Buscar

Prova Direito Civil II Negócio Jurídico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Civil II
Professor: Azambuja
Acadêmica: Ana Carolina Vilela Castro 3º período 'C'
A CLASSIFICAÇÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO 
As vantagens que o negócio jurídico produz para as partes:
Gratuitos: Sãos os negócios jurídicos em que as partes obtêm beneficio ou enriquecimento patrimonial, mas sem qualquer contraprestação – doação pura.
Onerosos: Quando todas as partes buscam, reciprocamente, obter vantagens para si ou para outrem, mediante contraprestação (Ex. compra e venda, locação)
Bifrontes: Se, conforme a vontade das partes, puderem ser gratuitos ou onerosos, sem que a sua configuração jurídica fique alterada – o depósito, o mútuo e o mandado. 
Neutro: constituído de espécie desprovida de expressão econômica, não tem efeito patrimonial, como na gestação em útero alheio, que será, necessariamente, destituída de qualquer envolvimento patrimonial, consoante a advertência da Lei nº 9.434/97. 
O negócio jurídico pode ser Solene ou Não Solene, o negócio jurídico é solene se a manifestação de vontade precisa ser feita de uma forma especial e solene (forma prevista em lei). Os negócios jurídicos solenes, são aqueles que necessitam de publicidade, ou seja, é previsto em lei que aquele ato se torne público. Os negócios jurídicos cujas manifestações de vontade não precisam ser feitas de forma especial e solene são classificados como não solenes (não previstas em lei), isto é, são atos que não necessitam de publicidade, seria como dizer que um negócio jurídico poderia ser neutro assim não precisando ser exposto ao público por força da lei.
Quanto ao conteúdo do negócio jurídico, temos o Negócio Jurídico Patrimonial ( O objeto da relação jurídica pode ser avaliado economicamente-Direitos pessoais ou obrigacionais e direitos reais) e o Negócio Jurídico Extrapatrimonial (O objeto da relação jurídica não pode ser avaliado economicamente-Direitos de família e direitos da personalidade).
O negócio jurídico é unilateral quando se completa com apenas uma declaração de vontade, como por exemplo o testamento. O negócio bilateral, por sua vez, é aquele que precisa de duas declarações de vontades, como por exemplo a compra e venda. É plúrimo quando envolve duas partes, porém várias pessoas representantes de cada vontade. Plurilateral (dizendo respeito àquele negócio que envolve a composição de mais de duas vontades paralelamente manifestadas por diferentes partes, com um interesse convergente, tal como no contrato de sociedade).
O negócio jurídico causa mortis é aquele que se condiciona à morte de uma das partes, ou seja, cujos efeitos ficam suspensos até a morte do agente (por exemplo, testamento). O inter vivos, por sua vez, produz seus efeitos desde logo (por exemplo, aposentadoria). 
Os efeitos do negócio jurídico podem ser:
Constitutivo –Ex Nunc (Onde o negócio jurídico passa a ter efeitos a partir da conclusão. Ex: adoção, compra e venda.)
Declaratório –Ex Tunc (Os efeitos do negócio jurídico retroagem à data que se operou o fato a que se vincula a vontade. Ex: reconhecimento de filho. )
Quanto a extensão dos efeitos, os mesmos podem ser Constitutivos que são aqueles que geram efeito EX NUNC, ou seja, a partir da sua conclusão. Exemplo: compra e venda ou Declarativos que são aqueles que geram efeitos EX TUNC, ou seja, no momento em que constituiu-se o fato do negócio jurídico. Exemplo: Reconhecimento de paternidade (retroage à data que nasceu o filho, e não da data da sentença).
O negócio jurídico principal é aquele que existe por si mesmo e independentemente de qualquer outro. Já o negócio jurídico acessório é aquele que está subordinado a um outro negócio jurídico.
Quanto ao exercício dos direitos o negócio jurídico pode ser de Disposição onde existe o exercício amplo de direitos sobre o objeto (EX: Doação) ou pode ser de Simples Admiração onde o exercício de direitos é restrito sobre o objeto, sem que tenha alteração na sua substância (EX: Locação).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando