Buscar

AVA Resposta aula 05 Patologia (1)

Prévia do material em texto

O estudo dos mecanismos de íons e moléculas dentro do ambiente celular favorece o estudo de diferentes alvos moleculares que abrem perspectivas de pesquisa na cura de doenças e no tratamento farmacológico dessas doenças. Assim, assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. O estudo dos mecanismos de íons e moléculas dentro do ambiente celular não atinge os diferentes alvos moleculares.
	
	
	b. Os íons e moléculas em excesso estão envolvidos nos processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular. 
	
	
	c. Os íons que se movimentam para dentro do ambiente celular não trazem um equilíbrio na funcionalidade de diferentes órgãos e sistemas.
	
	
	d. O estudo de diferentes alvos moleculares não trazem perspectivas de pesquisa na cura de doenças e no tratamento farmacológico de doenças.
	
	
	e. Apresenta-se envolto pela carioteca.
	
Resposta correta: Os íons e moléculas em excesso estão envolvidos nos processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular.
Comentário sobre a resposta correta: Os íons e moléculas estão envolvidos nos diferentes sistemas biológicos e mecanismos de ação; no entanto, essas substâncias podem, em excesso, desencadear processos de necrose e apoptose, culminando em morte celular.
Question2
Um evento envolvido com a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++). Este evento está ligado às membranas de organelas citoplasmáticas. Com relação a este íon, analise as afirmações a seguir:
1. O cálcio (Ca++) desempenha papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela membrana plasmática e outras estruturas da célula.
2. O íon cálcio atua na ativação da fosforilação oxidativa, no auxílio à manutenção da integridade dos sarcômeros e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis.
3. O cálcio envolvido nos eventos da contração muscular é o fator regulatório desde o momento gerador do potencial de ação até o estágio que determina o fim do processo de acoplamento excitação-contração.
4. O nível de Ca++ liberado e a proporção reabsorvida pelo retículo sarcoplasmático não estão envolvidos com a conduta funcional do ciclo contrátil, nem com a funcionalidade muscular.
Estão corretas as alternativas:
Escolher uma resposta.
	
	a. Apenas a 4.
	
	
	b. Todas.
	
	
	c. 1, 2, 3. 
	
	
	d. 1, 2, 4.
	
	
	e. Apenas a 3.
	
Resposta correta: 1, 2, 3.
Comentário sobre a resposta correta: Um evento muito importante que retrata a morte celular é a difusão do íon cálcio (Ca++) relacionado às membranas de organelas citoplasmáticas e também o influxo de cálcio que vem do ambiente extracelular para o interior da célula. O cálcio desempenha um papel determinante em muitas atividades desenvolvidas pela membrana e em outras estruturas da célula: atua na ativação da fosforilação oxidativa, no auxílio à manutenção da integridade dos sarcômeros e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis. Sua ação nos eventos da contração muscular é o fator regulatório desde o momento gerador do potencial de ação até o estágio que determina o fim do processo de acoplamento excitação-contração.
Question3
A contração muscular sustentada manifesta-se em rigidez e espasmos musculares e resulta em aumento do metabolismo, conhecida também como acidose metabólica e respiratória, com aumento do consumo de O2 e da produção de CO2 e de calor, aumento da concentração de íons cálcio e fosfato e destruição total de ATP.
Os mecanismos compensatórios usados para contrariar a hipertermia, hipóxia, acidose e instabilidade hemodinâmica incluem:
Escolher uma resposta.
	
	a. Hiperventilação. 
	
	
	b. Rigidez muscular (que é o sinal mais específico de hipertermia maligna), temperatura corporal elevada, cianose, taquicardia, arritmias ventriculares e hipertensão arterial.
	
	
	c. Mecanismos de perda do excesso de calor (sudação e vasodilatação cutânea).
	
	
	d. Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	e. Aumento dos níveis de adrenalina, favorecendo a vasoconstrição e a manutenção do débito cardíaco.
	
Resposta correta: Hiperventilação.
Comentário sobre a resposta correta: Para compensar a hipertermia, hipóxia, acidose e instabilidade hemodinâmica, o organismo trabalha com mecanismos de perda do excesso de calor e hiperventilação, com o aumento dos níveis de adrenalina, favorecendo a vasoconstrição e a manutenção do débito cardíaco. Por fim, com a rigidez muscular, temperatura corporal elevada, cianose, taquicardia, arritmias ventriculares e hipertensão arterial.
Question4
No caso da hipoglicemia, a glicose é o principal substrato para a produção de energia na maioria dos tecidos. A esse respeito, julgue as afirmações como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
(  ) A falta de glicose nas células por deficiência nos níveis circulantes de glicose (hipoglicemia) resulta em produção deficiente de energia (ATP), que é mais significativa no cérebro.
(  ) A glicose é uma molécula insolúvel na membrana plasmática, porém, necessita de proteínas transportadoras na superfície de todas as células.
(  ) Se houver uma alteração na expressão de transportadores de glicose, de alguma forma as células ficarão privadas de receber energia para seu funcionamento.
(  ) A falta de energia para a demanda celular não causa interferência no transporte de glicose para as células.
Assim, correlacione a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. V, V, F, V.
	
	
	b. F, V, F, F.
	
	
	c. V, V, V, F. 
	
	
	d. Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	e. V, F, V, V.
	
Resposta correta: V, V, V, F.
Comentário sobre a resposta correta: A falta de glicose nas células por deficiência nos níveis circulantes de glicose causa a hipoglicemia, resultando em produção deficiente de energia (ATP), a qual surte efeitos nos diferentes sistemas do organismo, sendo mais significativa no cérebro. A glicose ainda é considerada uma molécula insolúvel na membrana plasmática. Assim, para que entre na célula, necessita de transportadores inseridos na membrana da célula para que a glicose alcance o meio intracelular. No entanto, se houver alguma alteração na expressão de transportadores de glicose, de alguma forma, as células ficarão privadas de receber energia para seu funcionamento e podem morrer. Em algumas patologias, a detecção de alterações nos transportadores de glicose tem sido importante para firmar diagnóstico, subsidiar medidas terapêuticas e, principalmente, para esclarecer mecanismos fisiopatológicos.
Question5
Assinale se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas a seguir:
Um mecanismo de trabalho na regulação interna para o correto funcionamento das células é o transporte e a disponibilidade de oxigênio para o ambiente celular. Assim:,/p>
(  ) A situação de hipóxia, em que há a falta de oxigênio para as células, é um mecanismo básico na diminuição da energia celular, podendo, por falta de oxigenação, causar morte celular nos diversos tecidos.
(  ) O bloqueio causado em veias e artérias por causa da falta de oxigênio dificulta a circulação sanguínea e prejudica a oxigenação de células e tecidos, podendo causar a falência do órgão.
(  ) A hipóxia não leva à necrose tecidual.
(  ) Isquemia ocorre quando a corrente sanguínea é interrompida, como na arteriosclerose obstrutiva, tromboses e tromboembolias.
Assim, correlacione a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
	
	a. V, V, F, F.
	
	
	b. Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	c. V, F, V, V.
	
	
	d. V, V, F, V. 
	
	
	e. F, V, F, F.
	
Resposta correta: V, V, F, V.
Comentário sobre a resposta correta: A situação de hipóxia, em que há falta de oxigênio para as células, é um mecanismo básico na diminuição da energia celular, podendo, por falta de oxigenação, causar morte celular nos diversos tecidos. O bloqueio causado em veias e artérias dificulta a circulação sanguínea e prejudica a oxigenação de células e tecidos, podendo causar a falência do órgão. Os fatores que provocam isquemia ocorrem quando a correntesanguínea é interrompida, como na arteriosclerose obstrutiva, nas tromboses ou, ainda, nas tromboembolias (causas mais comuns de hipóxia).
Question6
O envelhecimento é definido como a deterioração gradual de um organismo maduro, resultando em alterações irreversíveis à estrutura corporal, dependendo do tempo. A perda da funcionalidade de células e tecidos estaria ligada às alterações degenerativas envolvidas no processo de envelhecimento. Assim, assinale se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmações a seguir:
(  ) Os defeitos do tubo neural resultam no fechamento completo do tubo neural durante a quarta semana de desenvolvimento embrionário.
(  ) As condições clínicas mais comuns dos defeitos do tubo neural são espinha bífida e anencefalia, e as causas que contribuem para esses distúrbios são danos genéticos e teratogênicos.
(  ) As infecções maternas durante a gravidez também podem causar efeitos teratogênicos sobre o feto.
(  ) Um dos principais riscos associados ao aumento da incidência das DTNs é a deficiência materna de ácido fólico, que tem início antes mesmo de a mulher saber que está grávida.
(  ) Os distúrbios que ocorrem após a concepção, que, portanto, não são herdados, são distúrbios do desenvolvimento. Durante o período de organogênese, o sistema que está mais susceptível não será afetado.
Assim, podemos considerar:
Escolher uma resposta.
	
	a. F, V, V, V, F. 
	
	
	b. Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	c. V, V, V, F, F.
	
	
	d. F, V, V, V, V.
	
	
	e. V, F, V, V, F.
	
Resposta correta: F, V, V, V, F.
Comentário sobre a resposta correta: Com relação aos defeitos do tubo neural, as condições clínicas mais comuns são espinha bífida e anencefalia, por causa dos distúrbios genéticos e substâncias teratogênicos. Um dos principais riscos associados ao aumento da incidência das DTNs é a deficiência materna de ácido fólico, que tem início antes mesmo de a mulher saber que está grávida. A espinha bífida resulta em defeitos de fechamento da região da medula espinhal onde podem ficar expostas vértebras com ou sem exposição das meninges ou da medula espinhal e do fluido cérebro-espinal. A gravidade da espinha bífida ocorre por causa do envolvimento dos nervos espinais. As manifestações clínicas podem ser pequenas depressões na base da coluna até paralisia da metade inferior do corpo. As infecções maternas durante a gravidez também podem causar efeitos teratogênicos sobre o feto, malformações e até levar à morte.

Continue navegando