Buscar

Sistemas Astronômicos Antigos e a Teoria Heliocêntrica de Copérnico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema de Ptolomeu
 	Os astrônomos gregos e helenísticos foram aperfeiçoando e elaborando modelos para dar conta dos fenômenos planetários.Esse trabalho foi obra de Ptolomeu .Alguns de seus livros são: Almagesto ,sintaxis mathematica e As hipóteses dos planetas.Ptolomeu adota o sistema geocêntrico.
 	Ptolomeu ,para o caso do movimento aparente do Sol descreve esse movimento como um círculo excêntrico.Para o caso da lua,ele supôs que a lua se deslocava sobre um epiciclo que se movia sobre um círculo com excêntrico ,sendo constante a velocidade angular do epiciclo em relação a Terra.Além disso o eixo do deferente tinha um movimento de rotação.No caso dos cinco planetas, Ptolomeu utilizou um deferente excêntrico ,inclinado em relação ao plano da eclíptica;nesses deferentes ,Ptolomeu adotou o ponto equante com o ponto em relação ao qual a velocidade angular dos epiciclos era constantes. O ponto principal do modelo de cada planeta propriamente dito era um deferente excêntrico e um epiciclo.
As esferas encaixadas
 	Ptolomeu imagina todo o universo formado por uma série de corpos esféricos encaixados uns nos outros sem deixar algum espaço vazio. A região externa do universo é uma casca esférica(orbe)onde estão as "Estrelas fixas", essa casca esférica é cercada por uma outra sem estrelas.Os pólos do orbe das "estrelas fixas "estão fixados em certos pontos do último orbe;seus eixos de rotação não coincidem .Dentro do orbe das estrelas ,há um outro orbe e seus pólos estão presos ao orbes das estrelas.Dentro desse orbe ,há um sistema complicado,determinado por duas superfícies esféricas que transportam Saturno(que o planeta mais externo).Ele contém um orbe excêntrico que gira em torno de seu centro com velocidade não uniforme. E encaixado no orbe há um outro pequeno orbe (epiciclo)que transporta o planeta . O sistema e todo preenchido por éter sem deixar espaços livres. Dentro do oco esférico central do sistema de Saturno,encaixa-se outro sistema que e semelhante ,que movimenta Júpiter e assim por diante.
Os sistemas heliocêntricos na antigüidade
 	A ideia de que a Terra se move surgiu com a escola Pitagórica.Filolao (século V a.C)defendia que a ideia de que o centro do universo era ocupado por um fogo central e em torno giravam a Terra, o Sol, e todos os planetas. A Terra tem sempre a mesma face virada para esse fogo.As estrelas são imóveis, porém parecem girar em torno de nós por causa do movimento da Terra. Já para Nicetas e Ecfanto a Terra girava somente em torno dela mesma.
 	No século III a.C surge então o modelo Heliocêntrico desenvolvido por Aristarco de Samos, porém sua obra se perdeu e um grande numero de testemunhos atribuiu-lhe a defesa de seu modelo, devido ao fato de que as medidas da Terra eram muito maiores do que a da Terra , levando-o a supor que a Terra que giraria em torno do Sol e não ao contrário.
A astronomia de Copérnico
	O grande trabalho de Copérnico foi essencialmente uma reinterpretação de dados, porém o que foi revolucionário foi propor uma teoria heliocêntrica, quantitativa não detalhada quanto a de Ptolomeu.
	Ao fazer uma análise do conteúdo de Commentariolus, é perceptível que Copérnico tenta mostrar que suas ideias são mais simples que as de Ptolomeu, ele tenta eliminar o equantes e as irregularidades das rotações,utilizando apenas movimentos circulares em torno dos centros. Tenta explicar os movimentos de forma adequada como um número de círculos menor do que utilizado por Ptolomeu.Na teoria da Lua, não há uma diferença essencial entre uma teoria heliocêntrica ou geocêntrica , pois em ambas a Lua gira em torno da Terra .Um fato curioso é que Copérnico realiza algumas alterações e realiza um "ataque técnico"a Ptolomeu.Copérnico utiliza um deferente concêntrico à Terra e o de Ptolomeu era excêntrico e dois pequenos epiciclos de raios 0,113 e 0,026 do raio do deferente . No modelo de Copérnico as variações da distância entre a Terra e a Lua são pequenas enquanto as de Ptolomeu a variações são significativas ,quase que cem por cento, dessa forma Copérnico afirma que Ptolomeu está errado pois o tamanho aparente da Lua não varia tanto assim durante o mês.
	Um ponto a favor de Copérnico é devido ao fato de utilizar os movimentos circulares uniformes, o cálculo se tornou mais fácil , além disso os epiciclos utilizados por Ptolomeu são maiores do que os de Copérnico , e movimentos circulares com pequenos epiciclos são mais simples.Um outro ponto a favor é que seu sistema permite comparar as diferenças planetárias entre si.As observações antigas não diziam sobre a distâncias dos planetas a Terra, elas davam conta apenas de deslocamentos angulares. Já a teoria de Copérnico por um lado, permitia comparar os tamanhos das orbitas planetárias.
Do Commentariolus ao De Revolutionibus
	 Houve algumas alterações técnicas gerais , por exemplo no Commentariolus , Copérnico utiliza para cada planeta um deferente concêntrico como o centro da órbita terrestre sobre o qual se move apenas um epiciclo , já no De Revolutionibus esse esquema é substituído por um círculo excêntrico em relação ao centro da órbita terrestre ,sobre o qual se move apenas um epiciclo.O eixo desse círculo excêntrico por sua vez gira lentamente com o passar do tempo .Além dessas alterações o De Revolutionibus tem um tratamento matemático detalhado que falta em Commentariolus o qual apresenta parâmetros do sistema copernicano ,sem mostrar como foram obtidos e nem mostrar como podem der utilizados.
 	Apesar da grande contribuição de Copérnico , ele não conseguiu resolver os problemas básicos do heliocentrismo : mostrar que a Terra se move, desenvolver uma dinâmica não aristotélica estabelecer uma teoria da gravidade e diversas outras perguntas. Copérnico tentou dar uma resposta a algumas dessas perguntas no De Revolutionibus , porém sem sucesso fazendo com que astrônomos considerassem a teoria de Copérnico fisicamente absurda embora matematicamente genial .Alguns astrônomos aceitaram a hipótese heliocêntrica ,outras rejeitaram totalmente .É possível perceber que faltava algo na teoria de Copérnico:a aparência da verdade. Galileu,Newton e outros fizeram o que Copérnico não conseguiu.
Cronologia de Nicolau Copérnico
1473-19 de fevereiro :Nasce Nicolaus Copernicus (Nikolaj Koppernigk),em Torun (Thorn) na Polônia, filho de Nicolau e de Bárbara.
1483-ou-1484 :Morre o pai de Copérnico e sua família começa a morar com Lucas Watzelro , tio materno de Nicolau, cônego de Wloclawek.
1491: Copérnico deixa Ermland e se matrícula na universidade de Cracóvia para estudar artes liberais, além de estudar matemática e astronomia.
Janeiro de 1497:Copérnico de matricula da Universidade de Bolonha para estudar Direito, e assiste também a cursos científicos.Desenvolve suas primeiras observações astronômicas conhecidas sob a orientação de Domenico Maria Novara .Sabe-se que , nesse período Copérnico comprou e leu um resumo do Almagesto de Ptolomeu . 
1503:Copérnico obtém o título de Doutor em Direito Canônico em Ferrara ,no dia 31 de maio , sem jamais haver estudado nessa universidade , ele resolveu obter o titulo lá em vez de Bolonha por razões práticas.
1510: Aproximadamente em 1510 ,Copérnico escreve o Commentariolus,sua primeira descrição heliocêntrica.
1514: Copérnico montou um precário observatório na torre noroeste dos muros de Frauenburg, com instrumentos simples e grosseiros. Suas observações em geral são menos precisas do que as de Ptolomeu.
1515:Copérnico realiza algumas de suas poucas observações astronômicas e inicia a redação de sua grande obra , De Revolutionibus.
1529:Copérnico realiza observações astronômicas em Vênus , que são as últimas observações registradas no De Revolutionibus.Em torno de 1530, a versão preliminar dessa obra deve ter sido completada.
1530:Aproximadamente nesse ano o cônego Tiedemann Giese ,companheiro de Copérnico ,escreve um pequeno tratado em defesa da doutrina heliocêntrica procurando mostrar sua compatibilidade com a fé .Esse tratado(Hyperaspistes) foi perdido.1537:Copérnico efetua observações da Lua e dos planetas .Alguns astrônomos de Cracóvia também colaboram com seu trabalho.
1539: Primeira reação dos Luteranos contra a doutrina heliocêntrica.
1541: Rético ( Georg Joachim von Lauchen )copia o manuscrito , fazendo algumas alterações e correções , que servirá para a primeira edição do De Revolutionibus, leva o manuscrito para ser publicado pelo editor Petreio ,especializado em obras matemática e astronômicas.
1543: Em março desse ano ,termina a impressão do De Revolutionibus. Um exemplar é dado a Copérnico ,que o recebe,segundo conta,poucas horas de morrer ,no dia 24 de maio.Nicolau Copérnico foi enterrado na Catedral de Frauenburg.

Outros materiais