Buscar

Democracia: Origem, Conceito e Princípios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. Ela pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
Origem: A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga), o governo era exercido por todos os homens livres. Naquela época, os indivíduos eram eleitos ou eram feitos sorteios para os diferentes cargos. Na democracia ateniense, existiam assembleias populares, onde eram apresentadas propostas, sendo que os cidadãos livres podiam votar. Embora tenha sido o berço da democracia, mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada e diferente da que temos hoje.
Conceito Atual e objetivo: Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.  Na sociedade moderna, não existe um lugar ou uma instancia que represente completamente a sociedade. Nenhum sistema sobrepõe-se aos demais. A ideia de democracia, enquanto organização politica dos interesses expressa pela soberania popular, através da representação parlamentar, cumpriu sua função através da distinção da estratificação social e com a abolição do privilegio.
Nas condições da sociedade contemporânea, a democracia é possível não porque esteja próxima dos princípios iluministas (liberdade, igualdade e fraternidade), mas porque foram esgotadas as funções metafisicas (ramo da filosofia que se ocupa em estudar a essência do mundo) desses princípios surgem os pressupostos para uma prática democrática concreta. São dois pressupostos, resumidamente, a completa positivação do sistema jurídico e a universalização dos meios de comunicação que possibilita a opinião pública.
A democracia cria possibilidades decisórias, na nossa sociedade as possibilidades são maiores do que em qualquer outra. O parlamentarismo é o filtro da expressão pública e produz o acoplamento entre direito e politica, a sorte do parlamentarismo – escrevia Kelsen, em 1925 – está ligada à sorte da democracia.
No curso da sua evolução, a democracia, frequentemente, sucumbiu, porque o sistema politico foi subvertido pelas tensões e violências provenientes do ambiente, um exemplo disso foi a Ditadura Militar no governo de Joao Goulart em 1963, no Brasil. O poder não pode sustentar-se no recurso a força, porque, neste caso, deixa de ser poder. O recurso à força revela a fragilidade do poder, a fraqueza da sua constituição.
Frequentemente se diz, na literatura da Ciência Política, que a democracia é uma forma de governo frágil e ameaçada, mas na verdade a opinião pública que é uma estrutura frágil e em transformação, pois a sociedade é flexível. O potencial da democracia de um sistema político é dado pela sua capacidade de construir estruturas processualizando a causalidade. O risco para a democracia então, deriva da seletividade através da opinião pública. 
Na democracia moderna, o sistema dos direitos fundamentais tornou possível a universalização, mas possibilitou também o tratamento exclusivo das diferenças através da política, isso significa que a prática da inclusão produz exclusão e amplia as diferenças.
Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias que veremos, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. 
As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.
As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso.
Partidos: Para preservar e proteger os direitos e as liberdades individuais, um povo democrático deve trabalhar em conjunto para modelar o governo que escolher e a maneira principal de fazer isso é através dos partidos políticos. Os partidos políticos são organizações voluntárias que ligam as pessoas a seu governo, eles recrutam candidatos e fazem campanha para os elegerem a cargos públicos e mobilizam as pessoas para participarem na escolha dos governantes. Os partidos democráticos reconhecem que as opiniões políticas são flexíveis e variáveis e que o consenso pode, com frequência, surgir de um confronto de ideias e valores em um debate pacífico, livre e público. 
Povo: Ao contrário da ditadura, um governo democrático existe para servir o povo, mas os cidadãos nas democracias também devem concordar em seguir as regras e os deveres pelos quais se regem. As democracias garantem muitas liberdades aos seus cidadãos incluindo a liberdade de discordar e de criticar o governo. Os cidadãos democráticos reconhecem que não têm apenas direitos, têm também deveres. Reconhecem que a democracia requer investimento de tempo e muito trabalho — um governo do povo exige vigilância constante e apoio do povo.
Imprensa: Numa democracia, a imprensa não deve ser controlada pelo governo. Os governos democráticos não têm ministros da informação para decidir sobre o conteúdo dos jornais nem sobre as atividades dos jornalistas; não exigem que os jornalistas sejam investigados pelo Estado; nem obrigam os jornalistas a aderir a sindicatos controlados pelo governo. A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes e até contrárias.
Tipos de Democracias: Existem tipos de democracia, e cada país adota aquilo que mais o convém, numa democracia direta, o cidadão vota e expressa sua opinião sem intermediários. No entanto, trata-se de um modelo aplicável apenas a populações e territórios pequenos. Por este motivo a maioria dos governos democráticos utiliza uma forma de democracia indireta, a democracia representativa, em que as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos, mas por representantes eleitos por eles. Apenas os representantes têm direito a voto e depende das leis de cada país democrático se o voto dos cidadãos é obrigatório (como no Brasil) ou facultativo (como nos Estados Unidos).
A Democracia no Brasil: Em 1984, após 20 anos de Ditadura, iniciou-se a transição democrática no Governo brasileiro, onde o primeiro presidente civil, pelo processo de eleições indiretas, assumiu o cargo. No entanto, antes de alcançar a democracia, o Brasil passou por muitos momentos políticos.
Quando a Constituição de 1988 foi promulgada, o então presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, afirmou: “A Constituição quer mudar o homem em cidadão... Só é cidadão quem ganha justo e eficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa” (Weffort, 1992). 
O Brasil pode ser qualificado como um país democrático no que se refere às seguintes conquistas:
Liberdade de expressão e de associação;Direito de voto e de informação alternativa;
Direito dos líderes políticos de competirem por apoio;
Elegibilidade para cargos públicos;
Eleições livres.
No entanto, a respeito da igualdade social em nosso país, estamos distantes de atingi-la. Em 1995, o Brasil, teoricamente, caminharia para uma social democracia com a eleição de Fernando Henrique Cardoso. Porém o que presenciamos durante seus dois mandatos consecutivos foi uma continuação de políticas neoliberais do seu antecessor, Fernando Collor de Mello. O resultado de tal postura foi uma catástrofe generalizada, com a perda do poder aquisitivo salarial e o abandono das necessidades dos cidadãos brasileiros. Após oito anos de governo, constatou-se que o país continuava com a maioria de sua população semianalfabeta, subnutrida e miserável, além do crescimento da divida externa.
 O governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, e da Presidenta Dilma Roussef vem combatendo, conforme o seu plano de governo, a desigualdade social. O governo busca o crescimento econômico e a redistribuição de renda.
Atualmente, o Brasil pode ser considerado um país democrático devido às suas conquistas de liberdade de expressão. Apesar destas conquistas, o país ainda precisa alcançar a igualdade social.
Conclusão: Os métodos do exercício da democracia, o espírito de iniciativa, as atividades populares e desenvolvimento da comunidade devem adaptar-se as diferentes culturas, costumes, instituições, atitudes. Esses métodos falharão, a menos que, tais diferenças sejam levadas em conta. Diferentes culturas podem empregar métodos para aperfeiçoar o exercício da democracia, através de pessoas que se agrupam e põem em pratica o espírito de iniciativa o desenvolvimento da comunidade e da vida grupal. Tendo em vista a revitalização e a conservação da democracia, com muitas análises, que podem ser aplicadas tanto as sociedades urbanas como as rurais.
Jaguaribe, H. Brasil, sociedade democrática. Rio de Janeiro. José Olímpio, 1985.
www.embaixada-americana.org.br
Habermas, Jurgen, Direito e Democracia. Rio de Janeiro 2003. 2ed.
Giorgi, Raffaele, Direito, Democracia e Risco. Porto Alegre/1998.

Outros materiais

Outros materiais