Buscar

Anatomia da cintura escapular e ombro

Prévia do material em texto

Anatomia da cintura escapular e ombro.
Características - Cintura escapular e ombro:
Ossos: Cintura escapular: Clavícula e escápula.
Ombro: Escápula, clavícula e úmero servem como fixações para maioria dos músculos da articulação do ombro. 
Músculos: Cintura escapular: Trapézio, elevador da escápula, rombóides, serrátil e peitoral menor. 
Ombro: Deltóide, supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor, redondo maior,peitoral maior, subescapular, grande dorsal, coracobraquial e latíssimo do dorso.
Ligamentos: Coracoclaviculares (trapezóide e conóide) – conecta a escápula com o processo coracóide, fornece a principal proteção à articulação. 
Acromioclavicular – serve para fortalecer, na frente, a articulação acromioclavicular.
Coracoacromial – serve para fortalecer a articulação Coracoacromial.
Esternoclavicular – único local de fixação direta do membro superior ao ombro.
Transverso. Capsular articular glenoumeral.
Glenoumerais – Dividi-se em superior, médio e inferior, também são encontrados na parte anterior da articulação e constituem parte da capsula articular. Difíceis de serem identificados individualmente. Segue da cavidade glenóide ao tubérculo menor do úmero.
Coracoumeral – segue do processo coracóide à face anterior do tubérculo maior do úmero, serve para fortalecer cápsula articular.
Articulações: Cintura escapular: Move-se sobre a caixa costal; O movimento ocorre na articulação esterno clavicular; Em menor quantidade na articulação acromioclavicular.Ombro: Classificada como uma diartrose enartrodial multiaxial.Movimentos:Cintura escapular: Adução e abdução; Depressão e elevação; Rotação para baixo e para cima.Ombro: Flexão, extensão, adução, abdução, rotação interna e externa, adução horizontal e abdução horizontal. 
Manguito rotador: Conjunto de músculos que fixam a cabeça do úmero na cavidade glenóide evitando que ela luxe. Compõe este conjunto o redondo menor, infraespinhal, subscapular e supraespinhal. Estabilizam a articulação do ombro, particularmente contra subluxação. Os músculos fortalecem a articulação por meio de fibras que formam parte da cápsula articular. Considera-se que a parte mais fraca da capsula é a sua face inferior, onde o reforço pelos músculos do manguito é mínimo.
Observações: A articulação do ombro é frequentemente lesada em virtude do seu desenho anatômico. Fatores que contribuem para a sua frequência de lesão: profundidade rasada fossa glenóide; frouxidão das estruturas ligamentares; falta de força e resistência dos músculos; e lesão frequente do manguito rotador.

Continue navegando