Buscar

RELATORIO SI completo

Prévia do material em texto

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I SEMESTRE
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
 
 
IAN VIANA
RELATÓRIO DO DOCUMENTÁRIO UMA VERDADE INCONVENIENTE.
	Relatório apresentado ao curso de bacharelado em Administração da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB, como requisito de avaliação parcial da disciplina Sistema de Informação – Turma do I semestre/noturno.
Professor (a): Leila Menezes
 Salvador
2012�
Introdução
O relatório faz parte de uma ligação da disciplina SI com o documentário “Uma Verdade Inconveniente” e tem o intuito de alinhar o que está envolvido na disciplina e no documentário. E, além disso, trazer os entendimentos feitos, os resultados obtidos, as interpretações feitas, o que pode ser aplicado do aprendizado no amplo contexto atual de profissão e estudo, tudo com base no sistema de informação em seus conceitos apresentados em sala de aula e também dos livros, enriquecendo e complementando o conteúdo formal de profissão.
Objetivos 
A finalidade do que foi exposto no documentário e ter uma visão baseada no que o mundo vive hoje, traçar caminhos mais esperançosos, qualitativos e buscar medidas mais apropriadas,conscientes e sustentáveis,tudo isso alinhado aos Sistemas de Informação disponíveis para auxiliar de diferentes formas.O documentário faz se ter uma conscientização devida do cenário mundial existente e preocupante,que nos mobiliza diante dos fatos, e resultados apresentados de forma alarmante,precisa graças as tecnologias utilizadas.
Materiais e métodos
O material utilizado foi o documentário “Uma Verdade Inconveniente” com os recursos de multimídia, uma parte da instituição, a outra parte de um aluno, que foi dispositivo de som, e com isso foi assistido e foram feitas as interpretações necessárias com base no que foi transmitido e colocado neste relatório.
Resultados e discussões
Pôde ser visto no documentário variados exemplos de como os sistemas de informação que estão presentes no filme, onde o aquecimento global é o tema que abarca a conscientização da problemática que mundo vive devido a crescente globalização. Presente nas explicações de Al Gore, as situações pelo qual o planeta vive, faz-se necessário uma produção e um consumo mais consciente dos produtos e serviços. Ele explica que se não tomarmos medidas mais drásticas, vamos passar por muitas complicações no futuro. Futuro este que ele trata as novas gerações. Enfatiza também que as atitudes que devemos tomar são imediatas e que não podemos esperar, pois poderemos pagar mais caro nos anos seguintes,e como não,já estamos pagando! Diante das catástrofes que ele apresentou em seu documentário fica muito evidente a punição que enfrentamos.
Al Gore detalha bem o que estamos enfrentando através de variados recursos que o ajudou a explicar os fatores evidentes do aquecimento global. Bom o que foi apresentando neste documentário foi um serie de impactos no meio ambiente num decorrer de anos com resultados à base de dados. Como se trata no objetivo, o alinhamento da disciplina SI e o documentário podemos destacar esse elemento, ‘dados’, ajudou-o a montar informações muito importantes para a temática, ou seja, auxiliou-o a montar seu documentário levando a construção de um valor agregado, pois foi adquirido conhecimento do conteúdo para quem o assiste. Tomamos conta de que o documentário tem uma relação grande com os Sistemas de Informação quando juntamos os Conceitos de Dados, Informação e Conhecimento esses se complementam para a construção do todo formado para o tema tratado por Al Gore. Ainda pode se dizer mais do que está envolvido nos SI e no seu documentário que podemos relacionar. Destaquemos o conceito de Sistema de Informação, foi mostrado no filme que por trás de tudo estava envolvido concisamente pessoas, maquinas e métodos se focarmos bem nesses elementos, ‘os métodos’, encontraremos pessoas que estão envolvidas no processo de resultados obtidos para se chegar as causas do aquecimento global, onde se resulta o homem vilão da historia toda, os métodos utilizados são os estudos e experimentos para se chegar a tal conclusão do que Al Gore quer dizer. Perguntamos como pode ser o homem responsável pelos impactos ambientais do planeta terra? E a resposta que temos é, a partir dos estudos feitos, experimentos, as praticas realizadas para se saber o porquê do mundo está se comportando de forma tão desequilibrada? As respostas foram alcançadas graças, intrinsecamente, aos SI interligados. O que está envolvido também é as TI que ao observar no vídeo vemos a dimensão delas diante da evolução do mundo que parte de uma precariedade da antiguidade e que com decorrer dos anos as tecnologias avançam e substitui as antigas de forma à melhorar as formas principalmente de mercado melhorando assim os produtos,robotizando a industria que tem capacidade de produzir mais-e-mais com isso trazendo pontos positivos e negativos ao mesmo tempo.Ele destaca que as maquinas antigas sujavam mais,mesmo assim podia-se saber as consequências e conseguir controla-las ,já a tecnologia, ajudou a fazer maquinas mais inteligentes mas também com consequências incontroláveis devido a sua grande capacidade de fazer mais ,foi possível ter essa ideia.
A partir do que foi exposto, foi possível compreender que com a ajuda de informações podemos saber o nível de perigo que corremos com ajuda das tecnologias, que auxiliam nos estudos, e a tecnologia serve para nos ajudar em variados casos, mas também pode nos prejudicar em certos pontos, em relação à questão ambiental por exemplo. Foi visto que nos temos tudo, informação, dados, conhecimentos, tecnologias de ponta, só falta nós, seres humanos, querermos mudar os hábitos atuais para começarmos ainda uma evolução como foi dito no documentário. Portanto se juntar tudo o que temos, vai nos ajudar a dar um passo importante se soubermos aplicar as ferramentas que temos.
Conclusões
O fator determinante da relação do SI e o Documentário “Uma Verdade Inconveniente”, é que os conceitos estão intrinsecamente ligados. É necessário saber aplicar os conteúdos, pois caso não, podemos pagar um preço muito caro e talvez custe até a existência do planeta, visto que a tecnologia ajuda, mas também pode causar efeitos negativos se não se saber usa-la, é preciso equilibrar a utilização da tecnologia como numa balança, para podermos conter a destruição do meio ambiente e pensar nas gerações futuras. Contudo dá pra se ter uma noção que os conceitos se alinham e quando isso ocorre tudo fica mais fácil, basta nós humanos, querermos mudar pra poder colocar as coisas no curso certo. 
REFERÊNCIAS
GUGGENHEIM, DAVIS. Uma Verdade Inconveniente. Produção de: Lawrence Bender, Scott Z. Burns, Laurie David, direção de Davis Guggenheim. Estados Unidos; Lawrence Bender Productions, Participant Productions, 2006. Documentário, 1h 40min. Dolby Digital DTS
ALVES, M. B. M. e ARRUDA, S. M. de. Normas da ABNT Citações e Referências Bibliográficas. Disponível em:<http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.17> Acesso em: 21/04/2012.
Normas ABNT para relatório. Disponível em: < http://blogmail.com.br/normas-abnt-para-relatorio/ > Acesso em: 21/04/2012.
_1190762385.doc

Continue navegando