Buscar

Atividade 4 EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Curso
	EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE (ON) - 201610.01243.01
	Teste
	Atividade 4
	
	
	
	
	Data do vencimento
	29/05/16 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	29 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O Brasil tem essa diversidade cultural e deve dar valor a ela, deve ter cuidado. A gente aproveita este dia 19 de abril para lembrar a importância de ter no Brasil essa diversidade: somos 220 povos, que falam 180 línguas. É uma riqueza enorme. Porque aquelas pessoas que estão lá na comunidade muitas vezes não falam o português, mas também sentem, choram, passam fome, querem uma educação diferenciada, querem o respeito à língua e querem, principalmente, respeito como pessoa humana”.
(Joênia ´Wapichana´ In: TRIGUEIRO, André. Mundo Sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação. São Paulo: Gente, 2005).
Tomando como ponto de partida a afirmação acima, o pensamento e a prática sustentável devem incorporar a noção de que a cultura é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
c. Uma “lente” por meio da qual o homem percebe e vive o mundo.
	Respostas:
	a. O conhecimento iletrado e deve ser aprimorado.
	
	b. O conhecimento advindo somente dos modos de vida dos países pobres.
	
	 
c. Uma “lente” por meio da qual o homem percebe e vive o mundo.
	
	d. A percepção de que a diferença social existe e deve ser preservada.
	
	e. O conhecimento advindo somente da elite cultural européia.
	Feedback da resposta:
	O pensamento e a prática sustentável devem incorporar a noção de que a cultura é uma “lente” por meio da qual o homem percebe e vive o mundo. O antropólogo Roque de Barros Laraia entende que todas as culturas devem ser respeitadas, se o ser humano entender que homens de diferentes culturas usam lentes divergentes e que todas as culturas têm seus valores e conhecimentos que devem ser preservados.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) foi instituído pela lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000. Pela lei, a unidade de conservação foi definida como: o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características relevantes, legalmente instituído pelo poder público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção”. 
De acordo com o assunto acima, pode-se dizer que O SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) apresenta o seguinte objetivo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
b. Proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional.
	Respostas:
	a. Isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural;
	
	 
b. Proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional.
	
	c. Preservação do direito de propriedade.
	
	d. Preferência na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola.
	
	e. Prioridade na análise de projetos pelo Fundo do Meio Ambiente.
	Feedback da resposta:
	O SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) apresenta os seguintes objetivos: contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais; proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional; contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais; promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais; promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento; proteger paisagens naturais pouco alteradas e de notável beleza cênica; proteger as características relevantes de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural; proteger e recuperar recursos hídricos; recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental; valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica; favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico e proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Ao final da primeira Conferência sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo pela ONU, em 1972, foi divulgada uma carta de princípios de comportamentos e responsabilidades, mas não queriam que mecanismos de proteção ambiental atrapalhassem os planos de expansão econômica do capitalismo industrial”.
Com base no assunto acima, pode-se dizer que, nesta conferência predominou uma visão:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Antropocêntrica.
	Respostas:
	De ruptura com o modelo ocidental de progresso econômico.
	
	De desenvolvimento sustentável.
	
	Holística.
	
	 
Antropocêntrica.
	
	Teocêntrica.
	Feedback da resposta:
	Comentário: Na primeira Conferência de Estocolmo, de 1972, sobre o Meio Ambiente predominou uma visão antropocêntrica, que considera o homem, o ser mais importante da Terra, e tudo gira em torno do ser humano; além do que as divergências entre os países pobres e ricos emergiram sem diálogo frutífero.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Segundo o Protocolo de Kyoto, os países em desenvolvimento, como a Índia e o Brasil, não precisam ter metas específicas, pois não contribuíram com as mudanças climáticas e serão uns dos mais afetados”.
De acordo com o assunto acima, pode-se dizer que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O Protocolo de Kyoto permite que países que tenham floresta não cumpram a meta de redução e, desse modo, possam comercializar suas metas com outros países.
	Respostas:
	O Protocolo de Kyoto permite que o crescimento econômico seja desenvolvido a qualquer custo.
	
	 
O Protocolo de Kyoto permite que países que tenham floresta não cumpram a meta de redução e, desse modo, possam comercializar suas metas com outros países.
	
	O Protocolo de Kyoto não permite que os mecanismos de proteção ambiental atrapalhem os planos de expansão econômica do capitalismo industrial.
	
	O Protocolo de Kyoto permite que as divergências entre os países pobres e ricos se produzam sem diálogo frutífero.
	
	O Protocolo de Kyoto foi pioneiro importante no termo do desenvolvimento sustentável.
	Feedback da resposta:
	Comentário: Após inúmeras negociações, em julho de 2001, o protocolo foi assinado na Alemanha. O protocolo de Kyoto permite que países que tenham floresta não cumpram a meta de redução e, desse modo, possam comercializar suas metas com outros países. Isso significa que podem negociar suas cotas de poluição. Segundo o Protocolo, os países em desenvolvimento, como a Índia e o Brasil, não precisam ter metas específicas, pois não contribuíram com as mudanças climáticas e serão uns dos mais afetados.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Durante a ECO-92 foram aprovadas duas grandes convenções: a convenção do clima e a convenção da biodiversidade”.
A ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, apresentou a seguinte dificuldade para viabilizar seus acordos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Os países desenvolvidos sofreram pressões empresariais e não cumpriram os acordos combinados.
	Respostas:
	Os países desenvolvidos sofreram pressões da sociedade civil e não cumpriram os acordos combinados.
	
	 
Os países desenvolvidos sofreram pressões empresariais e não cumpriram os acordos combinados.
	
	Os países desenvolvidossofreram pressões dos governos estaduais e não cumpriram os acordos combinados.
	
	Os países desenvolvidos sofreram pressões das campanhas publicitárias e não cumpriram os acordos combinados.
	
	Os países desenvolvidos sofreram pressões da população como um todo e não cumpriram os acordos combinados.
	Feedback da resposta:
	
As grandes dificuldades encontradas para viabilizar os acordos da ECO-92 foram: as campanhas de educação ambiental não tiveram fomento financeiro suficientes; os países desenvolvidos sofreram pressões empresariais e não cumpriram os acordos; os programas de reciclagem precisaram de verba para pesquisa científica.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A terra apresenta recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira e, desse modo, é falácia dizer que o mundo não pode produzir alimentos suficientes para todos. Portanto, o problema é que há terras que não são cultivadas. 
Marque a alternativa correta que caracteriza o ser humano que não ingere uma quantidade mínima de calorias diárias, resultando na desnutrição e é, muitas vezes, 'ignorada' pela sociedade, que finge que essa fome não existe:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Fome oculta ou endêmica.
	Respostas:
	a. 
Fome aberta ou endêmica.
	
	b. 
Fome aberta ou epidêmica.
	
	c. 
Fome oculta ou endêmica.
	
	d. 
Fome oculta ou epidêmica.
	
	e. 
Fome aberta e oculta.
	Feedback da resposta:
	A fome oculta ou endêmica ocorre quando o ser humano que não ingere uma quantidade mínima de calorias diárias, resultando na desnutrição e é, muitas vezes, 'ignorada' pela sociedade, que finge que essa fome não existe.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“A terra apresenta recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira e, desse modo, é falácia dizer que o mundo não pode produzir alimentos suficientes para todos. Portanto, o problema é que há terras que não são cultivadas”.
A fome pode ser expressa a partir de duas características: aberta ou epidêmica e oculta ou endêmica. Assinale a alternativa que faz referência à fome aberta ou epidêmica:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A fome aberta ou epidêmica é quando acontecem guerras em determinadas regiões, desastres ecológicos, acarretando o desespero da fome em milhares de pessoas.
	Respostas:
	A fome aberta ou epidêmica é quando o acesso aos alimentos é planejar um futuro em que o planeta seja sustentável e quando as sociedades colocam fim ao espetáculo terrível em que multidões morrem de fome.
	
	A fome aberta ou epidêmica é quando as elites controlam os acessos aos alimentos e os que produzem os alimentos são os primeiros a sofrer sua falta, por exemplo, nos contextos rurais.
	
	A fome aberta ou epidêmica é quando o ser humano não ingere uma quantidade mínima de calorias diárias, o que resulta na desnutrição.
	
	 
A fome aberta ou epidêmica é quando acontecem guerras em determinadas regiões, desastres ecológicos, acarretando o desespero da fome em milhares de pessoas.
	
	A fome aberta ou epidêmica é quando muitos conflitos armados em países em desenvolvimento causam graves perdas no sistema produtivo.
	Feedback da resposta:
	Comentário: A fome aberta ou epidêmica é quando acontecem guerras em determinadas regiões, desastres ecológicos, acarretando o desespero da fome em milhares de pessoas. Vários organismos sociais e humanitários têm fornecido alimentos quando ocorre esse tipo de fome.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“A Agenda 21 é um documento em que os países presentes durante a ECO-92 se comprometeram a modificar os padrões do desenvolvimento no século XXI e, nessa perspectiva, assumiram compromissos”.
A Agenda 21 é uma proposta que representou uma ruptura com o modelo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Ocidental de progresso.
	Respostas:
	Oriental de progresso.
	
	Sustentável de progresso.
	
	Teocêntrico de progresso.
	
	Holístico de progresso.
	
	 
Ocidental de progresso.
	Feedback da resposta:
	A Agenda 21 é uma proposta de desenvolvimento sustentável realizada durante a ECO-92, buscou romper com o modelo ocidental vigente de progresso e, nesse sentido, propôs a criação de cidades sustentáveis, mudanças urgentes nos padrões de consumo; novos modelos de gestão e mobilização da sociedade para a adoção das medidas sustentáveis.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Uma das primeiras conferências sobre o Meio Ambiente foi realizada pela ONU em Estocolmo, na Suécia em 1972 e contou com 113 países e 250 ONGs, além de organismos ligados à ONU. Como a conferência teve início no dia 5 de junho, a ONU considerou esse dia o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Nos anos 70, o mundo vivia o auge da guerra fria e os países socialistas não compareceram ao evento, boicotando-o em total solidariedade a Alemanha Oriental que teve sua participação vetada pela ONU.
Assinale a alternativa correta que caracteriza essa primeira conferência sobre o Meio Ambiente realizada pela ONU:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Essa primeira conferência defendeu o crescimento econômico a qualquer custo.
	Respostas:
	a. 
Essa primeira conferência considerou que os recursos naturais seriam esgotáveis.
	
	b. 
Essa primeira conferência criticou o crescimento econômico a qualquer custo.
	
	c. 
Essa primeira conferência defendeu o crescimento econômico a qualquer custo.
	
	d. 
Essa primeira conferência apresentou uma visão holística.
	
	e. 
Essa primeira conferência apresentou uma visão centrada na visão do Relatório de Bruntland.
	Feedback da resposta:
	A primeira conferência sobre o Meio Ambiente realizada pela ONU defendeu o crescimento econômico a qualquer custo, não considerando naquele momento que os recursos naturais seriam esgotáveis e, muito menos, propunham-se repensar o consumo já marcante no ocidente.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“Algumas empresas, como a Nike, começaram a empreender propostas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. No caso específico da Nike, sua política passou a adotar vários empreendimentos que impedem o impacto socioambiental”.
Com base no texto acima, a Nike adotou a seguinte proposta de sustentabilidade:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a. A realização pontual de auditorias sociais independentes.
	Respostas:
	 
a. A realização pontual de auditorias sociais independentes.
	
	b. A isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial Rural.
	
	c. A criação apenas de materiais impressos para a divulgação de sua responsabilidade socioambiental.
	
	d. A prática do desflorestamento acelerado.
	
	e. A criação da rede africana de Cinturão Verde.
	Feedback da resposta:
	É uma das práticas do projeto sustentável da Nike a realização pontual de auditorias sociais independentes, complementares à precedente, como a feita em 2001 na fábrica de Kukdong, no México, pela ONG de defesa dos direitos humanos Global Exchange e pela associação de estudantes Worker Rights Consortium (WRC) ou as empreendidas pela ONG americana Veritas, especializada em auditorias sociais desde 1995, com apoio do sindicato americano Fair Labor Association (FLA).

Continue navegando