Buscar

TECIDO ADIPOSO Resumo

Prévia do material em texto

Tecido Adiposo
“É um tipo especial de conjuntivo frouxo, onde se observa predominância de células adiposas (adipócitos). O tecido adiposo é o maior deposito corporal de energia, sob a forma de triglicerídeos. As células hepáticas e o músculo esquelético também acumulam energia, mas sob a forma de glicogênio. Localizando-se embaixo da pede, modela a superfície, sendo em parte responsável pelas diferenças de contorno entre o corpo da mulher e do homem. Como as gorduras são mas condutora de calor, o tecido adiposo contribui para o isolamento térmico do organismo. Além disso, preenche espaços entre outros tecidos e auxilia a manter certos órgãos em suas posições normais.O tecido adiposo tem também atividade secretora, sintetizando diversos tipos de moléculas”
Funções: reserva energética
Isolante térmico
Proteção contra traumas
Modeladora
Preenchimento
Distribuição: sexo, idade, estado nutricional
♀:20 a 25%
♂: 15 a 20%
Metabolismo do tecido adiposo:
 Lipídeos: *triglicerídeos (alimentação, fígado, síntese nas células adiposas)
Tipos de tecido adiposo
Tecido adiposo unilocular, branco, comum: “Contem apenas uma gotícula de gordura que ocupada quase todo o citoplasma”
Coloração: “Branco ou Amarelo-escuro, dependendo da dieta”
Deposição: hormônios sexuais
 Hormônios córtex da adrenal
Inervação: SNA, parede dos vasos sanguíneos
Secreção: adiponectina 
 Leptina: quantidade de tecido adiposo
 Ingestão de alimentos
Adipócitos:
 - 1 gotícula de gordura
 - reserva de energia, proteção contra o frio
 - células maiores
 - mais tecido conjuntivo
“A vascularização do tecido adiposo é muito abundante, quando se considera a pequena quantidade de citoplasma funcionante. O tecido adiposo unilocular é também um órgão secretor. Sintetiza várias moléculas como leptina, que são transportados pelo sangue, e a lípase lipoproteica já mencionada, que fica ligada a superfície das células endoteliais dos capilares sanguíneos situados em volta dos adipócitos. A leptina é um hormônio protéico, e participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e da ingestão de alimentos.”
Tecido adiposo multilocular ou pardo
Coloração: “Parda, devido a vascularização abundante e as numerosas mitocôndrias presentes em suas células.” 
Localização: RN: em torno dos rins, aorta e mediastino 
Produção de calor
Glândula hibernante. 
Inervação: SNA, adipócitos 
“Este tecido é abundante nos animais que hibernam, onde foi chamado glândula hibernante. As células do tecido adiposo multilocular são menores do que as do tecido adiposo unilocular e têm forma poligonal. O citoplasma é carregado de gotículas lipídicas de vários tamanhos e contem numerosas mitocôndrias, cujas cristas são particularmente longas, podendo ocupar toda a espessura da mitocôndria. O tecido adiposo é especializado na produção de calor, tendo papel importante nos mamíferos que hibernam. Na espécie humana, a quantidade deste tecido só é significativa no recém-nascido, com junção de auxiliar na termorregulação. O calor produzido aquece o sangue contido na extensa rede capilar do tecido multilocular e é distribuído por todo o corpo, indo aquecer os diversos órgãos.”
Adipócitos: 
Muitas gotículas, células menores
Mitocôndrias
 Vascularizado
Produção de calor (termogenina)

Continue navegando