Buscar

2º SIMULADO 2015.2 EMBRIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
	
	Desempenho: 0,4 
	Data: 02/10/2015 13:08:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505349248)
	3a sem.: FECUNDAÇÃO
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No momento em que ocorre a fecundação, óvulo e espermatozoide se encontram na tuba uterina. De qual região especificamente estamos falando?
		
	
	Ampola 
	
	Fimbrias 
	
	Ístimo 
	
	Ovário
	
	Infundíbulo 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201505799343)
	3a sem.: Aparelho reprodutor
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O desenvolvimento humano pode ser dividido em dois períodos: pré-natal e pós-natal. Após o nascimento, o desenvolvimento humano não cessa e, além do crescimento, mudanças importantes ocorrem, por exemplo: o desenvolvimento das mamas nas mulheres, o crescimento dos dentes, o desenvolvimento do cérebro etc. Na verdade, acredita-se que o desenvolvimento humano se prolongue até os 25 anos, idade na qual a maior parte do desenvolvimento já terminou. O período pré-natal pode ser dividido em duas fases: o desenvolvimento embrionário e o desenvolvimento fetal. A fase embrionária vai desde a fecundação, com a formação do zigoto, até a oitava semana do desenvolvimento, e a fase fetal se estende da nona semana do desenvolvimento até o nascimento. Abaixo, apenas uma alternativa não condiz com a fecundação e desenvolvimento embrionário:
		
	
	Ao final da segunda semana o embrião encontra-se completamente fixado no endométrio. Caso ainda não tenha nidado, utilizará suas reservas nutritivas até a tuba uterina forme a placenta e este possa desenvolver-se normalmente. 
	
	A clivagem ocorre enquanto o zigoto passa ao longo da tuba uterina em direção ao útero. Durante a clivagem, o zigoto fica dentro de uma zona pelúcida, espessa, gelatinosa, que se apresenta translúcida ao microscópio. A divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas após a fertilização. A partir desta divisão, inicia-se a vida do embrião. 
	
	Logo depois de fixar-se ao epitélio do endométrio, o trofoblasto começa a proliferar rapidamente e a diferenciar-se gradualmente em duas camadas: uma camada interna de citotrofoblasto e uma massa externa de sinciciotrofoblasto que consiste em uma massa protoplasmática, multinucleada, na qual não se observam limites celulares. 
	
	Na fase em que o concepto é denominado blastocisto, sua massa celular interna ou embrioblasto agora faz saliência na cavidade blastocística (blastocele), e o trofoblasto forma a parede do blastocisto. 
	
	O estudo do desenvolvimento embrionário, especialmente o humano, é um dos aspectos mais importantes para o estudo da evolução e desenvolvimento dos órgãos, bem como para as prováveis causas das más formações congênitas. 
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201505799335)
	3a sem.: Aparelho reprodutor
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Contracepção de Emergência. Indicação: Método utilizado para prevenir a gravidez após relações sexuais desprotegidas ou em que haja falha do método contraceptivo utilizado. Deve ser usada apenas em situações de emergência. Não há qualquer contra-indicação à sua utilização. Não está provada teratogenicidade se ocorrer gravidez. Efeitos indesejáveis incluem desde desconfortos gastrointestinais com náuseas e vômitos. Menos frequentemente, cefaleias, edemas, dores pélvicas, spotting ou metrorragia irregular. A menstruação deverá surgir aproximadamente 3 semanas após a toma (Ministério da Saúde, 2011). Verifique os itens abaixo e marque somente o único incorreto:
		
	
	Em um ciclo sexual regular, há produção de hormônios que acontecerão na seguinte ordem: Estrógeno e progesterona, para então produzir FSH e LH. 
	
	O estrógeno é um hormônio produzido pelos ovários e que possui atividade sexual, pois além de promover o desenvolvimento do endométrio também é responsável pelos caracteres sexuais secundários. 
	
	O sistema hormonal de anticoncepção através do uso convencional de pílulas não pode ser confundido com o sistema de contracepção de emergência, pois no primeiro caso a dosagem é bem menor. 
	
	A contracepção de emergência é um método hormonal que dificulta a subida do espermatozoide à tuba uterina. Esse produto só tem eficácia pois o sêmen tem um trajeto de até três dias para percorrer. 
	
	A progesterona é responsável por manter o endométrio, portanto é produzida no final do ciclo após a formação do corpo lúteo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505343812)
	2a sem.: Noções de Aparelho Reprodutor feminino
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O ciclo hormonal feminino é periódico e temporário onde ocorre a variação de quatro hormônios que aumenta sua concentração a cada período. Com base nestes dados assinale a alternativa INCORRETA abaixo: 
		
	
	O Estrogênio é produzido pelos ovários e está aumentado na fase proliferativa. 
	
	O FSH é produzido pela hipófise e está aumentado na fase folicular. 
	
	O LH está aumentado na fase de ovulação e é produzido pelos ovários 
	
	A Progesterona está aumentada na fase secretória. 
	
	A progesterona tem função de manter o endométrio para impedir a sua descamação. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505218693)
	1a sem.: INTRODUCAO A HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA / APARELHO REPRODUTOR MASCULINO / APARELHO REPRODUTOR FEMININO / GAMETOGENESE MASCULINA / GAMETOGENESE FEMININA.
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O espermograma é um exame laboratorial que analisa a qualidade do sêmen liberado na ejaculação. Este exame verifica subjetivamente a quantidade de espermatozoides presentes no sêmen liberado na ejaculação e a qualidade destes espermatozoides, analisando principalmente a quantidade de espermatozoides mortos e com malformações (por exemplo: ausência de flagelo, flagelo curto ou ramificado). Considerando o processo de formação dos espermatozoides, e' correto afirmar que:
		
	
	A espermatogênese começa a ocorrer antes do nascimento do menino , sendo que cada ciclo de espermatogênese termina apenas no momento da ejaculação .
	
	As malformações que podem ocorrer em um espermatozoide surgem durante a ultima fase da espermatogênese chamada de espermiogenese . Na espermiogenese sera¿ definida a forma dos gametas masculinos (formação de acrossoma, formação de flagelo, etc..).
	
	Os espermatozoides liberados na ejaculação estavam armazenados nos testículos.
	
	A presença de poucos espermatozoides não afeta a fertilidade masculina, pois apenas um espermatozoide devera' fertilizar o ovócito.
	
	A presença de muitos espermatozoides defeituosos (malformados) não afeta a fertilidade masculina.

Outros materiais