Buscar

LAUDO PERCÍCIAL CONTÁBIL - UNIDADE 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIDADE VII - LAUDO PERICIAL CONTÁBIL
PERÍCIA CONTÁBIL
Professor: José Raymundo Sobrinho
*
*
*
*
*
*
Podem ser considerados relatórios periciais contábeis tanto o laudo quanto o parecer.
*
*
*
*
O laudo pericial é peça técnica da lavra do perito nomeado. 
Pode ser elaborado em cumprimento à determinação judicial, arbitral, ou ainda por força de contratação. 
No primeiro caso, surge o laudo pericial contábil judicial. 
Nos demais, surge o laudo pericial contábil extra-judicial, um por solicitação do Tribunal Arbitral, outro em decorrência de contrato.
*
*
*
*
7.1 ASPECTOS GERAIS
	Terminadas as operações de averiguação e coleta das informações, dos documentos necessários, é chegado o momento de elaboração do laudo pericial contábil. 
*
*
*
*
 é a materialização do trabalho pericial desenvolvido pelo perito; e
 é a própria prova pericial.
*
*
*
*
7.1.1 "O laudo pericial contábil deve obedecer a certos requisitos “extrínsecos” uns, e intrínsecos outros.”
*
*
*
*
Como requisitos extrínsecos deve o laudo pericial contábil ser lavrado na forma escrita e assinado pelo perito, por ser peça formal que se junta aos autos.
 No Direito brasileiro, não se prevê outra forma que não a escrita. Será subscrito pelo perito, além de ser rubricado, evitando-se qualquer substituição de folhas.
*
*
*
*
O laudo pericial contábil deve possuir algumas determinadas qualidades intrínsecas, tais como: ser completo, claro, circunscrito ao objeto da perícia e fundamentado.
*
*
*
*
O conteúdo do laudo pericial contábil, independente da quantidade de capítulos em que for organizado, deve possibilitar a apreensão de duas grandes partes: 
uma expositiva e outra conclusiva, ou melhor, relatório e parecer.
*
*
*
*
No relatório o perito relata e informa tudo o que ocorreu no trabalho de campo, o objeto da perícia, o desenvolvimento do trabalho pericial, enquanto na segunda parte será a das conclusões a que chegou o perito, ou seja, seu parecer técnico.
*
*
*
*
O LAUDO PERCICIAL CONTÁBIL PODERÁ SER ORDENADO ASSIM:
1 Das considerações preliminares
 a. Aspectos gerais dos autos (23)
 b. Diligências; (24)
 c. Procedimentos técnicos adotados (26))
 d. Responsabilidade profissional (26)
*
*
*
*
2 Dos quesitos (27)
 a. Do magistrado;
 b. Do autor;
 c. Do réu
 
*
*
*
*
3 Das considerações finais (28) 
*
*
*
*
4. Do encerramento (33)
 
 Anexos
 Documentos
*
*
*
*
7.2.2 ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO
	Deve ser uma peça inteligível para seus leitores, com qualidades técnicas impecáveis, que permitam, por meio de sua leitura, entender os contornos do processo, os fatos controvertidos que ensejaram o próprio pedido ou determinação da prova técnica, bem assim a certificação positiva ou negativa desses mesmos fatos.
*
*
*
*
7.2.2.1 PRIMEIRO TÓPICO CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES:
1º subtópico: descreve sucintamente, o pedido formulado pelo proponente da ação constante da inicial.
Em seguida, oferece, de forma breve, os fatos relatados e sua contestação, aspectos fundamentais para a identificação da controvérsia levada a Juízo e, conseguentemente, traz à luz os contornos e limites do trabalho pericial
Aqui se vê a necessidade e a relevância da leitura atenta dos autos do processo.
*
*
*
*
2º subtópico: é o que relata as diligências realizadas pelo perito. É a ocasião de se informar os principais momentos de como foi desenvolvido o trabalho de campo, referenciando, inclusive, o termo de ciência às partes da data e local de início da prova e o termo de diligência, prova essencial de que o perito realizou a diligência e que requereu a exibição de determinados livros e documentos. É também pertinente inserir aqui eventuais ocorrências que, porventura, tenha, sucedido 
*
*
*
*
7.2.2.2 SEGUNDO TÓPICO: Principais procedimentos técnicos adotados pelo perito, bem como os exames efetuados, no sentido de solucionar, de maneira competente, as questões técnicas submetidas a sua apreciação 
*
*
*
*
7.2.2.3 Por último, é importante colocar alguns limites quanto à responsabilidade do perito no desenvolvimento de seu trabalho técnico, referenciando, no que se refere a esse aspecto, os dispositivos das Normas Técnicas de Perícia Contábil e Funcionais do Perito que abordam essas questões.
*
*
*
*
Posto isto, é o momento do perito entrar na questão técnica que pode ser desenvolvida por meio das respostas aos quesitos oferecidos, ou, na ausência destes, terá o profissional de organizá-la de forma criativa e tecnicamente competentes em função dos pontos controvertidos.
*
*
*
*
Por uma questão hierárquica, são oferecidas, preliminarmente, as respostas aos quesitos formulados pelo magistrado; em seguida, as respostas aos quesitos oferecidos pelas partes, pela ordem de juntada das mesmas aos autos do processo
*
*
*
*
A oferta das respostas aos quesitos formulados guardará a ordem de juntada aos autos do processo judicial ou arbitral, ou seja, responde-se aos quesitos juntados primeiramente e em seguida aos demais, e ainda dentro de cada série de quesitos, as respostas deverão respeitar a ordem cronológica de quem os formulou.
*
*
*
*
7.2.1.1 Descreve sucintamente, o pedido formulado pelo proponente da ação constante da Inicial.
Oferece de forma breve, os fatos relatados e sua contestação, aspectos fundamentais para identificação da controvérsia levada a Juízo ou Tribunal Arbitral e, consequentemente, traz à luz os contornos e limites do trabalho pericial
Aqui se vê a necessidade e a relevância da leitura atenta dos autos do processo.
*
*
*
*
7.2.1.2 Diligências realizadas
 Informa os principais momentos de como foi desenvolvido o trabalho de campo, referenciando, inclusive, o termo de ciência às partes da data e local de início da prova e o termo de diligência, prova essencial de que o perito realizou a diligência e que requereu a exibição de determinados livros e documentos. É pertinente inserir aqui eventuais ocorrências que, porventura, tenha sucedido.
*
*
*
*
7.2.1.3 Principais procedimentos técnicos adotados pelo perito, como exames efetuados, no sentido de solucionar, de maneira competente, as questões técnicas submetidas à sua apreciação. Limites quanto à responsabilidade: referenciar esse aspecto, os dispositivos das Normas Técnicas de Perícia Contábil e Funcional do Perito que abordam essas questões.
*
*
*
*
7.2.1.3 Principais procedimentos técnicos adotados pelo perito, como exames efetuados, no sentido de solucionar, de maneira competente, as questões técnicas submetidas à sua apreciação. 
Limites quanto à responsabilidade: referenciar esse aspecto, os dispositivos das Normas Técnicas de Perícia Contábil e Funcional do Perito que abordam essas questões.
*
*
*
*
7.2.1.4 Respostas aos quesitos
na vertente judicial, por uma questão hierárquica, são oferecidas, preliminarmente, as respostas aos quesitos formulados pelo magistrado; 
em seguida, as respostas aos quesitos oferecidos pelas partes, pela ordem de juntada das mesmas aos autos do processo. 
Na vertente extrajudicial, pela forma determinada pelo tribunal arbitral ou pela ordem formulada por quem contratou.
*
*
*
*
7.2.1.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
No parecer o perito expõe sinteticamente, os fatos observados, suas conclusões e, eventualmente, oferece comentários técnicos de questões surgidas no decorrer do trabalho pericial relacionadas com o objeto da perícia e dentro de seus limites que não tenham sido objeto de quesitos.
*
*
*
*
OBSERVAÇÕES
 Veja art. 145 do CPC: pode vir à luz questões sobe as quais as partes não tiveram interesse de perguntar, quem sabe, talvez, por lhes serem prejudiciais.
Art. 145 - Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico,
o juiz será assistido por perito, segundo o disposto no art. 421.
*
*
*
*
§ 1º - Os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente, respeitado o disposto no Capítulo Vl, seção Vll, deste Código.
§ 2º - Os peritos comprovarão sua especialidade na matéria sobre que deverão opinar, mediante certidão do órgão profissional em que estiverem inscritos.
§ 3º - Nas localidades onde não houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos parágrafos anteriores, a indicação dos peritos será de livre escolha do juiz.
*
*
*
*
Por outro lado, oferecer laudo contemplando de forma ampla questão técnica submetida a sua apreciação independentemente de haver quesitos ou não, é dever de ofício do perito, já que nomeado para assistir o magistrado em matéria técnica; não o fazendo, estará criando obstáculos e passando silente por cima de eventuais simulações processuais, não trazendo elementos para os autos que permitam ao magistrado cumprir o disposto no art. 129, CPC:
*
*
*
*
Art. 129 - Convencendo-se, pelas circunstâncias da causa, de que autor e réu se serviram do processo para praticar ato simulado ou conseguir fim proibido por lei, o juiz proferirá sentença que obste aos objetivos das partes.
*
*
*
*
7.2.16 ENCERRAMENTO
Capítulo no qual o perito dá por terminado o trabalho, inventariando o número de folhas em que o laudo pericial contábil está composto, a quantidade de anexos e documentos juntados, datando-o e assinando-o. As demais folhas, anexos e documentos são rubricados pelo perito. 
*
*
*
*
Dessa forma, fica garantida a proveniência do trabalho pericial e a inerente responsabilidade.
É importante salientar que o perito pode instruir o laudo pericial contábil com peças que entender relevantes ao bom fundamento de seu trabalho. Na função judicial, o CPC garante tal procedimento. (art. 429):
*
*
*
*
7.3 ESTÉTICA
A estética do laudo pericial contábil envolve dois aspectos a serem considerados:
1º Deve ter sempre presente que seu trabalho não será apreciado apenas pelo que nele consta, mas também pela forma gráfica que adotou; deve ser um trabalho bonito de ver, atrativo para seus leitores.
*
*
*
*
2º Refere-se a que o perito deve oferecer o laudo pericial contábil de forma a possibilitar uma leitura fácil e, nesse sentido, é necessário levar alguns aspectos gráficos em conta.
*
*
*
*
Afinal, o laudo pericial contábil é a materialização de todo esforço técnico desenvolvido pelo perito; portanto, o perito deve valorizá-lo, oferecendo-o de forma bem apresentada. 
Não basta apresentar conteúdo correto e fidedigno; é importante cuidar de sua apresentação para, inclusive, valorizar o próprio conteúdo. 
*
*
*
*
SUGERIMOS:
Formatação:
 Margem esquerda: 3 cm
 Margem superior: 2,5 cm
 Margem inferior: 2,5 cm
 Margem direita: 1,5 cm
 Digitar o texto em espaço de 1,5 cm.
 Fonte 12 para o texto;
 e Fonte 14 para os títulos de cada capítulo
*
*
*
*
b) Quando o laudo pericial contábil for construído por meio de perguntas e respostas, é pertinente transcrever o quesito e sua resposta em folha específica, apresentando, em destaque, nesta, a pergunta e por sua vez a resposta oferecida.
*
*
*
*
TIPOS DE LAUDOS
Diversas modalidades de perícia contábil demandam laudos diferenciados.
A prova pericial contábil mais usual é aquela requerida e deferida na fase de instrução do processo, nos termos do art. 420, CPC, que se materializa através do exame técnico de questões contábeis controvertidas tratadas por meio de perguntas formuladas pelo magistrado e pelas partes e atendidas mediante respostas oferecidas pelo perito, tudo materializado em laudo pericial contábil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais