário
multiplexação
0 aprovações
Luis
Luis fez um comentário
Valeu Mari.
0 aprovações
Carregar mais