Buscar

Fundamentos em Epidemiologia av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

���1a Questão (Ref.: 201301324094)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	 
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde.
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	 ��2a Questão (Ref.: 201301861681)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
	
	Louis Pasteur.
	
	William Farr.
	
	Michel Foulcault.
	
	Robert Koch.
	 
	John Snow.
	 ��3a Questão (Ref.: 201301997480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tem-se como um exemplo de Prevenção Secundária:
	
	A orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade
	
	A reabilitação paciente pós infarto do miocárdio
	
	A imunização
	 
	O rastreamento de câncer de colo de útero
	
	A reabilitação de paciente pós acidente vascular encefálico
	 ��4a Questão (Ref.: 201301324408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o desenvolvimento do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100 - World Health Organization Quality of Life) a Organização Mundial de Saúde criou um projeto colaborativo e multicêntrico que foi desenvolvido com a colaboração de 15 centros que trabalharam, simultaneamente, em diversas culturas. Sobre as principais características do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 avalia a qualidade de vida através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. II O WHOQOL-100 encontra-se disponível em vários idiomas. III O WHOQOL-100 resultou de um desenvolvimento transcultural. IV O WHOQOL-100 enfatiza a percepção do indivíduo sobre sua qualidade de vida. Assinale a alternativa correta:
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmativa I é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	 ��5a Questão (Ref.: 201301323516)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmação IV é falsa.
	 ��6a Questão (Ref.: 201301444984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
	
	Educação
	
	Saneamento básico
	
	Renda
	
	Moradia
	 
	Microbiologia
	 ��7a Questão (Ref.: 201301325816)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o cálculo da Taxa de mortalidade infantil, multiplica-se o valor encontrado por:
	
	100
	
	100.000
	 
	1.000
	
	não se multiplica
	
	10.000
	 ��8a Questão (Ref.: 201301325685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para calcular a taxa de mortalidade infantil neonatal, o denominador usado é:
	
	população geral da área estudada.
	 
	número de nascidos vivos no mesmo local e ano.
	
	população de mulheres que morreram.
	
	população de mulheres em idade fértil.
	
	total de óbitos maternos.
	 ��9a Questão (Ref.: 201301322998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado na investigação do processo saúde/doença em populações humanas. Estratégias de problematização em pesquisa epidemiológica propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. Sobre a problemática na pesquisa epidemiológica são feitas as seguintes afirmações: I A necessidade social de reconhecer, controlar e/ou remover fatores ambientais, culturais, biológicos, físico-químicos ou socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. II Os agravos à saúde que acometem apenas os grupos humanos vulneráveis são os principais agentes determinantes. III A necessidade social de reconhecer, controlar e remover apenas os fatores socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. IV A precariedade no saneamento básico é o principal agente determinante. Assinale a alternativa correta:
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 ��10a Questão (Ref.: 201301323442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo vulnerabilidade tem sido usado em vários estudos epidemiológicos, principalmente focalizado para a perspectiva de risco. MUNÕZ SÁNCHEZ & BERTOLOZZI (2007) demonstraram que o modelo de vulnerabilidade deve ser analisado de acordo com a relação entre a vulnerabilidade individual/social/programática em uma mesma população. Sobre o modelo de vulnerabilidade proposto por esses autores são feitas as seguintes afirmações: I A vulnerabilidade individual refere-se ao grau e à qualidade da informação que os indivíduos dispõem sobre os problemas de saúde, sua elaboração e aplicação na prática. II A vulnerabilidade social avalia a obtenção das informações, o acesso aos meios de comunicação, a disponibilidade de recursos cognitivos e materiais, o poder de participar de decisões políticas e em instituições. III A vulnerabilidade programática consiste na avaliação dos programas para responder ao controle de enfermidades, além do grau e qualidade de compromisso das instituições, dos recursos, da gerência e do monitoramento dos programas nos diferentes níveis de atenção. IV A determinação social da doença é destacada através do modelo de vulnerabilidade que interliga os aspectos individuais, sociais e programáticos. Assinale a alternativa correta:
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	 
	Todas as afirmativassão verdadeiras.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes